• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Aplicaçãoes da integral- Area e volume

Aplicaçãoes da integral- Area e volume

Mensagempor Erick » Dom Jun 09, 2013 15:15

Ola, estou com algumas duvidas nesta parte de integrais. Utilizo o livro do Stewart e em alguns exercicios de area e volume aparece o seguinte: "Esboce a regiao delimitada pelas curvas dadas. Decida qnd integrar em relação a x ou a y ":
x=2y^2 , x=4+y^2, como vou saber se devo integrar em relaçao ao x ou ao y? Posso sempre deixar o x em função do y?
Estou com a mesma duvida para a parte de volumes (devo descobrir o volume obtido pela rotação da regiao limitada pelas curvas), pois ate agr tds os exercicios eu deixei em funçao do y e deram certo, mas n sei se estou fazendo da forma correta.
Outra duvida é a de que, quando for rotacionar no eixo x, devo SEMPRE usar a formula \pi\int_{a}^{b}{f}^{2}(x) dx e no eixo y, a 2pi? Pois no livro havia entendido que devia observar primeiro se no volume deveria dar pra "fazer" circulos ou arruelas e ai decidir a formula, mas eu estava fazendo dessa forma acima e sempre deu certo.

Grato desde ja
Erick
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 5
Registrado em: Dom Mar 17, 2013 13:04
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia Civil
Andamento: cursando

Re: Aplicaçãoes da integral- Area e volume

Mensagempor KathleenH » Qui Jun 27, 2013 16:35

Olá pessoal, tenho uma dúvida sobre área da superfície de revolução. O exercício é: Achar a área da superfície de revolução que gira em torno do eixo X, da curva y= 3i raiz de x de (1,3) a (4,6).

Nao sei como começar a resolver o exercício. A formula que eu tenho aqui é a seguinte: A(s)= 2 "pi" integral de a até b f(x) (1+ f´(x))² dx.

Me desculpem, é que ainda nao aprendi mecher no fórum. Se puderem me ajudar, minha prova é dia 01 de Julho, na segunda feira. Obrigada
KathleenH
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 2
Registrado em: Qui Jun 27, 2013 15:25
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Cursando Engenharia Civil
Andamento: cursando


Voltar para Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes

 



Assunto: [Função] do primeiro grau e quadratica
Autor: Thassya - Sáb Out 01, 2011 16:20

1) Para que os pontos (1,3) e (-3,1) pertençam ao grafico da função f(X)=ax + b ,o valor de b-a deve ser ?

2)Qual o maior valor assumido pela função f : [-7 ,10] em R definida por f(x) = x ao quadrado - 5x + 9?

3) A função f, do primeiro grau, é definida pos f(x)= 3x + k para que o gráfico de f corte o eixo das ordenadas no ponto de ordenada 5 é?


Assunto: [Função] do primeiro grau e quadratica
Autor: Neperiano - Sáb Out 01, 2011 19:46

Ola

Qual as suas dúvidas?

O que você não está conseguindo fazer?

Nos mostre para podermos ajudar

Atenciosamente


Assunto: [Função] do primeiro grau e quadratica
Autor: joaofonseca - Sáb Out 01, 2011 20:15

1)Dados dois pontos A=(1,3) e B=(-3,1) de uma reta, é possivel definir a sua equação.

y_{b}-y_{a}=m(x_{b}-x_{a})

1-3=m(-3-1) \Leftrightarrow -2=-4m \Leftrightarrow m=\frac{2}{4} \Leftrightarrow m=\frac{1}{2}

Em y=mx+b substitui-se m, substitui-se y e x por um dos pares ordenados, e resolve-se em ordem a b.

3=\frac{1}{2} \cdot 1+b\Leftrightarrow 3-\frac{1}{2}=b \Leftrightarrow b=\frac{5}{2}



2)Na equação y=x^2-5x+9 não existem zeros.Senão vejamos

Completando o quadrado,

(x^2-5x+\frac{25}{4})+9-\frac{25}{4} =0\Leftrightarrow (x-\frac{5}{2})^2+\frac{11}{4}=0

As coordenadas do vertice da parabola são (\frac{5}{2},\frac{11}{4})

O eixo de simetria é a reta x=\frac{5}{2}.Como se pode observar o vertice está acima do eixo Ox, estando parabola virada para cima, o vertice é um mínimo absoluto.Então basta calcular a função para os valores dos extremos do intervalo.

f(-7)=93
f(10)=59