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Dificuldade com limites e módulos

Dificuldade com limites e módulos

Mensagempor Luisags » Qui Abr 12, 2012 23:05

Olá!
Boa noite a todos, gostaria de uma ajuda em um limite:
\lim_{x->4}\frac{4-v}{|4-v|}
tenho a resolução do problema, porém não consegui entender o porque de dar -1 o resultado. Não consigo concordar com o (-).
Obrigada!
Luisags
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Re: Dificuldade com limites e módulos

Mensagempor LuizAquino » Qui Abr 12, 2012 23:48

Luisags escreveu:Olá!
Boa noite a todos, gostaria de uma ajuda em um limite:
\lim_{x->4}\frac{4-v}{|4-v|}
tenho a resolução do problema, porém não consegui entender o porque de dar -1 o resultado. Não consigo concordar com o (-).


Pela definição de módulo, temos que:

|4 - v| = \begin{cases}4 - v, \textrm{ se } 4 - v \geq 0 \\ -(4 - v), \textrm{ se } 4 - v < 0 \end{cases}

Ou seja, temos que:

|4 - v| = \begin{cases}4 - v, \textrm{ se } v \leq 4 \\ -(4 - v), \textrm{ se } v > 4 \end{cases}

Calculando então esse limite, temos que:

\lim_{v\to 4^-} \dfrac{4 - v}{|4 - v|} = \lim_{v\to 4^-} \dfrac{4 - v}{4 - v} = \lim_{v\to 4^-} 1 = 1

\lim_{v\to 4^+} \dfrac{4 - v}{|4 - v|} = \lim_{v\to 4^+} \dfrac{4 - v}{-(4 - v)} = \lim_{v\to 4^+} -1 = -1

Como esses limites laterais são diferentes, temos que não existe o limite: \lim_{v\to 4} \dfrac{4 - v}{|4 - v|} .
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Re: Dificuldade com limites e módulos

Mensagempor Luisags » Sex Abr 13, 2012 00:51

Muito obrigada, LuizAquino!
Consegui entender o porque, agora.
Boa noite!
Luisags
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Re: Dificuldade com limites e módulos

Mensagempor gabriel feron » Seg Abr 16, 2012 03:55

Desculpa retornar o assunto, mas sou iniciante no calculo 1, to correndo atras, dai queria tirar uma duvida
se a questao nao estivesse com modulo:
\lim_{4}(u - 4)/u-4

o que aconteceria? o que mudaria em relacao a com modulo

muito obrigado e desculpe qualquer inconveniência(primeira vez que estou usando o forum).
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Re: Dificuldade com limites e módulos

Mensagempor LuizAquino » Seg Abr 16, 2012 15:34

gabriel feron escreveu:se a questao nao estivesse com modulo:
\lim_{4}(u - 4)/u-4

o que aconteceria? o que mudaria em relacao a com modulo


O que você escreveu é equivalente a:

\lim_{u\to 4} \dfrac{(u-4)}{u} - 4

Mas o que você deseja é na verdade:

\lim_{u\to 4} \dfrac{u - 4}{u - 4}

Nesse caso, você deveria ter escrito algo como:

\lim_{u\to 4} (u - 4)/(u - 4)

Note a importância de colocar os parênteses.

Vamos agora analisar esse limite.

Suponha que você tenha um número real x (diferente de zero). Quanto vale x/x? Ora, isso vale 1.

No limite de seu exemplo, temos o número u - 4. Como u está se aproximando de 4, mas não é 4, temos que u - 4 é diferente de zero. Sendo assim, quanto vale (u - 4)/(u - 4) ? Ora, isso vale 1.

Temos então o seguinte:

\lim_{u\to 4} \dfrac{u - 4}{u - 4} = \lim_{u\to 4} 1 = 1
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Re: Dificuldade com limites e módulos

Mensagempor gabriel feron » Ter Abr 17, 2012 03:17

Entendi, muito obrigado, na verdade eu sabia so que pela falta de atencao nao me liguei, to comecando o calculo agora ^^

obs: sobre o parentes eu achei que tinha corrigido, mas bom que agora ja aprendi a fazer limite pelo editor de formulas! :D

valeu!!! :D
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?