por LeonardoIB » Sex Nov 15, 2013 18:54
Olá, preciso de ajuda fara fazer os esboços dos gráficosde algumas funções, o enunciado do problema é o seguinte: "Diga o intervalo onde as func~oes abaixo s~ao crescentes, decrescentes, ponto de maximos e mnimos, onde possuem CVC , CVB (concavidade voltada para cima ou para baixo), ponto de inflexão, assintotas horizontais e verticais e com as informacões obtidas, faça um esboçco do gráfico de f. As funções são as seguintes:
y= e^(-1/x)
y= e^(-1/x²)
y= e^(-x²)
-----------------------------------
y= e^(-1/x) - Consegui fazer os limites tendendo à infinito positivo e negativo e os limites laterais tendendo à zero para descobrir assíntotas. Há uma assíntota horizontal em y=1 e uma vertical em x=0 (Quando x tende à zero pela direita, y tende à zero, e quando x tende à zero pela esquerda, y tende ao infinito).
Após isso fiz a derivada primeira, para tentar encontrar pontos críticos, mas cheguei ao resultado: f'(x)= (e^(-1/x))*(1/x²). Após isso tentei igualar 1/x² à zero, mas não consegui resolver, de modo que presumi que não há pontos críticos.
Depois fiz a derivada segunda para encontrar possíveis pontos de inflexão, cheguei ao resultado: f''(x)= (e^(-1/x) * (1/x²) * (1/x²))+((e^(-1/x) * (-x²/x^4). Simplificando, encontrei: f''(x)= (e^(-1/x) * (1/x^4))+ (e^(-1/x) * (-x²)).
De modo que para essa expressão ter como resultado: zero, a única possibilidade seria se (1/x^4))+ (-x²)= 0, certo (afinal de contas o 'e' sempre terá valor positivo)?
Enfim, meu maior problema está em resolver essas igualdades para encontrar os pontos críticos e de inflexão. Eu havia feito um esboço prévio do gráfico me baseando apenas nos limites (e ficou praticamente igual), mas vou ter de refazer por isso, uma das poucas informações que eu sei que deveria ter a mais no meu esboço anterior é um ponto de inflexão em x=1/2 se me lembro bem.
As outras funções são bem semelhantes à essa, então creio que depois de analizar a técnica para encontrar os pontos necessários nessa, eu consigo fazer o mesmo nas outras sem ajuda. Grato desde já.
-
LeonardoIB
- Novo Usuário

-
- Mensagens: 1
- Registrado em: Sex Nov 15, 2013 18:06
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE
- Área/Curso: Eng. de Controle e Automação
- Andamento: cursando
Voltar para Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- [AJUDA] construção de gráfico
por haamiah » Sex Out 30, 2009 18:21
- 1 Respostas
- 3040 Exibições
- Última mensagem por Molina

Sex Out 30, 2009 19:00
Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
-
- [Derivadas] Ajuda para esboço de gráfico
por thiagorodri » Qua Ago 31, 2011 22:24
- 1 Respostas
- 1605 Exibições
- Última mensagem por LuizAquino

Qua Ago 31, 2011 23:09
Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
-
- [Analise de dados] Construção de grafico
por aftermath » Sex Mai 31, 2013 18:22
- 0 Respostas
- 1025 Exibições
- Última mensagem por aftermath

Sex Mai 31, 2013 18:22
Estatística
-
- Esboço do gráfico
por Dan » Sex Out 02, 2009 09:07
- 1 Respostas
- 3490 Exibições
- Última mensagem por admin

Sex Out 02, 2009 09:26
Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
-
- Esboço do gráfico de derivada
por luiz3107 » Qua Ago 18, 2010 16:28
- 0 Respostas
- 1967 Exibições
- Última mensagem por luiz3107

Qua Ago 18, 2010 16:28
Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes
Assunto:
[Função] do primeiro grau e quadratica
Autor:
Thassya - Sáb Out 01, 2011 16:20
1) Para que os pontos (1,3) e (-3,1) pertençam ao grafico da função f(X)=ax + b ,o valor de b-a deve ser ?
2)Qual o maior valor assumido pela função f : [-7 ,10] em R definida por f(x) = x ao quadrado - 5x + 9?
3) A função f, do primeiro grau, é definida pos f(x)= 3x + k para que o gráfico de f corte o eixo das ordenadas no ponto de ordenada 5 é?
Assunto:
[Função] do primeiro grau e quadratica
Autor:
Neperiano - Sáb Out 01, 2011 19:46
Ola
Qual as suas dúvidas?
O que você não está conseguindo fazer?
Nos mostre para podermos ajudar
Atenciosamente
Assunto:
[Função] do primeiro grau e quadratica
Autor:
joaofonseca - Sáb Out 01, 2011 20:15
1)Dados dois pontos A=(1,3) e B=(-3,1) de uma reta, é possivel definir a sua equação.
Em

substitui-se
m, substitui-se
y e
x por um dos pares ordenados, e resolve-se em ordem a
b.
2)Na equação

não existem zeros.Senão vejamos
Completando o quadrado,
As coordenadas do vertice da parabola são
O eixo de simetria é a reta

.Como se pode observar o vertice está acima do eixo Ox, estando parabola virada para cima, o vertice é um mínimo absoluto.Então basta calcular a função para os valores dos extremos do intervalo.
f(-7)=93
f(10)=59
Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.