por ezidia51 » Sex Set 07, 2018 17:21
Alguém sabe como resolver estes problemas usando derivadas?
1-Uma peça de formato cilíndrico está em processo de aquecimento e, neste processo, está se dilatando. Suas dimensões estão variando da maneira que segue: quando o raio da base r=r(t) vale 8 cm , ele está aumentando a uma taxa de 1 cm/s e, neste instante, a altura vale 10 cm e está aumentando a uma taxa de 3 cm/s.
Calcule a taxa de variação do volume do cilindro neste instante. Adote pi=3
2-Num acidente ecológico em que ocorreu vazamento de óleo de um navio cargueiro, os especialistas envolvidos no evento detectaram que a mancha de óleo era de formato aproximadamente circular e que, num determinado instante, o raio desta mancha era de 300 m e aumentava a uma taxa de 20m/h. Calcule a que velocidade aumentava a área da mancha neste instante. Adote ..pi=3
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por Gebe » Sex Set 07, 2018 22:49
1) O volume do cilindro varia em função do Raio e da Altura. O raio e a altra por sua vez variam em função do tempo.
Perceba que para achar a variação do volume no tempo, precisaremos na verdade achar a sua variação em relação ao raio e a altura.
Podemos fazer isto aplicando a regra da cadeia:
Como ja temos a variação do volume com o tempo e da altura com o tempo, basta avaliarmos dV/dR e dV/dH
Por fim, temos os valores de R e H no momento de observação:
2)Seguindo a mesma linha do anterior, teremos:
Como ja temos a variação da area com o tempo , basta avaliarmos dA/dR
Por fim, temos os valores de R no momento de observação:
Espero ter ajudado, qualquer duvida deixe msg.
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por ezidia51 » Sáb Set 08, 2018 19:47
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por ezidia51 » Sáb Set 08, 2018 20:57
Você poderia dar uma olhada nestes cálculos de derivada que eu fiz.Fiquei com dúvida na derivada terceira função.Obrigada
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por Gebe » Dom Set 09, 2018 00:45
1) Tua resolução está certa, mas tu marcou a alternativa errada. Se simplificar a fração dará a alternativa (a).
2) Certo
3) Certo se o "-3x^2sen(x^3)" estiver fora da resposta.
4) Certo
Bons estudos!
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por ezidia51 » Dom Set 09, 2018 15:15
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por Gebe » Dom Set 09, 2018 15:29
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por ezidia51 » Seg Set 10, 2018 19:43
Olá vc poderia me ajudar com este exercício de gráfico.Estou meia confusa em como montar os cálculos?
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por ezidia51 » Seg Set 10, 2018 19:46
Segue aqui o gráfico referente as questões.Se vc puder me ajudar eu agradeço muito.
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por Gebe » Ter Set 11, 2018 05:00
4)
Vamos primeiro achar a relação entre os dois triangulos retangulos que destaco na figura.
Agora perceba que temos 'y' em função de 'x', logo basta substituirmos esta espressão na formula da area:
5)
Para minimizar a area vamos utilizar a
derivada primeira de A(x) e igualar a zero:
x = 0 pode ser descartado e ficamos com o x = 8.
Este x = 8 vai ser o ponto da reta com ordenada nula (y = 0). Temos agora dois pontos (4 , 2) e (8 , 0).
Vamos achar a equação da reta que une estes pontos:
Coef. angular = (4 - 8) / (2 - 0) = -0.5
Eq. da reta: (y - 0) = -0.5 (x - 8)
Eq. da reta: y = -0.5x + 4 ou y = -x/2 + 4
Bons estudos!
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por ezidia51 » Ter Set 11, 2018 19:25
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por Gebe » Qua Set 12, 2018 04:43
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por ezidia51 » Qua Set 12, 2018 22:20
Olá vc poderia me ajudar e ver se eu fiz estes exercícios corretamente?Muito Obrigada
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por Gebe » Qui Set 13, 2018 12:55
1)
Certo, considerando que seja "-3x³" e não "-3x²" como está escrito. A alternativa, no entanto, pode ser ambigua, porque não deixa claro se está considerando o 0 um minimo local ou global. Logo convém destacar que 0 é minimo local.
2)
Errado
A função é decrescente quando sua derivada primeira é negativa e crescente quando é positiva.
f(x) = x³ - 9x² + 12
f '(x) = 3x² - 18x
Para que f '(x) < 0 (decrescente) :
3x² - 18x < 0
Como estamos tratando de uma função quadratica de concavidade voltada para cima ('a' > 0) e com Delta > 0 (Delta = 324), sabemos que os valores negativos acontecem entre as duas raizes, ou seja, no intervalo aberto (0 , 6).
3)
Certo
4)
Certo
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por ezidia51 » Qui Set 13, 2018 18:54
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por Gebe » Qui Set 13, 2018 18:57
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por ezidia51 » Sex Set 14, 2018 16:05
Você poderia me ajudar com estas 3 questões porque não consegui entender o enunciado.Todas as 3 perguntas estão baseadas no enunciado da função,mas não consegui entender por causa do número 2 na chave.Obrigado
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por Gebe » Sex Set 14, 2018 16:38
O enunciado só está destacando que "x = 2" não está no dominio da função. Perceba que se tentarmos jogar o valor 2 na função teremos uma divisão por 0 (zero).
Outra forma, que se acha mais comumente do enunciado é: "f R - {2} -> R" (com sinal de subtração).
Resposta: letra a
Vale ressaltar também que, embora o 2 não esteja no dominio, podemos avaliar como a função se comporta perto desse valor tomando-se o limite.
Assim que puder vejo as outras questões (escrevendo do celular).
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por ezidia51 » Sex Set 14, 2018 17:55
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por Gebe » Sex Set 14, 2018 20:17
Complementando a 1ª questão:
Nos dois primeiros
limites, com tendência a +infinito e menos infinito temos uma indeterminação (inf/inf e -inf/-inf).
Podemos utilizar l'Hopital para resolve-la derivando numerador e denominador. Com isso, nos dois casos chegamos ao resultado do
limite igual a 2/3.
O dois outros
limites,
limite lateral pela direita e pela esquerda respectivamente tendendo a 2, podem ser interpretados assim:
Se pegarmos um valor ligeiramente menor que 2, digamos 1.999999999, e substituirmos na função veremos que a tendência é de atingir um valor negativo grande, ou seja, ao nos aproximarmos de 2 pela esquerda a função tenderá a -infinito. De forma semelhante ao nos aproximarmos pela direita a função tenderá a +infinito.
2) Como as alternativas afirmam quanto a inclinação da curva (crescente/decrescente), vamos avaliar o sinal da
derivada primeira. Intervalos de
derivada positiva indicam um intervalo crescente, e negativa intervalos decrescentes.
f '(x) = -12/(3x-6)²
O denominador (3x-6)² é sempre positivo, logo a
derivada será sempre negativa e, portanto, a curva é decrescente em todo seu domínio. Veja parte dessa curva:
- Sem título.png (9.1 KiB) Exibido 61586 vezes
3) As alternativas aqui abordam a concavidade da curva. Como a
derivada segunda f ''(x) = 8/[3(x-2)³] não possui zeros (verificar!), ou seja, possíveis inflexões da curva, vamos dividir a analise na sua indeterminação (x=2).
A concavidade é dada pelo sinal da
derivada segunda, se positiva a concavidade é para cima, se negativa concavidade para baixo.
Para x<2 a
derivada segunda tem valores negativos, logo concavidade para baixo.
Para x>2 a
derivada segunda tem valores positivos, logo concavidade para cima.
I -> Errada
II -> Certo
III -> Certo
Qualquer duvida, deixa msg.
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por ezidia51 » Sáb Set 15, 2018 19:41
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por Gebe » Sáb Set 15, 2018 20:34
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por ezidia51 » Ter Set 25, 2018 21:09
Olá ,você poderia olhar estes exercícios para ver se estão corretos?Obrigado
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por Gebe » Ter Set 25, 2018 22:19
1) certo
2a) Tem um erro na integração do "6x^5", fica apenas x^6 e não (x^6)/6.
2b) Aqui tu te enganou ao integrar o "cos(x)". A integral de cos(x) é sen(x) e não -sen(x). Ajuda a lembrar pensando: "Que função ao derivarmos tem como resultado cos(x)".
2c) certo
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por ezidia51 » Ter Set 25, 2018 23:00
Ah entendi!!!Muito obrigado.Então o exercício 2b ficaria sen(x)+cos(x)+C
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por Gebe » Ter Set 25, 2018 23:09
exato, sen(x)+cos(x)+C
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por ezidia51 » Ter Set 25, 2018 23:13
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por ezidia51 » Sex Set 28, 2018 15:05
Olá tudo bem?Você poderia me ajudar a resolver esses problemas envolvendo cálculo de área de gráfico?Fico muito agradecida se vc puder me ajudar.
1-Calcule a área da região abaixo do gráfico da função
, acima do eixo das abscissas, e entre as retas verticais x=1 e x=3.
2-6-Calcule a área da região limitada pelos gráficos das funções
(Sugestão: Esboce os gráficos de f(x)=x^6 e g(x)=x^2 , determine os pontos de intersecção, marque a região A e descubra qual é o gráfico que limita A por cima e qual é o gráfico que limita A por baixo).
Os exercícios pedem que seja feito um cálculo para expressar essas áreas e eu não sei como fazer.Segue anexo os exercícios.
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por Gebe » Sex Set 28, 2018 21:42
A area definida por uma (ou mais funções) pode ser determinada por integração.
A
integral de uma função determina a area entre a sua curva e o eixo das abscissas (quando a função é dada em "x").
ex.:
- areas.png (6.51 KiB) Exibido 61346 vezes
Observe que no segundo exemplo a
integral dará um valor negativo, logo colocamos o sinal negativo na frente.
Uma das consequencias dessa ultima observação é que funções que tenham parte positiva e parte negativa ( ex.: sen(x) ), devem ser particionadas para uma correta determinação da area. Por exemplo, se tentarmos achar a area entre sen(x) de 0 a 2pi (um periodo inteiro) e o eixo "x" sem particionar previamente o seno acharemos o valor 0.
Com isso dito, a dica é, sempre que possivel, desenhe as curvas antes de começar os calculos.
1) Aqui queremos a area entre a curva dada e o eixo "x". As retas verticais mencionadas são os
limites laterais desta area, ou seja, serão os
limites de integração.
- area1.png (3.98 KiB) Exibido 61346 vezes
2) Perceba aqui que não é dado os
limites laterais da area. Estes
limites serão dados pela intersecção das duas curvas como pode ser visto no desenho abaixo.
- area2.png (8.6 KiB) Exibido 61346 vezes
obs.: f(x) em vermelho e g(x) em azul
Sabemos que a
integral nos da a area entre a curva e o eixo "x", portanto a area destacada (entre as curvas) pode ser escrita como a area da curva que limita superiormente ( g(x) ) subtraindo-se a area da curva que limita inferiormente a a região destacada.
Para pode calcular essa area precisamos dos
limites de integração. Esses
limites, como já mencionado, são dados pela intersecção das curvas. Para achar achar estes valores, fazemos:
Qualwuer duvida deixa msg.
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por ezidia51 » Sex Set 28, 2018 22:30
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {
} e B = {
}, então o número de elementos A
B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {
} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {
} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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