por Thiagom » Ter Nov 02, 2010 17:54
Uma das coisas que mais me da raiva no ensino superior publico do brasil eh que: o aluno eh que tem que se virar pra aprender, pois professor so ensina o basicão e quando voce se depara com algo mais avançado voce fica todo bolado...
Enfim, meu professor de calculo passou um trabalho que eu to penando pra fazer, e tou vindo aqui como ultimo recurso antes deu desistir de novo dessa cadeira...
O limite eh o seguinte
![\lim_{x\rightarrow2}\frac{\sqrt[3]{5x-2}-2}{\sqrt[2]{x-1}-1} \lim_{x\rightarrow2}\frac{\sqrt[3]{5x-2}-2}{\sqrt[2]{x-1}-1}](/latexrender/pictures/1a995369b61d86c46d174fe2c5af639c.png)
tentei multiplicar pelos conjugados, mas da sempre indeterminação, depois tenti multiplicar usando a formula dos cubos, mas mesmo assim anda da indeterminação no numerador... eu não sei mais o que fazer.... a ficha da como resultado: 5/6
Desculpem raiva, mas esse limite realmente me conseguiu tirar do sério...
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por Neperiano » Ter Nov 02, 2010 18:16
Ola
Tem uma regra que se chama regra de L'hopital, quando de 0 emcima e 0 embaixo, voce deriva emcima e embaixo separadamente, talvez tenha que usar ela, tente uma vez.
Atenciosamente
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por Thiagom » Ter Nov 02, 2010 18:54
esqueci de dizer, ele pede que nao use lhopital
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por Moura » Ter Dez 14, 2010 11:55
P = NP
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por MarceloFantini » Ter Dez 14, 2010 13:50
Moura, o rapaz pediu para resolver sem L'Hopital como regra do professor.
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por Moura » Ter Dez 14, 2010 16:40
Tudo bem, não serve p/ ele, mas pode ser útil p/ outra pessoa.

P = NP
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por VtinxD » Sáb Dez 18, 2010 14:34
Tenho uma ideia espero que esteja certa...não sou um grande conhecedor de limites hehe mas gosto de limites que precisam apenas de manipulações algébricas.
![\lim_{x\rightarrow2}=\frac{\sqrt[3]{5x-2}+\sqrt[3]{8}}{\sqrt[2]{x-1}-1} \lim_{x\rightarrow2}=\frac{\sqrt[3]{5x-2}+\sqrt[3]{8}}{\sqrt[2]{x-1}-1}](/latexrender/pictures/9679ead680d424f566ae214dc39366d0.png)
Agora utilizando a formula dos cubos:

.Sendo
![a=\sqrt[3]{5x-2} a=\sqrt[3]{5x-2}](/latexrender/pictures/ee60c604b6a2c52d9cdfc17dd6adb3bd.png)
e
![b=\sqrt[3]{8} b=\sqrt[3]{8}](/latexrender/pictures/4d4896e7b9ae7153f04f389900a1f4f0.png)
temos:
![\frac{{\sqrt[3]{5x-2}}^{3}-{\sqrt[3]{8}}^{3}}{\left({(\sqrt[3]{5x-2})}^{2}+\sqrt[3]{5x-2}\sqrt[3]{8}+{(\sqrt[3]{8})}^{2} \right)}=\left(\sqrt[3]{5x-2}-\sqrt[3]{8} \right) \frac{{\sqrt[3]{5x-2}}^{3}-{\sqrt[3]{8}}^{3}}{\left({(\sqrt[3]{5x-2})}^{2}+\sqrt[3]{5x-2}\sqrt[3]{8}+{(\sqrt[3]{8})}^{2} \right)}=\left(\sqrt[3]{5x-2}-\sqrt[3]{8} \right)](/latexrender/pictures/9d88f13e227b0f373206658d547cc57e.png)
.Agora jogando no limite,conseguimos:
![\lim_{x\rightarrow2}=\frac{\frac{{\sqrt[3]{5x-2}}^{3}-{\sqrt[3]{8}}^{3}}{\left({(\sqrt[3]{5x-2})}^{2}+\sqrt[3]{5x-2}\sqrt[3]{8}+{(\sqrt[3]{8})}^{2} \right)}}{\sqrt[2]{x-1}-1} \lim_{x\rightarrow2}=\frac{\frac{{\sqrt[3]{5x-2}}^{3}-{\sqrt[3]{8}}^{3}}{\left({(\sqrt[3]{5x-2})}^{2}+\sqrt[3]{5x-2}\sqrt[3]{8}+{(\sqrt[3]{8})}^{2} \right)}}{\sqrt[2]{x-1}-1}](/latexrender/pictures/a65827f640f8c3b7e0c02ce5d81fe499.png)
.Arrumando um pouco:
![\lim_{x\rightarrow2}=\frac{5(x-2)}{\left({(\sqrt[3]{5x-2})}^{2}+2\sqrt[3]{5x-2}+4 \right).(\sqrt[2]{x-1}-1)} \lim_{x\rightarrow2}=\frac{5(x-2)}{\left({(\sqrt[3]{5x-2})}^{2}+2\sqrt[3]{5x-2}+4 \right).(\sqrt[2]{x-1}-1)}](/latexrender/pictures/6df9f45aa71af00fc73111d0e7d8c350.png)
.Agora multiplicando pelo "conjugado" em baixo e em cima:
![\lim_{x\rightarrow2}=\frac{5(x-2)}{\left({(\sqrt[3]{5x-2})}^{2}+2\sqrt[3]{5x-2}+4 \right).(\sqrt[2]{x-1}-1)}.\frac{\sqrt[2]{x-1}+1}{\sqrt[2]{x-1}+1} \lim_{x\rightarrow2}=\frac{5(x-2)}{\left({(\sqrt[3]{5x-2})}^{2}+2\sqrt[3]{5x-2}+4 \right).(\sqrt[2]{x-1}-1)}.\frac{\sqrt[2]{x-1}+1}{\sqrt[2]{x-1}+1}](/latexrender/pictures/fdbbd98ec8ba95473be3420d90d9ffc4.png)
![\Rightarrow \lim_{x\rightarrow2}=\frac{5(x-2)(\sqrt[2]{x-1}+1)}{\left({(\sqrt[3]{5x-2})}^{2}+2\sqrt[3]{5x-2}+4 \right).(x-2)} \Rightarrow \lim_{x\rightarrow2}=\frac{5(x-2)(\sqrt[2]{x-1}+1)}{\left({(\sqrt[3]{5x-2})}^{2}+2\sqrt[3]{5x-2}+4 \right).(x-2)}](/latexrender/pictures/3d8672ebd6628b4ad5edc58e4d9d4145.png)
.Cortando o (x-2),temos uma função em baixo que só possui raiz complexa e em cima uma que não vai dar zero quando for colocada igual a 2.
![\lim_{x\rightarrow2}=\frac{5(\sqrt[2]{x-1}+1)}{\left({(\sqrt[3]{5x-2})}^{2}+2\sqrt[3]{5x-2}+4 \right).}=\frac{5(2)}{(4+4+4)}=\frac{5}{6} \lim_{x\rightarrow2}=\frac{5(\sqrt[2]{x-1}+1)}{\left({(\sqrt[3]{5x-2})}^{2}+2\sqrt[3]{5x-2}+4 \right).}=\frac{5(2)}{(4+4+4)}=\frac{5}{6}](/latexrender/pictures/e5a26c3cdebafdb2189873cf10e2370f.png)
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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