por Sherminator » Sex Nov 16, 2012 13:13
Boa tarde, alguém me ajuda a resolver este problema?

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por MarceloFantini » Sex Nov 16, 2012 13:38
Sherminator, use figuras apenas se estritamente necessário. Utilize LaTeX para redigir suas equações. Seu tópico não deverá ser respondido até estar de acordo com as regras.
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por Sherminator » Sex Nov 16, 2012 14:18
Peço desculpa, sou novo aqui, já estive a tentar mas acho super complicado, qualquer das formas vou tentar.
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por MarceloFantini » Sex Nov 16, 2012 14:21
Tente, arrumamos o código se necessário.
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por Sherminator » Sex Nov 16, 2012 14:40
![g(x) = \frac{{x}^{3}-8}{\sqrt[]{2x+5}} , se , x>2 g(x) = \frac{{x}^{3}-8}{\sqrt[]{2x+5}} , se , x>2](/latexrender/pictures/f54701dda903beabda8de0cd489c8881.png)
Para a primeira só está a faltar o 3- antes da raiz quadrada que não estou a conseguir
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por MarceloFantini » Sex Nov 16, 2012 15:01
Quase lá. O código é
- Código: Selecionar todos
g(x) = \begin{cases}
\frac{x^3 -8}{3 - \sqrt{2x+5}}, & \text{ se } x >2 \\
|x-8|, & \text{ se } x \leq 2.
\end{cases}
que dá

Agora: qual é a questão? Você só colocou a função e "para x=2".
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por Sherminator » Sex Nov 16, 2012 15:07
Obrigado

valeu, para a próxima tento fazer melhor
A questão é para estudar a continuidade da função g no ponto indicado. Como posso resolver?
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por MarceloFantini » Sex Nov 16, 2012 16:48
Calcule

e veja se o resultado é 6, que é o valor da função em

. Este valor foi obtido usando a regra da função, que está definida como

para

, portanto

.
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por Sherminator » Sáb Nov 17, 2012 08:53
Não estou a entender muito bem, a função de cima dá zero, verdade? E a de baixo dá 6, nesse caso não é contínua, correto? Devido aos limites laterais não serem iguais é isso?
Terei de resolver a indeterminação da de cima?
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por MarceloFantini » Sáb Nov 17, 2012 09:04
Segundo o
Wolfram o limite é -36. Como o resultado é diferente do valor da função, não é contínua.

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por Sherminator » Sáb Nov 17, 2012 09:10
Pode-me deixar aqui a resolução completa de como chego ao -36 se faz favor? É que não estou conseguindo.
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por Sherminator » Dom Nov 18, 2012 16:31
Alguém me dá uma ajudinha a resolver a indeterminação se faz favor?
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por MarceloFantini » Dom Nov 18, 2012 23:31
Ainda não tive tempo de fazer a conta por extenso, por isso usei o Wolfram. Quando conseguir posto.
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por MarceloFantini » Ter Nov 20, 2012 10:40
Apenas corrigi algumas coisas:



.
Note que na última passagem você encontra o denominador

, por isso dá negativo.
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por Sherminator » Ter Nov 20, 2012 12:55
Obrigado, ainda demoro bastante tempo a postar as funções, por isso dou alguns erros
No denominador descuidei-me com o sinal, mas já vi o erro

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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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