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Pedido de explicação mais filosófica do que calculista.

Pedido de explicação mais filosófica do que calculista.

Mensagempor Douglas16 » Seg Abr 15, 2013 11:28

Assumindo que f(x) é diferenciável em x=a, expresse o valor deste limite em função de f'\left(a \right):

\lim_{h\rightarrow0} \frac{f\left(a+h \right)-f\left(a-h \right)}{2h}

Fazendo a substituição x=a-h, então a+h=x+2h :

Portanto, \lim_{h\rightarrow0} \frac{f\left(x+2h \right)-f\left(x \right)}{2h}= f'\left(a \right)

Aqui considero que o limite dado pela questão pode ser escrito em função de f'\left(a \right), pois se considerar primeiramente os seguintes limites isoladamente:

\lim_{h\rightarrow0} f\left(x \right)= f\left(a \right)

\lim_{h\rightarrow0} f\left(a+h \right)= f\left(a \right)

\lim_{h\rightarrow0} 2h= \lim_{h\rightarrow0} h = 0

Assim o limite dado pela questão: \lim_{h\rightarrow0} \frac{f\left(a+h \right)-f\left(a-h \right)}{2h}, pode ser reescrito como \lim_{h\rightarrow0} \frac{f\left(a+h \right)- f\left(a \right)}{h}=f'\left(a \right), pois cada limite de cada termo do limite da questão considerado isoladamente resulta no mesmo valor do limite que depois considerados juntamente resulta em \lim_{h\rightarrow0} \frac{f\left(a+h \right)- f\left(a \right)}{h}=f'\left(a \right)

Alguém tem outra explicação?
Douglas16
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Re: Pedido de explicação mais filosófica do que calculista.

Mensagempor e8group » Seg Abr 15, 2013 18:07

Podemos proceder da seguinte forma :

\lim_{h\to 0} \frac{f(h+a) - f(a-h)}{2h} = \lim_{h\to 0} \frac{f(h+a)- f(a) + f(a)- f(a-h)}{2h} .


Ora ,mas pelo fato de f ser diferenciável no ponto a implica f é contínua em a ,desta forma \lim_{x\to a} f(x) = f(a) ,além disso \lim_{x\to a} f(x) = L \iff \lim_{h\to 0} f(a-h) = L \iff \lim_{h\to 0} f(a +h) = L (para algum L real ).Assim ,

\lim_{h\to 0} \frac{f(h+a)- f(a) + f(a)- f(a-h)}{2h} = \lim_{h\to 0} \frac{f(h+a)- f(a) + f(a+h)- f(a)}{2h} = 2 \lim_{h\to 0} \frac{f(h+a)- f(a) }{2h} = f'(a) .

Tomemos por exemplo f(x) = x^2 que é uma função contínua em toda a reta .
Temos :
\lim_{h\to 0} \frac{(h+a)^2 - (a-h)^2 }{2h} =  \lim_{h\to 0} \frac{h^2 +a^2 +2ah - a^2 -h^2 +2ah }{2h} =  \lim_{h\to 0} \frac{ 4ah }{2h} = 2a .
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?