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[Limites] Definição

[Limites] Definição

Mensagempor felipe10 » Qui Mai 03, 2012 18:46

Como calcular por definição o seguinte limite:

lim (3x² -7x + 2) = -2, quando x tende a 1; EPSILON = 0,02
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Re: [Limites] Definição

Mensagempor Russman » Qui Mai 03, 2012 20:41

Só substituir x=1 na função !

f(x) = 3x² - 7x + 2
f(1) = 3-7+2 = -2
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Re: [Limites] Definição

Mensagempor felipe10 » Sex Mai 04, 2012 11:57

Russman escreveu:Só substituir x=1 na função !

f(x) = 3x² - 7x + 2
f(1) = 3-7+2 = -2



Isso eu sei... é que o professor pediu por definição... Meu problema é saber qual intervalo irei usar pra resolver este problema
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Re: [Limites] Definição

Mensagempor LuizAquino » Sex Mai 04, 2012 18:41

felipe10 escreveu:Como calcular por definição o seguinte limite:

lim (3x² -7x + 2) = -2, quando x tende a 1; EPSILON = 0,02


Aplicando a definição de limite, desejamos determinar \delta > 0 tal que:

0 < |x - 1| < \delta \implies \left|\left(3x^2 - 7x + 2\right) - (-2)\right| < 0,02

Desenvolvendo a última inequação, temos que:

\left|\left(3x^2 - 7x + 2\right) - (-2)\right| < 0,02

\left|3x^2 - 7x + 4\right| < 0,02

Fatorando o polinômio 3x^2 - 7x + 4 , temos que 3x^2 - 7x + 4 = 3(x - 1)\left(x-\frac{4}{3}\right) .

\left|3(x - 1)\left(x-\frac{4}{3}\right)\right| < 0,02

|3||x - 1|\left|x-\frac{4}{3}\right| < 0,02

|x - 1|\left|x-\frac{4}{3}\right| < \frac{0,02}{3}

Precisamos agora delimitar o termo \left|x-\frac{4}{3}\right| . Como x se aproxima de 1, é razoável dizer que x está no intervalo 1 - \frac{1}{2} < x < 1 + \frac{1}{2} (ou seja, \frac{1}{2} < x < \frac{3}{2} ). Analisando agora o gráfico da função f(x) = \left|x-\frac{4}{3}\right| para x no intervalo \frac{1}{2} < x < \frac{3}{2} , temos que \left|x-\frac{4}{3}\right| < \frac{5}{6} . Vide a figura abaixo.

figura1.png
figura1.png (3.75 KiB) Exibido 3308 vezes


Note que ao dizer que 1 - \frac{1}{2} < x < 1 + \frac{1}{2} , estamos dizendo que - \frac{1}{2} < x - 1 < \frac{1}{2}. Ou seja, estamos dizendo que |x - 1| < \frac{1}{2} . Isso significa que estamos escolhendo um certo \delta_1 = \frac{1}{2} .

Entretanto, considerando que \left|x-\frac{4}{3}\right| < \frac{5}{6}, temos que:

|x - 1|\left|x-\frac{4}{3}\right| < \frac{0,02}{3}

\frac{5}{6}|x - 1| < \frac{0,02}{3}

|x - 1| < \frac{0,04}{5}

Isso significa que estamos escolhendo \delta_2 = \frac{0,04}{5} .

Até aqui já escolhemos dois valores para \delta. Mas qual deles devemos usar? Devemos usar aquele que garanta ao mesmo tempo que duas coisas aconteçam:

(i) \left|x-1\right| < \frac{0,04}{5} ;

(ii) \left|x-\frac{4}{3}\right| < \frac{5}{6} .

Para ter essa garantia, basta escolher \delta como sendo o menor dos dois valores. Isto é, escolheremos \delta = \min\{\delta_1,\,\delta_2\} . Como \delta_2 < \delta_1 nesse caso, vamos escolher \delta = \frac{0,04}{5} .

Desse modo, temos que:

0 < |x - 1| < \frac{0,04}{5} \implies \left|\left(3x^2 - 7x + 2\right) - (-2)\right| < 0,02

Aqui acaba o exercício. Mas vamos verificar que essa escolha de \delta realmente funciona.

Supondo que 0 < |x - 1| < \frac{0,04}{5}, podemos afirmar que 0 < |x - 1| < \frac{1}{2} . Podemos afirmar isso, pois 0,04/5 = 0,008 e 1/2 = 0,5. Sendo assim, se |x - 1| é um número menor do que 0,008, então ele também será menor do que 0,5. Por outro lado, como já vimos anteriormente, se 0 < |x - 1| < \frac{1}{2} , então \left|x-\frac{4}{3}\right| < \frac{5}{6} . Resumindo, temos que:

0 < |x - 1| < \frac{0,04}{5} \implies |x - 1| < \dfrac{1}{2} \implies \left|x-\dfrac{4}{3}\right| < \dfrac{5}{6}

Multiplicando termo a termo a primeira e a última inequação, temos que

|x - 1|\cdot\left|x-\dfrac{4}{3}\right| <  \frac{0,04}{5}\cdot \dfrac{5}{6}

\left|(x - 1)\left(x-\dfrac{4}{3}\right)\right| < \dfrac{0,02}{3}

3 \left|x^2 - \frac{7}{3}x + \frac{4}{3}\right| < 0,02

|3|\left|x^2 - \frac{7}{3}x + \frac{4}{3}\right| < 0,02

\left|3x^2 - 7x + 4\right| < 0,02

\left|3x^2 - 7x + 2 + 2\right| < 0,02

\left|\left(3x^2 - 7x + 2\right) - (-2)\right| < 0,02

Com isso verificamos que de fato:

0 < |x - 1| < \frac{0,04}{5} \implies \left|\left(3x^2 - 7x + 2\right) - (-2)\right| < 0,02
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?