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por bmachado » Seg Mar 05, 2012 22:55
O retângulo ABCD representa um terreno, e o trapézio sombreado, uma
construção a ser feita nele. Por exigências legais, essa construção deve ter uma área, no mínimo,
igual a 45% e, no máximo, igual a 60% do terreno. Determine os possíveis valores de x
Obs; N sei fazer imagem no site, segue link do retangulo:/www.colegioibituruna.com.br/2011/Downloads/Recuperacao/4_bimestre/Matematica%20-%203%20serie%20-%20EM.pdf
Obrigado, pois, ja achei dois resultados, porem, n o correto, que é (17,26)
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bmachado
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por fraol » Seg Mar 05, 2012 23:22
Para colocar uma imagem no site, você pode fazer o seguinte:
Escolher "Adicionar um anexo" na parte debaixo da caixa de digitação da postagem, então escolher o arquivo, colocar um título para a imagem e clicar no botão "Adicionar um anexo". Depois disso, caso queira que a imagem apareça junto com a postagem você pode clicar no botão "Insira na linha" que fica junto da imagem na parte de baixo da sua digitação, como fiz aqui.
- terreno
- terreno.png (28.65 KiB) Exibido 3695 vezes
Quanto ao problema você pode resolvê-lo, respondendo as seguintes questões:
1) Qual é a área total do terreno?
2) Quanto é 45% dessa área total?
3) Quanto é 60% dessa área total?
4) Qual é a área da construção, no caso um trapézio de base maior
m, base menor 10m e altura 12m?
(será uma função de primeiro grau em
)
5) Agora você deve colocar que a função obtida em 4) deve ser maior que o resultado obtido em 2).
6) Também deve colocar que a função obtida em 4) deve ser menor que o resultado obtido em 3).
Ao desenvolver os passos acima você obterá exatamente a resposta do problema.
Quer tentar?
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fraol
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por bmachado » Seg Mar 05, 2012 23:37
fraol escreveu:Para colocar uma imagem no site, você pode fazer o seguinte:
Escolher "Adicionar um anexo" na parte debaixo da caixa de digitação da postagem, então escolher o arquivo, colocar um título para a imagem e clicar no botão "Adicionar um anexo". Depois disso, caso queira que a imagem apareça junto com a postagem você pode clicar no botão "Insira na linha" que fica junto da imagem na parte de baixo da sua digitação, como fiz aqui.
terreno.png
Quanto ao problema você pode resolvê-lo, respondendo as seguintes questões:
1) Qual é a área total do terreno?
2) Quanto é 45% dessa área total?
3) Quanto é 60% dessa área total?
4) Qual é a área da construção, no caso um trapézio de base maior
m, base menor 10m e altura 12m?
Vou tentar de novo e retorno obrigado pelo passos
(será uma função de primeiro grau em
)
5) Agora você deve colocar que a função obtida em 4) deve ser maior que o resultado obtido em 2).
6) Também deve colocar que a função obtida em 4) deve ser menor que o resultado obtido em 3).
Ao desenvolver os passos acima você obterá exatamente a resposta do problema.
Quer tentar?
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bmachado
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por bmachado » Seg Mar 05, 2012 23:41
bmachado escreveu:fraol escreveu:Para colocar uma imagem no site, você pode fazer o seguinte:
Escolher "Adicionar um anexo" na parte debaixo da caixa de digitação da postagem, então escolher o arquivo, colocar um título para a imagem e clicar no botão "Adicionar um anexo". Depois disso, caso queira que a imagem apareça junto com a postagem você pode clicar no botão "Insira na linha" que fica junto da imagem na parte de baixo da sua digitação, como fiz aqui.
terreno.png
Quanto ao problema você pode resolvê-lo, respondendo as seguintes questões:
1) Qual é a área total do terreno? 360
2) Quanto é 45% dessa área total? 162
3) Quanto é 60% dessa área total? 216
4) Qual é a área da construção, no caso um trapézio de base maior
m, base menor 10m e altura 12m? (30x12)/2=180
Vou tentar de novo e retorno obrigado pelo passos
(será uma função de primeiro grau em
)
5) Agora você deve colocar que a função obtida em 4) deve ser maior que o resultado obtido em 2).
6) Também deve colocar que a função obtida em 4) deve ser menor que o resultado obtido em 3).
Ao desenvolver os passos acima você obterá exatamente a resposta do problema.
Quer tentar?
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por bmachado » Seg Mar 05, 2012 23:48
bmachado escreveu:bmachado escreveu:fraol escreveu:Para colocar uma imagem no site, você pode fazer o seguinte:
Escolher "Adicionar um anexo" na parte debaixo da caixa de digitação da postagem, então escolher o arquivo, colocar um título para a imagem e clicar no botão "Adicionar um anexo". Depois disso, caso queira que a imagem apareça junto com a postagem você pode clicar no botão "Insira na linha" que fica junto da imagem na parte de baixo da sua digitação, como fiz aqui.
terreno.png
Quanto ao problema você pode resolvê-lo, respondendo as seguintes questões:
1) Qual é a área total do terreno? 360
2) Quanto é 45% dessa área total? 162
3) Quanto é 60% dessa área total? 216
4) Qual é a área da construção, no caso um trapézio de base maior
m, base menor 10m e altura 12m? (30x12)/2=180
Vou tentar de novo e retorno obrigado pelo passos
(será uma função de primeiro grau em
)
5) Agora você deve colocar que a função obtida em 4) deve ser maior que o resultado obtido em 2).
6) Também deve colocar que a função obtida em 4) deve ser menor que o resultado obtido em 3).
Ao desenvolver os passos acima você obterá exatamente a resposta do problema.
Quer tentar?
Obrigado pelo processo pedagogico, consegui resolver, faleu, pois, eu estava já puto pq n conseguia!Abraco!
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bmachado
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {
} e B = {
}, então o número de elementos A
B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {
} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {
} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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