por johnny » Ter Abr 12, 2011 00:46
Pretende-se estender um cabo de uma usina de força à margem de um rio de
900 m de largura até uma fabrica situada do outro lado do rio, 3000 m rio abaixo. O
custo para estender um cabo pelo rio é de R$ 5,00 o metro, enquanto que para
estende-lo por terra custa R$ 4,00 o metro. Qual é o percurso mais econômico
para o cabo? tentei resouver assim
C t= C rio +C terra
C t= R$ 5,00 . R + R$ 4.00 .T
C t= 5.00.\sqrt[]{{900}^{2}+{x}^{2}}. 4.00.(3000-x)
C t= 5.00.({900}^{2}+{x}^{2})^{1/2} + 4.00 . (3000-x)
e agora derivo. so consegui chegar ate aqui, fiz alguns cauculo, mas n deu serto.
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johnny em Ter Abr 12, 2011 01:11, em um total de 4 vezes.
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johnny
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por FilipeCaceres » Ter Abr 12, 2011 00:52
Poderia arrumar a tua equação, não dá para ver nada.
Abraço.
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por johnny » Ter Abr 12, 2011 00:54
n to conceguindo postar meu rasocinio.
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johnny
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por FilipeCaceres » Ter Abr 12, 2011 00:57
Faz o seguinte, apenas tire os tex /tex para que possamos ver o que vc esta errando.
Abraço
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por FilipeCaceres » Ter Abr 12, 2011 00:58
Eu acho que eu você colocou [/tex] a mais e por isso deve estar dando erro.
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por johnny » Ter Abr 12, 2011 01:12
deu para ver agora,
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johnny
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por FilipeCaceres » Ter Abr 12, 2011 01:25
O objetivo é minimizar o custo de instalação do cabo. Logo, precisamos construir a função custo.
Arrumando a tua equação

Observe que x e 3.000 – x não podem ser negativos, a região de interesse (domínio do problema) é o
intervalo [0, 3.000], onde devemos encontrar o mínimo absoluto de C.
Agora é só derivar C e igualar a zero para encontrar seus pontos críticos.
Abraço qualquer coisa poste a sua dúvida.
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por johnny » Ter Abr 12, 2011 01:37
para resolver a derivada troco a raiz por e elevo a 1/2,
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johnny
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por johnny » Ter Abr 12, 2011 01:44
n com sigo resolver a derivada.
pode me ajudar
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johnny
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por FilipeCaceres » Ter Abr 12, 2011 01:45
Esta vai ser a derivada,

Tente chegar nela, se tiver dúvida poste novamente.
Abraço.
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FilipeCaceres
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por johnny » Ter Abr 12, 2011 02:00
n consegui chegar ate essa derivada, mas continuei a resouver. ficol assim.
![\sqrt[]{{900}^{2}+{x}^{2}}=5x-4 \sqrt[]{{900}^{2}+{x}^{2}}=5x-4](/latexrender/pictures/ee4131b4579039d1f126eb916f7ab22a.png)
corta-se a raiz
900+x=5x-4
900+4=5x-x
4x=904
x=904/4
x=226
esta correto
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johnny
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por FilipeCaceres » Ter Abr 12, 2011 02:11
Fazendo

temos,


Elevando ao quadrado, temos



Como x deve ser positivo e
![\epsilon [0, 3.000] \epsilon [0, 3.000]](/latexrender/pictures/7aaabefd9e92f142b5bab247b8efcfca.png)
, segue que é o único ponto crítico de C, no domínio
de interesse.
Para saber se é mínimo absoluto precisamos comparar o valor de C neste ponto com
os valores nos extremos do domínio. Assim, temos:

,

e

.
Portanto, que o custo mínimo para a instalação do cabo será de R$ 14.700,00 e, para obtê-lo,
o cabo deverá percorrer 1.800 metros por terra, a partir da fábrica, e depois ir por água até a usina.
Abraço.
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por johnny » Ter Abr 12, 2011 02:20
se n for pedir muito gostaria de entender como vc chegou aquela derivada, pode me ensinar apartir da equação
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johnny
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por FilipeCaceres » Ter Abr 12, 2011 10:09
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por johnny » Qua Abr 13, 2011 00:21
obrigado pela sua esplicação me ajudou bastante. brigadão
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johnny
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Aproveite a leitura. Bons estudos!
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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