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Integral do módulo?

Integral do módulo?

Mensagempor Questioner » Dom Mai 16, 2010 18:15

Olá,

Estou com uma dúvida na seguinte questão:

Se f(a) = \int_{0}^{2}|x(x-a)|dx para 0\leq a \leq 2.

Encontre a função f(a)

O gabarito seria:

-\int_{0}^{a}x(x-a)dx - \int_{a}^{2} x(x-a)dx
Que seria igual a \frac{a³}{3}-2a+\frac{8}{3}

Tudo bem, resolver a integral é fácil. Mas, teoricamente, por que separar as integrais de 0 a A e de A a 2? E por que elas devem ficar negativas?

Valeu!
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Re: Integral do módulo?

Mensagempor Cahu » Qua Abr 20, 2011 23:11

Se f(a) = \int_{0}^{2}|x(x-a)|dx para 0\leq a \leq 2.

como o 0<a<2 e 0<x<2 entao para x(x-a) com x<a temos que o resultado dessa integral é negativa, por isso o sinal de menos e a divisão para 2 integrais, a segunda parte pode ser feita normalmente pois o valor é positivo e não precisa do sinal de menos.

-\int_{0}^{a}x(x-a)dx + \int_{a}^{2} x(x-a)dx
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Re: Integral do módulo?

Mensagempor LuizAquino » Qui Abr 21, 2011 09:38

Questioner escreveu:Mas, teoricamente, por que separar as integrais de 0 a A e de A a 2? E por que elas devem ficar negativas?


Do ponto de vista teórico, é necessário apenas lembrar da definição de módulo de um número real x:

|x| = \begin{cases}x\textrm{, se } x\geq 0 \\ -x\textrm{, se } x < 0\end{cases}

Desse modo, aplicando a definição para |x(x-a)| (lembrando que 0\leq a \leq 2 e 0\leq x \leq 2 neste exercício):

|x(x-a)| = \begin{cases}x(x-a)\textrm{, se } x(x-a) \geq 0 \\ -x(x-a)\textrm{, se } x(x-a) < 0\end{cases} \Rightarrow |x(x-a)| = \begin{cases}x(x-a)\textrm{, se } x \geq a \\ -x(x-a)\textrm{, se } x < a\end{cases}

Portanto, temos que:
f(a) = \int_{0}^{2}|x(x-a)|dx = -\int_{0}^{a}x(x-a)\,dx + \int_{a}^{2} x(x-a)\,dx = \frac{1}{3}a^3 - 2a + \frac{8}{3} .

Note que apenas na primeira integral deve aparecer o sinal negativo antes dela.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?