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O que fazer com essas informações?

O que fazer com essas informações?

Mensagempor Caroline Oliveyra » Dom Ago 14, 2011 16:33

Oi!

Eu to aqui boiando num exercício porque não sei o que fazer com as informações dadas e não tenho nenhum exercício resolvido p comparar... =/

O exercício me deu as seguintes informações:

1) A equação da reta tangente ao gráfico de f no ponto (1,3) é y = 6x - 3

2)f"(x) = 36x - 16

O exercício pede para eu achar a função, mas eu não sei como usar essas informações pra isso.

Entendi que a derivada da função quando x = 1 é 6x - 3 e que a segunda derivada da função é 36x - 16. Não precisa resolver, só me dá uma luz de como utilizar essas informações por favor!

Muito obrigada desde já a quem puder me ajudar ;)

Beijinhos!
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Re: O que fazer com essas informações?

Mensagempor Neperiano » Dom Ago 14, 2011 17:08

Ola

Eu integraria duas vezes f'' e acharia a função f

Atenciosamente
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Re: O que fazer com essas informações?

Mensagempor Caroline Oliveyra » Dom Ago 14, 2011 17:23

Oi!!

Eu ainda não dei a parte de integrais kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ainda estou nas derivadas!! tem um jeitinho que não precise de integrais?

Brigadãão, beijo!! :-D
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Re: O que fazer com essas informações?

Mensagempor Neperiano » Dom Ago 14, 2011 19:03

Ola

A verdade é que eu ou não sei como resolver ou não me lembro, só sei que integrando a resposta vai dar

f(x)=6x^3-8x^2+c(qualquer número)

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Re: O que fazer com essas informações?

Mensagempor Caroline Oliveyra » Dom Ago 14, 2011 20:13

É, isso não me ajudou muito não kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk acho que meu professor não ia aceitar essa resposta kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Mesmo assim obrigada!!!

Se alguém sabe como resolver isso por derivada por favor me ajude!! Obrigada desde já!!

BJO!
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Re: O que fazer com essas informações?

Mensagempor LuizAquino » Seg Ago 15, 2011 16:45

Caroline Oliveyra escreveu:Se alguém sabe como resolver isso por derivada por favor me ajude!!


Mesmo que até o momento você só tenha estudado o conceito de derivada, você pode responder a seguinte pergunta:

Qual é o polinômio F(x) que ao ser derivado resulta em F^\prime(x) = 36x - 16?

Ora, do conhecimento sobre derivada de polinômios você deve concluir que F(x) = 18x^2 - 16x + c, sendo c uma constante.

Desse modo, da informação 2), como f^{\prime\prime}(x) = 36x - 16, temos que f^\prime(x) = 18x^2 - 16x + c .

Por outro lado, sabemos que a reta tangente ao gráfico de f no ponto (1, 3) deve ser y - 3 = f^\prime(1)(x - 1) . Mas, da informação 1) temos que essa reta é y = 6x - 3. Comparando essas duas equações, obtemos que f^\prime(1) = 6 .

Voltando a f^\prime(x) = 18x^2 - 16x + c, se calculamos f'(1) = 6 ficamos com a equação:

18\cdot 1^2 - 16\cdot 1 + c = 6

Disso obtemos que c = 4 . Isso significa que f^\prime(x) = 18x^2 - 16x + 4 .

Agora, responda a pergunta:
Qual é o polinômio f(x) que ao ser derivado resulta em f^\prime(x) = 18x^2 - 16x + 4 ?

Ora, do conhecimento sobre derivada de polinômios você deve concluir que f(x) = 6x^3 - 8x^2 + 4x + d, sendo d uma constante.

Ainda da informação 1), sabemos que (1, 3) é um ponto de f. Isto é, f(1) = 3. Disso obtemos a equação:

6\cdot 1^3 - 8\cdot 1^2 + 4\cdot 1 + d = 3

Ou seja, d = 1 .

Portanto, no final obtemos que:
f(x) = 6x^3 - 8x^2 + 4x + 1

Observação
Esse exercício pode tranquilamente ser proposto para uma pessoa que já estudou derivadas de polinômios. Não é necessário que ela já tenha estudado o conceito de integrais para resolvê-lo.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?