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Geometria Euclidiana Plana ensino superior

Geometria Euclidiana Plana ensino superior

Mensagempor Catalao » Qui Ago 23, 2012 14:54

Oi pessoal, tudo bem?
Eu estou fazendo faculdade de matematica e estou no primeiro ano. Estou com algumas dificuldades em algumas matérias, pois tive um péssimo colegial.
Minha dúvida é a seguinte: Estou tendo Geometria Euclidiana Plana agora nesse semestre e gostaria que alguem pudesse me sugerir um metodo de estudo, pq n estou entendendo mta coisa. Parece que a minha prof complica. As provas por teoremas e axiomas. Estou tentando estudar mais e me dedicar mais nesse semestre.
Gostaria que alguem me ajudasse e me desse algumas dicas.
Grata.
Catalao
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Re: Geometria Euclidiana Plana ensino superior

Mensagempor MarceloFantini » Qui Ago 23, 2012 16:26

Boa tarde Catalão. As dificuldades no ingresso da universidade são comuns, acredito que seja minoria que tenha um ensino médio muito bom a tal ponto que não sinta o início do curso pesado. Dito isto, seria bom se você pudesse especificar um pouco mais suas dificuldades, talvez com exercícios que você tentou fazer ou que sua professora fez e você não compreendeu o desenvolvimento/método/raciocínio. Assim, atacamos as dúvidas diretamente e não perdemos tempo com conselhos que podem ser vagos.
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Re: Geometria Euclidiana Plana ensino superior

Mensagempor Catalao » Seg Ago 27, 2012 00:09

Olá, MarceloFantini, desculpe a demora para responder... esse foi o único tempo que tive.
Então n sei explicar direito. Quando foi provar um teorema me complico toda, n sei se tenho q rever coisas do ensino médio. Gostaria de n reprovar nessa materia e vou estudar pra isso mas preciso ser direcionada.
Na mat do ensino superior como vc sabe a geo euclidiana plana é mais provar os teoremas, então talvez seja mais isso q fico em duvida. Mesmo assim estou pretendendo rever coisas do ens. medio ( q estou achando q nem tive).
Se vc tiver algum conselho eu agradeço.
E obrigada por responder ao meu tópico.
Grata.
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Re: Geometria Euclidiana Plana ensino superior

Mensagempor MarceloFantini » Seg Ago 27, 2012 08:51

Rever coisas do ensino médio é bom, mas não rever resultados: rever demonstrações. Matemática se faz provando resultados, que são seus problemas. Geometria euclideana plana é um bom começo para treinar. Existem teoremas bem complicados, procure tentar demonstrar coisas mais simples. A maneira que mais podemos ajudar é, quando se deparar com algo que não consegue resolver, traga para o fórum e tentaremos provar.
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Re: Geometria Euclidiana Plana ensino superior

Mensagempor LuizAquino » Seg Ago 27, 2012 09:55

Catalao escreveu:Oi pessoal, tudo bem?
Eu estou fazendo faculdade de matematica e estou no primeiro ano. Estou com algumas dificuldades em algumas matérias, pois tive um péssimo colegial.
Minha dúvida é a seguinte: Estou tendo Geometria Euclidiana Plana agora nesse semestre e gostaria que alguem pudesse me sugerir um metodo de estudo, pq n estou entendendo mta coisa. Parece que a minha prof complica. As provas por teoremas e axiomas. Estou tentando estudar mais e me dedicar mais nesse semestre.
Gostaria que alguem me ajudasse e me desse algumas dicas.


A dificuldade com exercícios de demonstração é algo comum entre os alunos da área de exatas. Não é a sua professora que "está complicando". Esse tipo de exercício é naturalmente trabalhoso.

Vide o que foi discutido no tópico abaixo:

Dificuldade em exercícios de demonstração

viewtopic.php?f=120&t=7037
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Re: Geometria Euclidiana Plana ensino superior

Mensagempor Catalao » Seg Ago 27, 2012 13:15

MarceloFantini e LuizAquino, agradeço a atenção que me disponibilizaram. Entrei no tópico que o LuizAquino falou e achei mto interessante os comentários do pessoal. Baixei os 2 livros que foram recomendados. Agora é estudar. Mesmo assim vou rever um pouco da geo plana do ens. médio.
Depois faço um post falando da minha experiência. Se conseguir me dar bem kkkkkkkkk.
Grata.
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Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Qui Out 13, 2011 22:46

Divida o numero 35 em partes diretamente proporcionais a 4, 10 e 14. Em seguida divida o mesmo numero em partes proporcionais a 6, 15 e 21. explique por que os resultados sao iguais.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Sáb Out 15, 2011 10:25

POR GENTILEZA PODEM VERIFICAR SE O MEU RACIOCINIO ESTÁ CERTO?

P1 = K.4 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P1= 5
P2 = K.10 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P2= 12,50
P3 = K.13 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P3= 17,50

P1+P2+P3 = 35
K.4+K.10+K.13 = 35
28 K = 35
K= 1,25


P1 = K.6 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P1= 5
P2 = K.15 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P2 = 12,50
P3 = K.21 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P3 = 17,50
K.6+K.15+K.21 = 35
42K = 35
K= 0,833


4/6 =10/15 =14/21 RAZÃO = 2/3

SERÁ QUE ESTÁ CERTO?
ALGUEM PODE ME AJUDAR A EXPLICAR MELHOR?
OBRIGADA
SILVIA


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Dom Out 16, 2011 00:37

utilize a definição e não se baseie no exercícios resolvidos da redefor, assim você terá mais clareza, mas acredito que sua conclusão esteja correto, pois o motivo de darem o mesmo resultado é pq a razão é a mesma.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Marcos Roberto - Dom Out 16, 2011 18:24

Silvia:
Acho que o resultado é o mesmo pq as razões dos coeficientes e as razões entre os números são inversamente proporcionais.

Você conseguiu achar o dia em que caiu 15 de novembro de 1889?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: deiasp - Dom Out 16, 2011 23:45

Ola pessoal
Tb. estou no redefor
O dia da semana em 15 de novembro de 1889, acredito que foi em uma sexta feira


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 06:23

Bom dia,
Realmente foi uma sexta feira, como fazer os calculos para chegar ?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 07:18

Para encontrar o dia que caiu 15 de novembro de 1889 você deve em primeiro lugar encontrar a quantidade de anos bissextos que houve entre 1889 à 2011, após isso dá uma verificada no ano 1900, ele não é bissexto, pois a regra diz que ano que é múltiplo de 100 e não é múltiplo de 400 não é bissexto.
Depois calcule quantos dias dão de 1889 até 2011, basta pegar a quantidade de anos e multiplicar por 365 + 1 dia a cada ano bissexto (esse resultado você calculou quando encontrou a quantidade de anos bissextos)
Pegue o resultado e divida por 7 e vai obter o resto.
obtendo o resto e partindo da data que pegou como referência conte a quantidade do resto para trás da semana.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 07:40

Bom dia,
Será que é assim:
2011 a 1889 são 121 anos sendo , 30 anos bissextos e 91 anos normais então temos:
30x366 = 10.980 dias
91x365 = 33.215 dias
incluindo 15/11/1889 - 31/12/1889 47 dias
33215+10980+47 = 44242 dias

44242:7 = 6320 + resto 2

è assim, nâo sei mais sair disso.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 10:24

que tal descontar 1 dia do seu resultado, pois 1900 não é bissexto, ai seria 44241 e quando fizer a divisão o resto será 1
como etá pegando base 1/01/2011, se reparar bem 01/01/2011 sempre cai no mesmo dia que 15/01/2011, sendo assim se 01/01/2011 caiu em um sábado volte 1 dia para trás, ou seja, você está no sábado e voltando 1 dia voltará para sexta.então 15/11/1889 cairá em uma sexta


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Kiwamen2903 - Seg Out 17, 2011 19:43

Boa noite, sou novo por aqui, espero poder aprender e ajudar quando possível! A minha resposta ficou assim:


De 1889 até 2001 temos 29 anos bissextos a começar por 1892 (primeiro múltiplo de 4 após 1889) e terminar por 2008 (último múltiplo de 4 antes de 2011). Vale lembrar que o ano 1900 não é bissexto, uma vez que é múltiplo de 100 mas não é múltiplo de 400.

De um ano normal para outro, se considerarmos a mesma data, eles caem em dias consecutivos da semana. Por exemplo 01/01/2011 – sábado, e 01/01/2010 – sexta.

De um ano bissexto para outro, se considerarmos a mesma data, um cai dois dias da semana depois do outro. Por exemplo 01/01/2008 (ano bissexto) – Terça – feira, e 01/01/09 – Quinta-feira.

Sendo assim, se contarmos um dia da semana de diferença para cada um dos 01/01 dos 122 anos que separam 1889 e 2011 mais os 29 dias a mais referentes aos anos bissextos entre 1889 e 2011, concluímos que são 151 dias da semana de diferença, o que na realidade nos trás: 151:7= 21x7+4, isto é, são 4 dias da semana de diferença. Logo, como 15/11/2011 cairá em uma terça-feira, 15/11/1889 caiu em uma sexta-feira.