-
-
Novo APOIA.se AjudaMatemática
por admin em Sáb Abr 25, 2020 19:01
- 0 Tópicos
- 478108 Mensagens
-
Última mensagem por admin
em Sáb Abr 25, 2020 19:01
-
-
Agradecimento aos Colaboradores
por admin em Qui Nov 15, 2018 00:25
- 0 Tópicos
- 531228 Mensagens
-
Última mensagem por admin
em Qui Nov 15, 2018 00:25
-
-
Ativação de Novos Registros
por admin em Qua Nov 14, 2018 11:58
- 0 Tópicos
- 494812 Mensagens
-
Última mensagem por admin
em Qua Nov 14, 2018 11:58
-
-
Regras do Fórum - Leia antes de postar!
por admin em Ter Mar 20, 2012 21:51
- 0 Tópicos
- 704141 Mensagens
-
Última mensagem por admin
em Ter Mar 20, 2012 21:51
-
-
DICA: Escrevendo Fórmulas com LaTeX via BBCode
por admin em Qua Ago 29, 2007 04:04
- 41 Tópicos
- 2118582 Mensagens
-
Última mensagem por Janayna
em Qui Abr 27, 2017 00:04
por gustavoluiss » Dom Dez 05, 2010 23:44
Em um triângulo retângulo, a hipotenusa mede 40 m e a altura relativa a ela, 19,2 m .Calcule as medidas dos catetos.
Tava resolvendo ai tive que eleveta 768² e por numa equação biquadrada,é isso ?
Ou tem como fazer uma proporção com hipotenusa e os catetos e resolver de uma maneira mais simples ?
-
gustavoluiss
- Colaborador Voluntário
-
- Mensagens: 118
- Registrado em: Ter Nov 23, 2010 15:59
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Engenharia de Produção
- Andamento: cursando
por PedroSantos » Seg Dez 06, 2010 05:35
Também fiquei com uma dúvida:
Consideremos o triangulo ABC, retangulo em B e a hipotenusa como base do triangulo. Ao traçarmos um segmento de recta do vertice B prependicular à base,obtemos a altura em relação à base(hipotenusa) e dividimos o angulo reto em dois de 45º.
Ficamo com 2 triangulos, o ABD e o BCD, ambos retangulos em D. Se a divisão do angulo B deu origem a dois angulos de 45º e se D é retangulo, pode-se concluir que os angulos A e C têm 45º.
Será que o meu racicinio está correcto?
-
PedroSantos
- Usuário Ativo
-
- Mensagens: 20
- Registrado em: Qua Dez 01, 2010 16:38
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Área/Curso: ensino secundário
- Andamento: cursando
por fttofolo » Seg Dez 06, 2010 09:47
Pedro, você não pode concluir 2 ângulos de 45, pois não fala que o triângulo é isósceles.
Um exemplo:
- imagem1.JPG (5.26 KiB) Exibido 8072 vezes
-
fttofolo
- Usuário Dedicado
-
- Mensagens: 26
- Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:15
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: formado
por fttofolo » Seg Dez 06, 2010 10:10
Gustavo já resolvi por dois outros caminhos e as respostas são cabulosas. Não falta algum detalhe no enunciado?
-
fttofolo
- Usuário Dedicado
-
- Mensagens: 26
- Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:15
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: formado
por Elcioschin » Seg Dez 06, 2010 15:04
Gustavo
bc = ah ----> bc = 40*19,2 ----> bc = 768 ----> c = 768/b
b² + c² = a² ----> b² + (768/b)² = 40² -----> (b²)² - 1600b² + 768² = 0 ----> Bi-quadrada (ou equação do 2º grau na variável b²)
Discriminante ----> D = 1600² - 4*768² ----> D = 1600² - (2²)*(768²) ----> D = 1600² - (2*768)² ----> D = 1600² - 1536² ----> D = (1600 + 1536)*(1600 - 1536)
D = 3136*64 ----> D = (56)²*(8²) ----> V(D) = 56*8 ----> V(D) = 448
I) b² = (1600 + 448)/2 ----> b² = 1024 ----> b = 32 ----> c = 24
II) b² = (1600 - 448)/2 ----> b² = 1152 ----> b = 34 -----> c ~= 22,6
-
Elcioschin
- Colaborador Voluntário
-
- Mensagens: 624
- Registrado em: Sáb Ago 01, 2009 10:49
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Engenharia
- Andamento: formado
por gustavoluiss » Seg Dez 06, 2010 20:37
É tenque fazer uma equação biquadrada mesmo,feio hehe,questão do livro de nono ano.... vlw obrigado.
-
gustavoluiss
- Colaborador Voluntário
-
- Mensagens: 118
- Registrado em: Ter Nov 23, 2010 15:59
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Engenharia de Produção
- Andamento: cursando
Voltar para Geometria Plana
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- Hipotenusa de triangulo em funçao do perimetro e altura
por Shambaloso » Qua Jul 06, 2016 19:54
- 3 Respostas
- 2646 Exibições
- Última mensagem por adauto martins
Dom Jul 10, 2016 11:03
Geometria Plana
-
- help( quero achar altura em tronco de piramide)
por tou_atoladinha » Seg Jun 09, 2008 17:06
- 2 Respostas
- 5317 Exibições
- Última mensagem por tou_atoladinha
Ter Jun 10, 2008 13:38
Geometria Espacial
-
- Achar a altura de uma Pirâmide que inscreve-se um circulo
por Rose » Seg Jun 16, 2008 11:35
- 5 Respostas
- 9804 Exibições
- Última mensagem por admin
Qua Jun 18, 2008 17:42
Geometria Espacial
-
- Triangulo Retangulo - Medida de Catetos???
por loran » Ter Jul 02, 2013 17:46
- 1 Respostas
- 1568 Exibições
- Última mensagem por young_jedi
Ter Jul 02, 2013 20:06
Geometria Plana
-
- Determunar a área limitada pela parábola y= x²+1 e pela reta
por lucat28 » Ter Ago 30, 2011 19:32
- 2 Respostas
- 4706 Exibições
- Última mensagem por lucat28
Dom Set 04, 2011 11:45
Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 18 visitantes
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {
} e B = {
}, então o número de elementos A
B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {
} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {
} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.