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Geometria plana - Semelhança de triangulos

Geometria plana - Semelhança de triangulos

Mensagempor Matheus Lacombe O » Sex Fev 10, 2012 16:08

obs: Calma! Não se assuste. Coloquei algumas explicações antes, fiz minha resolução logo abaixo e a dúvida em seguida (verde)

Um retângulo ABCD - de medidas 20cm x 15 cm - é cortado por uma linha djagonal do ponto a ao ponto A ao ponto D, de forma a gerar dois novos triangulos retângulos. Cada um destes dois triângulos retângulos é cortado por uma linha de altura da hipotenusa até o ângulo reto.

Imagem

Sendo assim, ao dividirmos o retângulo em dois, obtemos dois triângulos retângulos de base "a", catetos "b" e "c", altura "h" e "m" e "n" que são os segmentos formados na hipotenusa pela linha de altura.

Imagem

- O exercicío pede as medidas x e y.

Minha Resolução:

x=n

y=a-2n


a.h = b.c

25h=20.15

25h=300

h=300/25

h=12


b^2=a.m

20^2=25m

m=400/25

m=16


c^2=a.n

15^2=25.n

n=225/25

n=9

x=9


y=a-2n

y=25-2.9

y=25-18

y=7

Dúvida:

- Na resolução do livro "Matémática paratodos 8º série" o resultado desta questão (37, cap 1) aparece como sendo: x=1,8 e y=1,4. Tentei resolver fazendo a semelhança de triangulos lado-por-lado mas também não consegui. Onde foi que eu errei?
Matheus Lacombe O
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Re: Geometria plana - Semelhança de triangulos

Mensagempor LuizAquino » Dom Fev 12, 2012 15:09

Matheus Lacombe O escreveu:Um retângulo ABCD - de medidas 20cm x 15 cm - é cortado por uma linha diagonal do ponto a ao ponto A ao ponto D, de forma a gerar dois novos triangulos retângulos. Cada um destes dois triângulos retângulos é cortado por uma linha de altura da hipotenusa até o ângulo reto.

imagemqrb.jpg
imagemqrb.jpg (6.36 KiB) Exibido 7354 vezes


- O exercicío pede as medidas x e y.


Matheus Lacombe O escreveu:Minha Resolução:

x=n

y=a-2n


a.h = b.c

25h=20.15

25h=300

h=300/25

h=12


b^2=a.m

20^2=25m

m=400/25

m=16


c^2=a.n

15^2=25.n

n=225/25

n=9

x=9


y=a-2n

y=25-2.9

y=25-18

y=7


Matheus Lacombe O escreveu:Dúvida:

- Na resolução do livro "Matémática paratodos 8º série" o resultado desta questão (37, cap 1) aparece como sendo: x=1,8 e y=1,4. Tentei resolver fazendo a semelhança de triangulos lado-por-lado mas também não consegui. Onde foi que eu errei?


Você não errou. Considerando a figura, o gabarito correto é x = 9 e y = 7.
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Re: Geometria plana - Semelhança de triangulos

Mensagempor Matheus Lacombe O » Qua Fev 15, 2012 22:37

Ufa! Obrigado. Acho que não estou maluco..

Abraços.
Matheus Lacombe O
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?