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continuidade da função

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Mensagempor Sherminator » Sex Nov 16, 2012 13:13

Boa tarde, alguém me ajuda a resolver este problema?

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Re: continuidade da função

Mensagempor MarceloFantini » Sex Nov 16, 2012 13:38

Sherminator, use figuras apenas se estritamente necessário. Utilize LaTeX para redigir suas equações. Seu tópico não deverá ser respondido até estar de acordo com as regras.
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Re: continuidade da função

Mensagempor Sherminator » Sex Nov 16, 2012 14:18

Peço desculpa, sou novo aqui, já estive a tentar mas acho super complicado, qualquer das formas vou tentar.
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Re: continuidade da função

Mensagempor MarceloFantini » Sex Nov 16, 2012 14:21

Tente, arrumamos o código se necessário.
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Re: continuidade da função

Mensagempor Sherminator » Sex Nov 16, 2012 14:40

g(x) = \frac{{x}^{3}-8}{\sqrt[]{2x+5}} , se , x>2


Para a primeira só está a faltar o 3- antes da raiz quadrada que não estou a conseguir
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Re: continuidade da função

Mensagempor MarceloFantini » Sex Nov 16, 2012 15:01

Quase lá. O código é

Código: Selecionar todos
g(x) = \begin{cases}
\frac{x^3 -8}{3 - \sqrt{2x+5}}, & \text{ se } x >2 \\
|x-8|, & \text{ se } x \leq 2.
\end{cases}


que dá

g(x) = \begin{cases} 
\frac{x^3 -8}{3 - \sqrt{2x+5}}, & \text{ se } x >2 \\
|x-8|, & \text{ se } x \leq 2.
\end{cases}

Agora: qual é a questão? Você só colocou a função e "para x=2".
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Re: continuidade da função

Mensagempor Sherminator » Sex Nov 16, 2012 15:07

Obrigado :-D valeu, para a próxima tento fazer melhor

A questão é para estudar a continuidade da função g no ponto indicado. Como posso resolver?
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Re: continuidade da função

Mensagempor MarceloFantini » Sex Nov 16, 2012 16:48

Calcule \lim_{x \to 2^+} \frac{x^3 -8}{3 - \sqrt{2x+5}} e veja se o resultado é 6, que é o valor da função em x=2. Este valor foi obtido usando a regra da função, que está definida como |x-8| para x \leq 2, portanto g(2) = |2-8| = |-6| = 6.
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Re: continuidade da função

Mensagempor Sherminator » Sáb Nov 17, 2012 08:53

Não estou a entender muito bem, a função de cima dá zero, verdade? E a de baixo dá 6, nesse caso não é contínua, correto? Devido aos limites laterais não serem iguais é isso?

Terei de resolver a indeterminação da de cima?
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Re: continuidade da função

Mensagempor MarceloFantini » Sáb Nov 17, 2012 09:04

Segundo o Wolfram o limite é -36. Como o resultado é diferente do valor da função, não é contínua. :y:
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Re: continuidade da função

Mensagempor Sherminator » Sáb Nov 17, 2012 09:10

Pode-me deixar aqui a resolução completa de como chego ao -36 se faz favor? É que não estou conseguindo.
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Re: continuidade da função

Mensagempor Sherminator » Dom Nov 18, 2012 16:31

Alguém me dá uma ajudinha a resolver a indeterminação se faz favor?
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Re: continuidade da função

Mensagempor MarceloFantini » Dom Nov 18, 2012 23:31

Ainda não tive tempo de fazer a conta por extenso, por isso usei o Wolfram. Quando conseguir posto.
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Re: continuidade da função

Mensagempor Sherminator » Ter Nov 20, 2012 10:25

\frac{x^3 -8}{3 - \sqrt{2x+5}} * \frac{3 + \sqrt{2x+5}}{3 + \sqrt{2x+5}}

\frac{x^3 -8*3 + \sqrt{2x+5}}{9-2x-5}

\frac{(x-2)(x^2+2x+4)*3 + \sqrt{2x+5}}{2(x-2)}

Aqui corta os dois (x-2)

Depois é só substituir e dá 36, está correto o procedimento?
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Re: continuidade da função

Mensagempor MarceloFantini » Ter Nov 20, 2012 10:40

Apenas corrigi algumas coisas:

\frac{x^3 -8}{3 - \sqrt{2x+5}} \cdot \frac{3 + \sqrt{2x+5}}{3 + \sqrt{2x+5}}

= \frac{(x^3 -8) \cdot (3 + \sqrt{2x+5})}{9-2x-5}

= \frac{(x-2)(x^2+2x+4) \cdot (3 + \sqrt{2x+5})}{-2(x-2)}.

Note que na última passagem você encontra o denominador -2x -4 = -2(x-2), por isso dá negativo.
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Re: continuidade da função

Mensagempor Sherminator » Ter Nov 20, 2012 12:55

Obrigado, ainda demoro bastante tempo a postar as funções, por isso dou alguns erros :-D

No denominador descuidei-me com o sinal, mas já vi o erro :y:
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?