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Questões de Derivada

Questões de Derivada

Mensagempor GabrielM93 » Dom Jun 14, 2015 02:24

1. A parábola y=x²+C deve ser tangente à reta y=x. Calcule C. (Obs.: tentei igualar a derivada do primeiro y igual a x, porém eu encontrarei a derivada de C', e não C)

2. Mostre que a reta normal, em qualquer ponto do círculo x²+y²=a² passa pela origem.

Obrigado.
GabrielM93
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Re: Questões de Derivada

Mensagempor nakagumahissao » Sáb Jul 18, 2015 12:39

1. A parábola y=x²+C deve ser tangente à reta y=x. Calcule C.

Sabendo-se que a derivada da equação da parábola nos dará a inclinação da reta passando em qualquer ponto da parábola e sabendo-se também que esta inclinação deverá ser o mesmo que o da reta dada num determinado ponto, tem-se que:

y = x^2 + C \Rightarrow \frac{dy}{dx} = 2x

y = x \Rightarrow \frac{dy}{dx} = 1

Logo,

2x = 1 \Rightarrow x = \frac{1}{2}

A reta tocará na parábola quando x for 1/2 e y for 1/2, ou seja, no ponto (1/2, 1/2). Usando estes valores na equação da parábola teremos:

y = x^2 + C \Rightarrow \frac{1}{2} = \left(\frac{1}{2} \right) ^2 + C

\frac{1}{2} - \frac{1}{4} = C \Rightarrow  C = \frac{2-1}{4} \Rightarrow C = \frac{1}{4}

Assim a equação da parábola ficará:

y = x^2 + \frac{1}{4}


2. Mostre que a reta normal, em qualquer ponto do círculo x²+y²=a² passa pela origem.

Usando o cálculo 2, mais precisamente o conceito de Gradiente, tem-se que:

z = x^2 + y^2 - a^2

\nabla z = \frac{\partial z}{\partial x}i + \frac{\partial z}{\partial y}i

\nabla z = 2xi + 2yj

Que por sua vez são as próprias retas x e y que sempre passam por (0,0) como queríamos demonstrar.
Eu faço a diferença. E você?

Do Poema: Quanto os professores "fazem"?
De Taylor Mali
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?