• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

exerc.resolvido

exerc.resolvido

Mensagempor adauto martins » Qua Out 23, 2019 13:02

(ENE-escola nacional de engenharia da universidade do brasil,rj-exame de admissao 1953)
determinar o comprimento do menor segmento de reta que passa pelo ponto de coordenadas nao nula(a,b) e cujas extremidades estao sobre o eixos coordenados,supostos retangulares.
adauto martins
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 1171
Registrado em: Sex Set 05, 2014 19:37
Formação Escolar: EJA
Área/Curso: matematica
Andamento: cursando

Re: exerc.resolvido

Mensagempor adauto martins » Qua Out 23, 2019 13:23

soluçao:
vamos tomar o primeiro quadrante para efeito de calculo,mas vale para qquer quadrante.
seja M(x,0) e N(0,y) os ponto dos eixos extremos do segmento que contem o ponto(a,b).
entao temos a seguinte configuraçao,vamos imaginar.uma reta inclinada,passando por (a,b),formando um triangulo retangulo com os eixos,onde o angulo reto seja a origem,ou seja o triang.retangulo MON.construamos dentro desse triang.retangulo o triangulo MbP,onde b,é o ponto (0,b) e P(a,b).esses triangulos sao semelhante,logo teremos as proporçoes:

(bP/OM)=(bN/ON)\Rightarrow (a/x)=((y-b)/y)

daqui isolamos y=f(x),com algebrismos comuns(faça-os!),teremos:

y=bx/(x-a)...
bom,sabemos que o segmento MN, é a hipotenusa do triangulo maior,MON,logo:

MN=\sqrt[]{{x}^{2}+{y}^{2}}=\sqrt[]{{x}^{2}+{(bx/(x-a))}^{2}}

derivando MN,em relaçao a x, e igualando a zero,encontraremos o valor de x=f(a,b).esse sera o valor minimo ou valor maximo de MN.
verificaremos calculando a derivada segunda de MN,e verificando seu valor,que no caso deva ser positivo para qquer a e b,
mostrando ser ponto de minimo.entao aos interessados,termine-o...é calculo "pacas",mas compensa como exercicio e preparaçao...
adauto martins
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 1171
Registrado em: Sex Set 05, 2014 19:37
Formação Escolar: EJA
Área/Curso: matematica
Andamento: cursando


Voltar para Geometria Plana

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

 



Assunto: função demanda
Autor: ssousa3 - Dom Abr 03, 2011 20:55

alguém poderia me ajudar nesse exercício aqui Uma loja de CDs adquire cada unidade por R$20,00 e a revende por R$30,00. Nestas condições,
a quantidade mensal que consegue vender é 500 unidades. O proprietário estima que, reduzindo o preço para R$28,00, conseguirá vender 600 unidades por mês.
a) Obtenha a função demanda, supondo ser linear

Eu faço ensino médio mas compro apostilas de concursos para me preparar para mercado de trabalho e estudar sozinho não é fácil. Se alguém puder me ajudar aqui fico grato


Assunto: função demanda
Autor: ssousa3 - Seg Abr 04, 2011 14:30

Gente alguém por favor me ensine a calcular a fórmula da função demanda *-)