por qrover » Qua Out 12, 2011 13:18
Porque eu não consegui! :/
y=(x²+2x)/4 . (x²+4)¹/² - 2ln{x+[(x²+4)¹/²]}
Desculpa eu não colocar no formato certo, sou novo aqui no fórum ainda não sei mexer direito, mas pretendo ajudar no que for possível.
Outras 2 questões que estão me matando
derivar implicitamente: (x²+y²)¹/² + arctg(x+y)/(x-y)=3
retas: determine a eq. da reta tangente ao gráfico de f(x)=x/(x²+1) que é paralela à reta s dada por x+8y=3
Quem puder me ajudar agradeço demais!
Até breve!
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qrover
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por wadson leite » Qua Out 12, 2011 18:43
![\left(\frac{x^2+2x}{4} \right).\sqrt[2]{x^2+4}-2lnx+\sqrt[2]{x^2+4} \left(\frac{x^2+2x}{4} \right).\sqrt[2]{x^2+4}-2lnx+\sqrt[2]{x^2+4}](/latexrender/pictures/7688f254b70cee12d5094ca6afa69f57.png)
é isso que vc quer dizer?
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wadson leite
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por qrover » Qui Out 13, 2011 01:53
![\left(\frac{x^2+2x}{4} \right).\sqrt[2]{x^2+4}-2ln(x+\sqrt[2]{x^2+4}) \left(\frac{x^2+2x}{4} \right).\sqrt[2]{x^2+4}-2ln(x+\sqrt[2]{x^2+4})](/latexrender/pictures/26da0748f444fcb7d3f0ff46d1548fe7.png)
Consegui editar a sua para fazer a minha hehe, tem parênteses ali após o 'ln'.
Consegue resolver?
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qrover
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por wadson leite » Qui Out 13, 2011 13:52
[quote="qrover"]
![\left(\frac{x^2+2x}{4} \right).\sqrt[2]{x^2+4} \left(\frac{x^2+2x}{4} \right).\sqrt[2]{x^2+4}](/latexrender/pictures/8c107f5833a8952777ab35c37e5a5dc9.png)
[quote]
aqui você usa a regra do produto:
![\left(\frac{x^2+2x}{4} \right).\frac{d}{dx}\sqrt[2]{x^2+4} + \sqrt[2]{x^2+4}.\frac{d}{dx}\left(\frac{x^2+2x}{4} \right) \left(\frac{x^2+2x}{4} \right).\frac{d}{dx}\sqrt[2]{x^2+4} + \sqrt[2]{x^2+4}.\frac{d}{dx}\left(\frac{x^2+2x}{4} \right)](/latexrender/pictures/0ca8879c5ba40a3537fed68a6ad062b1.png)
observer que neste trecho
![\frac{d}{dx}\sqrt[2]{x^2+4} \frac{d}{dx}\sqrt[2]{x^2+4}](/latexrender/pictures/77f778be584038b436b32a676a5ac56b.png)
você vai ter que usar a regra da cadeia:
então chamemos a função

de g(x) e a função
![\sqrt[2]{x} \sqrt[2]{x}](/latexrender/pictures/2b552177173f128f54e48de06c7de3d9.png)
de f(x), então temos um f[g(x)]. a regra da cadeia diz que f[g(x)} é a derivada da função de de fora(
![\sqrt[2]{x} \sqrt[2]{x}](/latexrender/pictures/2b552177173f128f54e48de06c7de3d9.png)
) aplicada na função de dentro (

) multiplicada pela derivada da função de dentro (

)
aplicando a regra da cadeia(vou chamar
![\sqrt[2]{x} \sqrt[2]{x}](/latexrender/pictures/2b552177173f128f54e48de06c7de3d9.png)
de

):

agora organizando, temos:
![\frac{1}{\sqrt[2]{x^2+4}} \frac{1}{\sqrt[2]{x^2+4}}](/latexrender/pictures/535e1c1ad7541b5335c9f6b92c9207b7.png)

agora organizando, colocando g(x) dentro, temos:
![\frac{1}{\sqrt[2]{x^2+4}}.2x \frac{1}{\sqrt[2]{x^2+4}}.2x](/latexrender/pictures/c289b1613915fa2282e169b77b75cc59.png)
voltando à primeira parte do problema, fica assim a montagem:
![\left(\frac{x^2+2x}{4} \right).\frac{1}{\sqrt[2]{x^2+4}}.2x + \sqrt[2]{x^2+4}.\left(\frac{x}{2}+\frac{1}{2} \right) \left(\frac{x^2+2x}{4} \right).\frac{1}{\sqrt[2]{x^2+4}}.2x + \sqrt[2]{x^2+4}.\left(\frac{x}{2}+\frac{1}{2} \right)](/latexrender/pictures/caf5488f14f2d3fd0b1d74cf46421c50.png)
resolvido a primeira parte, temos que resolver a segunda ( não se esqueça de calcular o que eu não calculei na primeira parte):
![2ln(x+\sqrt[2]{x^2+4}) 2ln(x+\sqrt[2]{x^2+4})](/latexrender/pictures/04f50ce3e2cbe5df95ef9b1bb80f8f7a.png)
temos que derivar isso daí..
de novo temos uma regra da cadeia onde a função de fora é lnx e a de dentro
![(x+\sqrt[2]{x^2+4}) (x+\sqrt[2]{x^2+4})](/latexrender/pictures/5032e5aa1fd4b22994ef36cf5825ae82.png)
:
![2.\frac{1}{(x+\sqrt[2]{x^2+4})}.\frac{d}{dx}(x)+\sqrt[2]{x^2+4}) 2.\frac{1}{(x+\sqrt[2]{x^2+4})}.\frac{d}{dx}(x)+\sqrt[2]{x^2+4})](/latexrender/pictures/887de4766c2517843ea8090ff2ef4ae8.png)
( observe que você tem uma soma, então deve derivar um e outro:
![\frac{d}{dx}(x)+\frac{d}{dx}\sqrt[2]{x^2+4} \frac{d}{dx}(x)+\frac{d}{dx}\sqrt[2]{x^2+4}](/latexrender/pictures/3bd8b63c26a3b2ca933e51bb9f18bebb.png)
. só que neste ultimo trecho, você cai em outra regra da cadeia:
![\frac{d}{dx}\sqrt[2]{x^2+4} \frac{d}{dx}\sqrt[2]{x^2+4}](/latexrender/pictures/77f778be584038b436b32a676a5ac56b.png)
.
logo, a derivada completa ficaria como algo dessa forma:
![\left(\frac{x^2+2x}{4} \right).\frac{1}{\sqrt[2]{x^2+4}}.2x + \sqrt[2]{x^2+4}.\left(\frac{x}{2}+\frac{1}{2} \right)- 2.\frac{1}{(x+\sqrt[2]{x^2+4})}.\frac{d}{dx}(x)+\sqrt[2]{x^2+4}) \left(\frac{x^2+2x}{4} \right).\frac{1}{\sqrt[2]{x^2+4}}.2x + \sqrt[2]{x^2+4}.\left(\frac{x}{2}+\frac{1}{2} \right)- 2.\frac{1}{(x+\sqrt[2]{x^2+4})}.\frac{d}{dx}(x)+\sqrt[2]{x^2+4})](/latexrender/pictures/bff0c84c74856930c4bfe7465ecc39b3.png)
acredito que tenha esclarecido algo.. mas se os demais colegas encontrarem algum erro ou quiserem comentar, eu fico feliz, porque assim eu tbm aprendo mais..
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wadson leite
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Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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