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[Diferenciabilidade] Calculo e Gráfico

[Diferenciabilidade] Calculo e Gráfico

Mensagempor urso » Ter Abr 22, 2014 11:08

Buenas galera!

Estou com duvida nesta questão, não sei se para resolver ela, não sei se preciso pegar os pontos em x e y para ver se é continua e se preciso derivar para encontrar a diferenciabilidade.

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Tenho mais 2 questões nesse estilo, qualquer coisa posto aqui para tirar as duvidas depois que vocês me derem uma luz nessa! Vlw! :-D
urso
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Re: [Diferenciabilidade] Calculo e Gráfico

Mensagempor urso » Ter Abr 22, 2014 15:58

Bom galera, acho que consegui resolver!

Eu fiz os limites e descobri:

f(1) = -2.1+4 = 2
f(1) = -2.1+5 = 3

Como os limites não são iguais, o limite bilateral não existe consequentemente não é diferenciavel em x=1.

Tudo certo até aqui, mas se a questão tivesse limite bilateral, o que eu faço? Derivo? Para isso trouxe a tona mais 2 questões, preciso de ajuda nelas!

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Re: [Diferenciabilidade] Calculo e Gráfico

Mensagempor e8group » Qua Abr 23, 2014 11:18

Polinômios definidos em um intervalo aberto são sempre diferenciáveis .

Considere p_1(x) = x^2 + 1  ,   x > 1 e p_2(x) = 2x < 1 .

Como ambos polinômios estão definidos em intervalos abertos , logo eles são diferenciáveis .Assim , usando que diferenciabilidade implica continuidade já podemos afirmar que a função f é contínua em \mathbb{R} \setminus\{1\} .Agora vamos mostrar que f é diferenciável em x = 1 e com isso concluir que f é contínua .

Por definição , f'(x_0) =  \lim_{x \to x_0}  \frac{ f(x) - f(x_0)}{x-x_0} desde que o limite exista . E quando o limite existe ? Quando os limites laterais de f são números reais e são iguais .

Assim ,

(i) L_1 = \lim_{x \to 1^+}  \frac{ f(x) - f(1)}{x-1} .Como estamos trabalhando com x > 1 então f(x) = x^2 + 1 .Segue

L_1 =  \lim_{x \to 1^+}  \frac{x^2 +1 - 2}{x-1}  =  \lim_{x \to 1^+}  \frac{x^2 -1}{x-1}   =    \lim_{x \to 1^+}  \frac{(x-1)(x+1)}{x-1} =   \lim_{x \to 1^+} x+1  =  2 .

(ii) L_2 =   \lim_{x \to 1^-}  \frac{ f(x) - f(1)}{x-1} =   \lim_{x \to 1^-}  \frac{ 2x - 2}{x-1}  =  \lim_{x \to 1^-}  \frac{ 2(x - 1)}{x-1}  =  \lim_{x \to 1^-}  2 = 2

\therefore L_1 = L_2  \implies   f é diferenciável em x = 1 .Só por curiosidade f é diferenciável em toda reta .


OBS.: Só para efeito de organização (vide regras do fórum ) evite postar mais de uma dúvida em um único tópico , uma dúvida para cada tópico . Além disso , anexe imagens somente se for necessário . Neste caso pode usar o LaTeX para digitar suas expressões .
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Re: [Diferenciabilidade] Calculo e Gráfico

Mensagempor urso » Qua Abr 23, 2014 12:24

Bom dia Santhiago! Obrigado pela resposta :-D , foi de grande valia!


Grato,
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?