por Gabriel Doria » Dom Dez 11, 2011 00:57
Não estou conseguindo entender a resolução deste seguinte problema se alguém conseguir resolve-lo integralmente seria muito grato.
Resolva pela definição de limite a seguinte expressão:

Não entendo a parte que ele faz

e diz que |x-2|<1.
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Gabriel Doria
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por LuizAquino » Dom Dez 11, 2011 15:56
Gabriel Doria escreveu:Não estou conseguindo entender a resolução deste seguinte problema se alguém conseguir resolve-lo integralmente seria muito grato.
Resolva pela definição de limite a seguinte expressão:

Não entendo a parte que ele faz

e diz que |x-2|<1.
Note que x está tendendo a 2, isto é,

. Isso significa que x é um número cada vez mais próximo de 2. Sendo assim, é razoável dizer, por exemplo, que a distância do número x até o número 2 é menor do que 1 unidade. Ora, mas isso é o mesmo que escrever |x-2|<1.
Note que também poderíamos dizer que a distância do número x até o número 2 é menor do que 1/2 da unidade. Ou seja, podemos escrever que |x-2|<1/2.
Ou ainda, poderíamos dizer que essa distância é menor do que 1/4 da unidade. Nesse caso, escreveríamos que |x-2|<1/4.
Em qualquer uma dessas situações temos o número x próximo de 2.
Esse raciocínio pode continuar e a escolha dessa distância pode ser conforme a conveniência. Por praticidade, vamos então tomar essa distância como sendo 1 unidade.
Continuando a resolução, para |x-2|<1 (que é o mesmo que 1 < x < 3), temos que

. Ou seja, podemos dizer nesse caso que

.
Nesse contexto, temos que

Ainda nesse contexto, como devemos ter

, para um dado

, basta tomar que

.
Note que até aqui fizemos duas restrições quanto a |x-2|:
(i)|x-2|< 1 ;
(ii)

.
Portanto, para todo

, existe

, sendo que

, de tal modo que:

, sempre que

.
Em outras palavras, temos que

.
Editado pela última vez por
LuizAquino em Seg Dez 12, 2011 17:43, em um total de 1 vez.
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por Gabriel Doria » Dom Dez 11, 2011 17:01
Para ser mais claro o que eu não estou entendendo irei grafar as passagens que não entendi :
Continuando a resolução, para |x-2|<1 (que é o mesmo que 1 < x < 3), temos que

. Ou seja, podemos dizer nesse caso que

.
Nesse contexto, temos que

Ainda nesse contexto, como devemos ter

, para um dado

, basta tomar que

.
Note que até aqui fizemos duas restrições quanto a |x-2|:
(i)|x-2|< 1 ;
(ii)

.
Portanto, para todo

, existe

, sendo que

, de tal modo que:

, sempre que

.
Não entendi toda essa parte, principalmente o porque de quando você pois que " |x-2|<1 (que é o mesmo que 1 < x < 3), temos que

. Ou seja, podemos dizer nesse caso que

" .
.
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por LuizAquino » Seg Dez 12, 2011 17:43
Continuando a resolução, para |x-2|<1 (que é o mesmo que 1 < x < 3), temos que

. Ou seja, podemos dizer nesse caso que

.
Dos conhecimentos sobre inequação modular, temos que:
|x-2| < 1
-1 < x-2 < 1
1 < x < 3
Se você não entendeu essa parte, então eu recomendo que você faça uma revisão sobre inequações modulares.
Considerando a função polinomial do 2º grau

, temos que no intervalo [1, 3] ela é crescente (vido o gráfico abaixo). Sendo assim, temos que:
1 < x < 3
f(1) < f(x) < 3


- gráfico.png (10.29 KiB) Exibido 1279 vezes
Note que no intervalo [7, 19] só temos números positivos. Sendo assim, temos que

Se você não entendeu essa parte, então eu recomendo que você faça uma revisão sobre a função polinomial do 2º grau.
Agora analise o resto da resolução e tente entender.
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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