• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Extremos de funções e derivadas

Extremos de funções e derivadas

Mensagempor Victor Mello » Dom Nov 17, 2013 12:20

Galera, eu estava tentando esboçar o gráfico da função g(x)= x\sqrt[]{8-x^2}. E tuda estava dando certo.

Derivei essa função e achei os pontos críticos, que são x=2 ou x=-2 e também x=2\sqrt[]{2} ou x=-2\sqrt[]{2}

Feito isso, eu derivei novamente essa função (no caso a segunda derivada) para verificar se os pontos críticos são pontos de máximo ou ponto de mínimo. E pelo que calculei, o x=2 é o ponto de máximo (segunda derivada é negativa) e também côncavo para baixo, e x=-2 é o ponto de mínimo (segunda derivada é positiva) e também côncavo para cima. Mas para x=2\sqrt[]{2} e x=-2\sqrt[]{2} a segunda derivada não existe (joguei tudo pela calculadora pois é muito trabalho fazer tudo a mão), então não podemos afirmar nada se esses pontos são de máximo ou de mínimo. Mas eu sei que o x=0 é o ponto de inflexão, pois a segunda derivada é nula para esse ponto.

OBS: deu muito trabalho para derivar essa função, pois é uma função polinominal junto com a raíz. Isso vira um jogo de regra da cadeia.

Feito isso eu esbocei o gráfico e ficou assim:


Mínimo local em x=-2 máximo local em x=2

Porém, o gabarito deu também que tem máximos e mínimos absolutos que é x=2 e x=-2 respectivamente, e máximo local em x=-2\sqrt[]{2} e mínimo local em x=2\sqrt[]{2}, além de x=2 e x=-2 que achei. Eu não entendi o motivo da existência de extremos absolutos, transferi tudo para o software gráfico e esse gráfico ficou muito parecido com o meu, e o gabarito está dizendo que faltou alguma coisa. Alguém poderia me ajudar a verificar esse misterioso gráfico? Eu Agradeço se alguém puder :-D

Abraço.
Anexos
IMG_0224.JPG
Victor Mello
Usuário Ativo
Usuário Ativo
 
Mensagens: 23
Registrado em: Dom Nov 03, 2013 17:29
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia da computação.
Andamento: cursando

Re: Extremos de funções e derivadas

Mensagempor e8group » Dom Nov 17, 2013 15:39

A função g é contínua no intervalo fechado [-2\sqrt{2},2\sqrt{2}] = I (Este é o maior intervalo para o qual a função está definida) ,então pelo Teorema de Weierstrass está função possui um valor máximo absoluto e mínimo absoluto em I .

É bem provável que esta função assuma valor máximo/mínimo absoluto nos pontos do extremo do intervalo ou nos pontos críticos encontrados.

Basta comparar a imagens destes pontos (críticos e dos extremos do intervalo) por g ,verificando quais são maiores ,menores .

OBS .: Observe que a função não está definida para pontos fora do intervalo I , pois, pontos tomados em I^{C} são levados em imagem complexas por g e estamos trabalhando com funções cujo domínio e contra-domínio são subconjuntos de \mathbb{R} .

Portanto deve corrigir o esboço do gráfico .
e8group
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 1400
Registrado em: Sex Jun 01, 2012 12:10
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia Elétrica
Andamento: cursando

Re: Extremos de funções e derivadas

Mensagempor Victor Mello » Dom Nov 17, 2013 16:35

Ahhh é verdade! Nem tinha percebido que o domínio dessa função também varia de -2\sqrt[]{2} para 2\sqrt[]{2}. Então quer dizer que os pontos críticos -2\sqrt[]{2} e 2\sqrt[]{2} também são extremos dos intervalos? Agora clareou um pouco, pois já que o intervalo do domínio é dessa forma, então realmente os extremos absolutos são x=-2 e x=2. Agora quero entender: Já que o intervalo do domínio é assim, eu ainda não estou enxergando de onde veio os pontos de máximo e mínimo local em -2\sqrt[]{2} e 2\sqrt[]{2} respectivamente, é o que o gabarito mostrou. A imagem desses pontos é zero, e dos pontos críticos 2 e -2 são: 4 e -4 respectivamente. Mas valeu pelo detalhe.
Victor Mello
Usuário Ativo
Usuário Ativo
 
Mensagens: 23
Registrado em: Dom Nov 03, 2013 17:29
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia da computação.
Andamento: cursando

Re: Extremos de funções e derivadas

Mensagempor e8group » Dom Nov 17, 2013 18:54

Não é possível determinar intervalos abertos \subset I contendo um dos extremos do intervalo I ,então como tais pontos são considerados extremos locais ?

Observe que se - 2\sqrt{2} fosse ponto de máximo local de g então existiria uma vizinhança V \subset I de - 2\sqrt{2} (i.e, um intervalo aberto (a,b) \subset I contendo - 2\sqrt{2} ) tal que
f(x) \leq  f(-2\sqrt{2})  , \forall x \in V , mas acontece que não existe esta vizinhança V de - 2\sqrt{2} .Pelo mesmo argumento ,pode-se concluir que 2\sqrt{2} não é mínimo local .
e8group
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 1400
Registrado em: Sex Jun 01, 2012 12:10
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia Elétrica
Andamento: cursando

Re: Extremos de funções e derivadas

Mensagempor Victor Mello » Dom Nov 17, 2013 19:16

Pois é... Eu estava suspeitando isso. Puxa, os extremos do domínio é só para limitar uma função e ponto não tem como esses extremos serem extremos locais. Então para mim, o gabarito só pode estar errado. Na verdade então só tem x=2 e x=-2 como extremos locais, assim como absolutos, pois justamente o domínio varia de -2\sqrt[]{2} até 2\sqrt[]{2} num intervalo fechado.
Victor Mello
Usuário Ativo
Usuário Ativo
 
Mensagens: 23
Registrado em: Dom Nov 03, 2013 17:29
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia da computação.
Andamento: cursando


Voltar para Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 54 visitantes

 



Assunto: cálculo de limites
Autor: Hansegon - Seg Ago 25, 2008 11:29

Bom dia.

Preciso de ajuda na solução deste problema, pois só chego ao resultado de 0 sobre 0.
Obrigado

\lim_{x\rightarrow-1} x³ +1/x²-1[/tex]


Assunto: cálculo de limites
Autor: Molina - Seg Ago 25, 2008 13:25

\lim_{x\rightarrow-1} \frac{{x}^{3}+1}{{x}^{2}-1}

Realmente se você jogar o -1 na equação dá 0 sobre 0.
Indeterminações deste tipo você pode resolver por L'Hôpital
que utiliza derivada.
Outro modo é transformar o numerador e/ou denominador
para que não continue dando indeterminado.

Dica: dividir o numerador e o denominador por algum valor é uma forma que normalmente dá certo. :y:

Caso ainda não tenha dado uma :idea:, avisa que eu resolvo.

Bom estudo!


Assunto: cálculo de limites
Autor: Guill - Dom Abr 08, 2012 16:03

\lim_{x\rightarrow-1}\frac{x^3+1}{x^2-1}

\lim_{x\rightarrow-1}\frac{(x+1)(x^2-x+1)}{(x+1)(x-1)}

\lim_{x\rightarrow-1}\frac{(x^2-x+1)}{(x-1)}=\frac{-3}{2}