• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Derivadas de Funções

Derivadas de Funções

Mensagempor METEOS » Qua Mai 07, 2014 17:20

Boa tarde,

Tenho uma dúvida no exercício 13, e gostava que alguém me explicasse como se faz:

http://postimg.org/image/b9hzq643z/

(O exercício encontrasse neste site)

Obrigado
Luís Soares
METEOS
Usuário Ativo
Usuário Ativo
 
Mensagens: 12
Registrado em: Seg Set 30, 2013 17:04
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE
Área/Curso: Ciencias
Andamento: cursando

Re: Derivadas de Funções

Mensagempor Russman » Qua Mai 07, 2014 19:54

Nesses exercícios de "...dada reta tangente determine a função tal que..." ou "...dada função calcule a reta tangente no pon..." é conveniente calcular uma fórmula simples que, dado ponto, você é capaz de calcular rapidamente a equação da reta tangente ao gráfico da função, ou vise-versa.

Seja a equação da reta y(x) = ax+b, a,b \in \mathbb{R}. Sabemos que, se essa reta é tangente ao gráfico de f(x) no ponto (x_0,f(x_0)), então

a = \frac{\mathrm{d} f(x)}{\mathrm{d} x} \left   \right |_{x=x_0} = f'(x_0).

Isto é, a constante a é a derivada da função calculada no ponto de tangência.

Daí, como em x=x_0 temos de ter y(x_0) = f(x_0), então

y(x_0) = ax_0 + b = f(x_0) \Rightarrow b = f(x_0) - x_0 f'(x_0)

e, portanto,

y(x) = f'(x_0) (x-x_0) + f(x_0)

é a reta tangente a f(x) no ponto x=x_0.

Já que no exercício diz que y=-3x-1 em x=-2 então, por comparação,

f'(-2)x +2f'(-2) + f(-2) = -3x -1

de onde f'(-2) = -3 e 2f'(-2) + f(-2) = -1 \Rightarrow -6 + f(-2) = -1 \Rightarrow  f(-2) = 5.

Agora, como você sabe que o gráfico é de uma parábola, tome f(x) = ax^2 + bx+c de onde f'(x) =2ax + b. OBS: este a e b não tem nada que ver com a dedução da equação da reta tangente que fizemos anteriormente.
Como e visível que o gráfico passa pelo ponto (0,0), então c=0.
Substituindo na relação encontrada, vem que

2.a.(-2) + b = -3 \Rightarrow -4a + b = -3
a(-2)^2 + b.(-2) + 0 = -5 \Rightarrow 4a-2b=5

Chegamos em um sistema 2x2 em a e b. Podemos resolve-lo de diversas formas. Eu acho mais rápido somar as duas equações, já que o coeficiente de a automaticamente se cancela. Fazendo isso,

-b = 2 \Rightarrow  b=-2

e, portanto,

a = \frac{-3 +2}{-4} = \frac{1}{4}.

Logo, a parábola é f(x) = \frac{1}{4} x^2 -2x
"Ad astra per aspera."
Russman
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 1183
Registrado em: Sex Abr 20, 2012 22:06
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Física
Andamento: formado


Voltar para Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 128 visitantes

 



Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?