-
-
Novo APOIA.se AjudaMatemática
por admin em Sáb Abr 25, 2020 19:01
- 0 Tópicos
- 482258 Mensagens
-
Última mensagem por admin
em Sáb Abr 25, 2020 19:01
-
-
Agradecimento aos Colaboradores
por admin em Qui Nov 15, 2018 00:25
- 0 Tópicos
- 544797 Mensagens
-
Última mensagem por admin
em Qui Nov 15, 2018 00:25
-
-
Ativação de Novos Registros
por admin em Qua Nov 14, 2018 11:58
- 0 Tópicos
- 508584 Mensagens
-
Última mensagem por admin
em Qua Nov 14, 2018 11:58
-
-
Regras do Fórum - Leia antes de postar!
por admin em Ter Mar 20, 2012 21:51
- 0 Tópicos
- 740018 Mensagens
-
Última mensagem por admin
em Ter Mar 20, 2012 21:51
-
-
DICA: Escrevendo Fórmulas com LaTeX via BBCode
por admin em Qua Ago 29, 2007 04:04
- 41 Tópicos
- 2189663 Mensagens
-
Última mensagem por Janayna
em Qui Abr 27, 2017 00:04
por manuoliveira » Seg Dez 13, 2010 21:45
Se a área de um terreno triangular é 90.000 vezes maior que a área da maquete desse terreno e se os lados do triângulo da maquete medem 4cm, 5cm e 6cm, então o perímetro do terreno é de 45m.
*A proposição está correta mas não estou conseguindo chegar no resultado! Agradeço quem puder ajudar!!
-
manuoliveira
- Usuário Parceiro
-
- Mensagens: 61
- Registrado em: Qui Abr 01, 2010 19:58
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Engenharia Química
- Andamento: cursando
por MarceloFantini » Ter Dez 14, 2010 02:14
A razão entre as áreas é a razão dos lados ao quadrado. Refaça usando este dado.
Futuro MATEMÁTICO
-
MarceloFantini
- Colaborador Moderador
-
- Mensagens: 3126
- Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Andamento: formado
por analauraa_b » Seg Mar 27, 2023 21:47
manuoliveira escreveu:Se a área de um terreno triangular é 90.000 vezes maior que a área da maquete desse terreno e se os lados do triângulo da maquete medem 4cm, 5cm e 6cm, então o perímetro do terreno é de 45m.
*A proposição está correta mas não estou conseguindo chegar no resultado! Agradeço quem puder ajudar!!
Devemos lembrar que a
área é uma grandeza bidimensional, portanto é possível afirmar que essa primeira escala está elevada ao quadrado em comparação à do perímetro. Logo, se a escala da
área está elevada ao quadrado, através de sua raiz obtemos a escala referente ao perímetro:
Escala
área = 1 cm : 90.000 cm
Escala perímetro = 1 cm : 300 cm
a = 4cm = 0,04m
b = 5 cm = 0,05m
c = 6 cm = 0,06m
P (maquete) = 0,15m
P (real) = 0,15 . 300 = 45m
-
analauraa_b
- Novo Usuário
-
- Mensagens: 1
- Registrado em: Seg Mar 20, 2023 19:25
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE
- Área/Curso: Eletrônica/Programação
- Andamento: formado
Voltar para Geometria Plana
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- Álgebra - UFSC
por thamaracm » Sáb Nov 10, 2012 06:44
- 1 Respostas
- 2699 Exibições
- Última mensagem por young_jedi
Sáb Nov 10, 2012 10:20
Álgebra Elementar
-
- Prisma ufsc 1996
por Maria Livia » Sáb Nov 10, 2012 10:25
- 2 Respostas
- 12262 Exibições
- Última mensagem por Maria Livia
Sáb Nov 10, 2012 10:47
Geometria Espacial
-
- [potência] Questao UFSC
por yuripa » Seg Ago 17, 2015 01:46
- 3 Respostas
- 2296 Exibições
- Última mensagem por nakagumahissao
Ter Ago 18, 2015 03:15
Aritmética
-
- Newsletter #1 - 04/09/2007
por admin » Ter Dez 11, 2007 18:08
- 0 Respostas
- 4171 Exibições
- Última mensagem por admin
Ter Dez 11, 2007 18:08
Informações Gerais
-
- Newsletter #2 - 28/09/2007
por admin » Ter Dez 11, 2007 19:11
- 1 Respostas
- 4648 Exibições
- Última mensagem por Neperiano
Sex Set 16, 2011 19:43
Informações Gerais
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {
} e B = {
}, então o número de elementos A
B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {
} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {
} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.