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Integral - Áreas

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Mensagempor Danilo » Sex Nov 15, 2013 19:03

Encontrar a área da região delimitada pelas curvas dadas.

São elas: x=y²-2, y =1, x={e}^{y}, y =-1.

Eu geralmente consigo calcular, mas neste caso o fato de x estar em função de y, y estar em função de x e de ter 4 gráficos confunde e MUITO a minha cabeça. Eu preciso muito entender isso... Grato!
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Re: Integral - Áreas

Mensagempor LuizAquino » Qua Nov 20, 2013 08:40

Danilo escreveu:Encontrar a área da região delimitada pelas curvas dadas.

São elas: x=y²-2, y =1, x={e}^{y}, y =-1.

Eu geralmente consigo calcular, mas neste caso o fato de x estar em função de y, y estar em função de x e de ter 4 gráficos confunde e MUITO a minha cabeça. Eu preciso muito entender isso... Grato!


Não tem mistério. Se você sabe fazer quando temos y = f(x), então é só usar as mesmas ideias para fazer x = f(y).

Vamos começar com a curva:

x = y^2 - 2

Por um momento, imagine que a curva fosse na verdade o contrário:

y = x^2 - 2

O que essa curva representa? Ora, provavelmente você já percebeu que é uma parábola! As características básicas dessa parábola estão abaixo.

(1) Ela corta o eixo x nos pontos:
\left(-\sqrt{2};\,0\right)\textrm{ e } \left(\sqrt{2};\,0\right)

(2) Ela corta o eixo y no ponto:
(0; -2)

Agora vamos voltar a curva original. O que ela representa? Ora, uma parábola também! Só que dessa vez suas caraterísticas básicas são as seguintes.

(1) Ela corta o eixo x no ponto:
(-2; 0)

(2) Ela corta o eixo y nos pontos:
\left(0;\,-\sqrt{2}\right)\textrm{ e } \left(0;\,\sqrt{2}\right)

Vamos agora comparar os gráficos dessas curvas.

figura1.png
figura1.png (12.06 KiB) Exibido 2877 vezes


Continuando a resolução do exercício, vamos analisar a curva
x = e^y

Novamente, por um momento, imagine que a curva fosse:
y = e^x

O que ela representa? Você já deve saber que ela representa o gráfico de uma função exponencial. Suas características básicas estão abaixo.

(1) Ela não corta o eixo x (mas fica cada vez mais próximo dele).
(2) Ela corta o eixo y no ponto (0; 1).

Voltando para a curva original, você deve concluir que suas características básicas serão as seguintes.

(1) Ela corta o eixo x no ponto (1; 0).
(2) Ela não corta o eixo y (mas fica cada vez mais próximo dele).

Vamos agora comparar os gráficos dessas curvas.

figura2.png
figura2.png (5.05 KiB) Exibido 2877 vezes


Falta agora analisar as curvas y = 1 e y = -1. No primeiro caso, temos uma curva formada por todos os pontos do plano que possuem a mesma coordenada y (sendo específico, igual a 1). O que ela representa? Ora, uma reta paralela ao eixo x e cortando o eixo y em (0, 1). Usando uma análise semelhante, você deve concluir que no segundo caso temos uma reta paralela ao eixo x e cortando o eixo y em (0, -1). Vejamos os gráficos dessas curvas.

figura3.png
figura3.png (1.7 KiB) Exibido 2877 vezes


Agora que já conhecemos os gráficos das curvas dadas no exercício, vamos representá-los juntos (e destacar a região delimitada por eles).

figura4.png
figura4.png (7.55 KiB) Exibido 2877 vezes


Enxergando x como função de y, note que a região delimitada terá área dada por:

A = \left|\int_{-1}^{1} y^2 - 2 \,dy\right| + \int_{-1}^{1} e^y \,dy

Agora basta resolver as integrais para concluir o exercício. Continue a partir daí.
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Re: Integral - Áreas

Mensagempor Man Utd » Qui Nov 21, 2013 17:20

se preferir por integral dupla ,fica:

\int_{-1}^{1} \int_{y^2-2}^{e^{y}} 1 dxdy


Pelo gráfico.notamos que e^{y} tem o maior valor da função em x do que a função y^2-2,então o limite de integração superior é e^{y} e o limite inferior é y^2-2 , e os limites de y serão -1 e 1 , conforme o gráfico.
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Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Qui Out 13, 2011 22:46

Divida o numero 35 em partes diretamente proporcionais a 4, 10 e 14. Em seguida divida o mesmo numero em partes proporcionais a 6, 15 e 21. explique por que os resultados sao iguais.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Sáb Out 15, 2011 10:25

POR GENTILEZA PODEM VERIFICAR SE O MEU RACIOCINIO ESTÁ CERTO?

P1 = K.4 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P1= 5
P2 = K.10 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P2= 12,50
P3 = K.13 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P3= 17,50

P1+P2+P3 = 35
K.4+K.10+K.13 = 35
28 K = 35
K= 1,25


P1 = K.6 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P1= 5
P2 = K.15 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P2 = 12,50
P3 = K.21 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P3 = 17,50
K.6+K.15+K.21 = 35
42K = 35
K= 0,833


4/6 =10/15 =14/21 RAZÃO = 2/3

SERÁ QUE ESTÁ CERTO?
ALGUEM PODE ME AJUDAR A EXPLICAR MELHOR?
OBRIGADA
SILVIA


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Dom Out 16, 2011 00:37

utilize a definição e não se baseie no exercícios resolvidos da redefor, assim você terá mais clareza, mas acredito que sua conclusão esteja correto, pois o motivo de darem o mesmo resultado é pq a razão é a mesma.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Marcos Roberto - Dom Out 16, 2011 18:24

Silvia:
Acho que o resultado é o mesmo pq as razões dos coeficientes e as razões entre os números são inversamente proporcionais.

Você conseguiu achar o dia em que caiu 15 de novembro de 1889?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: deiasp - Dom Out 16, 2011 23:45

Ola pessoal
Tb. estou no redefor
O dia da semana em 15 de novembro de 1889, acredito que foi em uma sexta feira


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 06:23

Bom dia,
Realmente foi uma sexta feira, como fazer os calculos para chegar ?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 07:18

Para encontrar o dia que caiu 15 de novembro de 1889 você deve em primeiro lugar encontrar a quantidade de anos bissextos que houve entre 1889 à 2011, após isso dá uma verificada no ano 1900, ele não é bissexto, pois a regra diz que ano que é múltiplo de 100 e não é múltiplo de 400 não é bissexto.
Depois calcule quantos dias dão de 1889 até 2011, basta pegar a quantidade de anos e multiplicar por 365 + 1 dia a cada ano bissexto (esse resultado você calculou quando encontrou a quantidade de anos bissextos)
Pegue o resultado e divida por 7 e vai obter o resto.
obtendo o resto e partindo da data que pegou como referência conte a quantidade do resto para trás da semana.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 07:40

Bom dia,
Será que é assim:
2011 a 1889 são 121 anos sendo , 30 anos bissextos e 91 anos normais então temos:
30x366 = 10.980 dias
91x365 = 33.215 dias
incluindo 15/11/1889 - 31/12/1889 47 dias
33215+10980+47 = 44242 dias

44242:7 = 6320 + resto 2

è assim, nâo sei mais sair disso.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 10:24

que tal descontar 1 dia do seu resultado, pois 1900 não é bissexto, ai seria 44241 e quando fizer a divisão o resto será 1
como etá pegando base 1/01/2011, se reparar bem 01/01/2011 sempre cai no mesmo dia que 15/01/2011, sendo assim se 01/01/2011 caiu em um sábado volte 1 dia para trás, ou seja, você está no sábado e voltando 1 dia voltará para sexta.então 15/11/1889 cairá em uma sexta


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Kiwamen2903 - Seg Out 17, 2011 19:43

Boa noite, sou novo por aqui, espero poder aprender e ajudar quando possível! A minha resposta ficou assim:


De 1889 até 2001 temos 29 anos bissextos a começar por 1892 (primeiro múltiplo de 4 após 1889) e terminar por 2008 (último múltiplo de 4 antes de 2011). Vale lembrar que o ano 1900 não é bissexto, uma vez que é múltiplo de 100 mas não é múltiplo de 400.

De um ano normal para outro, se considerarmos a mesma data, eles caem em dias consecutivos da semana. Por exemplo 01/01/2011 – sábado, e 01/01/2010 – sexta.

De um ano bissexto para outro, se considerarmos a mesma data, um cai dois dias da semana depois do outro. Por exemplo 01/01/2008 (ano bissexto) – Terça – feira, e 01/01/09 – Quinta-feira.

Sendo assim, se contarmos um dia da semana de diferença para cada um dos 01/01 dos 122 anos que separam 1889 e 2011 mais os 29 dias a mais referentes aos anos bissextos entre 1889 e 2011, concluímos que são 151 dias da semana de diferença, o que na realidade nos trás: 151:7= 21x7+4, isto é, são 4 dias da semana de diferença. Logo, como 15/11/2011 cairá em uma terça-feira, 15/11/1889 caiu em uma sexta-feira.