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Dúvida de limite

Dúvida de limite

Mensagempor Gabriel Doria » Dom Dez 11, 2011 00:57

Não estou conseguindo entender a resolução deste seguinte problema se alguém conseguir resolve-lo integralmente seria muito grato.

Resolva pela definição de limite a seguinte expressão:\lim_{x \to 2} x^3=8
Não entendo a parte que ele faz |x^3-8|=|x-2|\cdot |x^2+2x+4| e diz que |x-2|<1.
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Re: Dúvida de limite

Mensagempor LuizAquino » Dom Dez 11, 2011 15:56

Gabriel Doria escreveu:Não estou conseguindo entender a resolução deste seguinte problema se alguém conseguir resolve-lo integralmente seria muito grato.

Resolva pela definição de limite a seguinte expressão:\lim_{x \to 2} x^3=8
Não entendo a parte que ele faz |x^3-8|=|x-2|\cdot |x^2+2x+4| e diz que |x-2|<1.


Note que x está tendendo a 2, isto é, x\to 2 . Isso significa que x é um número cada vez mais próximo de 2. Sendo assim, é razoável dizer, por exemplo, que a distância do número x até o número 2 é menor do que 1 unidade. Ora, mas isso é o mesmo que escrever |x-2|<1.

Note que também poderíamos dizer que a distância do número x até o número 2 é menor do que 1/2 da unidade. Ou seja, podemos escrever que |x-2|<1/2.

Ou ainda, poderíamos dizer que essa distância é menor do que 1/4 da unidade. Nesse caso, escreveríamos que |x-2|<1/4.

Em qualquer uma dessas situações temos o número x próximo de 2.

Esse raciocínio pode continuar e a escolha dessa distância pode ser conforme a conveniência. Por praticidade, vamos então tomar essa distância como sendo 1 unidade.

Continuando a resolução, para |x-2|<1 (que é o mesmo que 1 < x < 3), temos que 7 < x^2+2x+4 < 19 . Ou seja, podemos dizer nesse caso que \left|x^2+2x+4\right| < 19 .

Nesse contexto, temos que
\left|x^3-8\right| = |x-2|\left|x^2+2x+4\right| < 19|x-2|

Ainda nesse contexto, como devemos ter \left|x^3-8\right| < \varepsilon , para um dado \varepsilon > 0, basta tomar que |x-2|<\frac{\varepsilon}{19} .

Note que até aqui fizemos duas restrições quanto a |x-2|:
(i)|x-2|< 1 ;
(ii) |x-2|<\frac{\varepsilon}{19} .

Portanto, para todo \varepsilon > 0, existe \delta > 0, sendo que \delta = \min \left\{1,\, \frac{\varepsilon}{19}\right\} , de tal modo que: \left|x^3-8\right| < \varepsilon , sempre que 0< |x-2|<\delta .

Em outras palavras, temos que \lim_{x \to 2} x^3=8 .
Editado pela última vez por LuizAquino em Seg Dez 12, 2011 17:43, em um total de 1 vez.
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Re: Dúvida de limite

Mensagempor Gabriel Doria » Dom Dez 11, 2011 17:01

Para ser mais claro o que eu não estou entendendo irei grafar as passagens que não entendi :
Continuando a resolução, para |x-2|<1 (que é o mesmo que 1 < x < 3), temos que 7 < x^2+2x+4 < 19 . Ou seja, podemos dizer nesse caso que \left|x^2+2x+4\right| < 19 .

Nesse contexto, temos que
\left|x^3-8\right| = |x-2|\left|x^2+2x+4\right| < 19|x-2|

Ainda nesse contexto, como devemos ter \left|x^3-8\right| < \varepsilon , para um dado \varepsilon > 0, basta tomar que |x-2|<\frac{\varepsilon}{19} .

Note que até aqui fizemos duas restrições quanto a |x-2|:
(i)|x-2|< 1 ;
(ii) |x-2|<\frac{\varepsilon}{19} .

Portanto, para todo \varepsilon > 0, existe \delta > 0, sendo que \delta = \min \left\{1,\, \frac{\varepsilon}{19}\right\} , de tal modo que: \left|x^3-8\right| < \varepsilon , sempre que |x-2|<\delta .

Não entendi toda essa parte, principalmente o porque de quando você pois que " |x-2|<1 (que é o mesmo que 1 < x < 3), temos que 7 < x^2+2x+4 < 19 . Ou seja, podemos dizer nesse caso que \left|x^2+2x+4\right| < 19" .
.
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Re: Dúvida de limite

Mensagempor LuizAquino » Seg Dez 12, 2011 17:43

Continuando a resolução, para |x-2|<1 (que é o mesmo que 1 < x < 3), temos que 7 < x^2+2x+4 < 19 . Ou seja, podemos dizer nesse caso que \left|x^2+2x+4\right| < 19 .


Dos conhecimentos sobre inequação modular, temos que:
|x-2| < 1
-1 < x-2 < 1
1 < x < 3

Se você não entendeu essa parte, então eu recomendo que você faça uma revisão sobre inequações modulares.

Considerando a função polinomial do 2º grau f(x) = x^2 + 2x + 4 , temos que no intervalo [1, 3] ela é crescente (vido o gráfico abaixo). Sendo assim, temos que:
1 < x < 3
f(1) < f(x) < 3
7 < x^2 + 2x + 4 < 19

gráfico.png
gráfico.png (10.29 KiB) Exibido 1279 vezes


Note que no intervalo [7, 19] só temos números positivos. Sendo assim, temos que

x^2 + 2x + 4 = \left|x^2 + 2x + 4\right| < 19

Se você não entendeu essa parte, então eu recomendo que você faça uma revisão sobre a função polinomial do 2º grau.

Agora analise o resto da resolução e tente entender.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?