por Pessoa Estranha » Sex Nov 15, 2013 10:26
Olá, gostaria de ajuda na seguinte questão:
DETERMINE UMA FUNÇÃO

, DEFINIDA NUM INTERVALO ABERTO

, COM

, tal que

E, PARA TODO

em

,

.
Resolvi da seguinte maneira:
Primeiro, precisamos observar que

. Por outro lado, temos que

. Notemos que

é uma possibilidade para satisfazer a proposta, contudo não satisfaz a condição de

. Assim, façamos:

. Daí, temos:

.
Tem algo errado? O resultado não é este. Tentei fazer algumas manipulações algébricas, para tentar obter o mesmo resultado, mas não consegui nada.
A resposta certa é:
![y = \frac{1}{\sqrt[]{e}} {e}^{\frac{{x}^{2}}{2}} y = \frac{1}{\sqrt[]{e}} {e}^{\frac{{x}^{2}}{2}}](/latexrender/pictures/73aa0904f736844495365358b40127d4.png)
.
Obrigada.
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por e8group » Sex Nov 15, 2013 11:00
Muito bom exercício . Tenho uma ideia que talvez possa ajudar . Ora , se

é uma função que satisfaz a propriedade dada , então

. Assumindo

para quaisquer que seja

no intervalo aberto

,teremos que

.Agora tente integrar ambos membros com relação a variável

.
Observe que
![[ln(f(x)) ]' = ln'(f(x)) \cdot f'(x) = f'(x)/f(x) [ln(f(x)) ]' = ln'(f(x)) \cdot f'(x) = f'(x)/f(x)](/latexrender/pictures/47a05ec721da8937bc59de6527408da9.png)
(Regra da cadeia) , caso tenha dificuldade ver este resultado , faça uma substituição simples

que resolve o problema .
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por Pessoa Estranha » Sex Nov 15, 2013 13:50
O que eu escrevi está errado ?
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por e8group » Sex Nov 15, 2013 15:22
Pessoa Estranha escreveu:Olá, gostaria de ajuda na seguinte questão:
DETERMINE UMA FUNÇÃO

, DEFINIDA NUM INTERVALO ABERTO

, COM

, tal que

E, PARA TODO

em

,

.
Resolvi da seguinte maneira:
Primeiro, precisamos observar que

. Por outro lado, temos que

. Notemos que

é uma possibilidade para satisfazer a proposta, contudo não satisfaz a condição de

. Assim, façamos:

. Daí, temos:

.
Tem algo errado? O resultado não é este. Tentei fazer algumas manipulações algébricas, para tentar obter o mesmo resultado, mas não consegui nada.
A resposta certa é:
![y = \frac{1}{\sqrt[]{e}} {e}^{\frac{{x}^{2}}{2}} y = \frac{1}{\sqrt[]{e}} {e}^{\frac{{x}^{2}}{2}}](/latexrender/pictures/73aa0904f736844495365358b40127d4.png)
.
Obrigada.
Pessoa Estranha escreveu:O que eu escrevi está errado ?
Apesar da igualdade

ser verdadeira quando

conforme você notou , se tomarmos

(p/ alguma constante c real ) . Temos que

e
portanto , em geral ,

,a igualdade ocorre somente quando

já que estamos impondo que igualdade seja verdadeira para pontos arbitrários tomados no intervalo aberto

.
Observe que

não satisfaz

para todo x em I , apesar da mesma função satisfazer

.
Espero que ajude .
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por e8group » Sex Nov 15, 2013 15:43
Aliás , em geral a igualdade

não é verdadeira quando

, pois ,

. Entretanto,

satisfaz

.
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Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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