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Hipotenusa de triangulo em funçao do perimetro e altura

Hipotenusa de triangulo em funçao do perimetro e altura

Mensagempor Shambaloso » Qua Jul 06, 2016 19:54

Olá, jovens, essa é minha primeira dúvida aqui, entao perdoem quaisquer erros de conduta, por favor. Vamos ao ex:

Sabendo que a altura de um triângulo relativa a hipotenusa é 12, exprima o comprimento da hipotenusa em função do perímetro de tal triângulo.

Chamemos os catetos de A e B, hipotenusa de C.

Por semelhança entre de triângulos vem: 12/A=B/C de onde B = 12C/A (I)

Substituindo B no Teorema de Pitágoras vem: 144C²/A² + A² = C² de onde acharíamos A em função de C para depois substituir em (I) e achar B em função de C.

Dessa forma, a equação do perímetro 2p = A + B + C ficaria em função de C, de onde poderíamos finalmente tirar a resposta do exercício.

O problema é aquela equação biquadrada que é gerada pelo teorema de pitágoras, cuja solução leva a uma resolução extremamente trabalhosa. Por isso estou em dúvida se minha abordagem está correta e/ou se há mais jeitos de fazer o exercício.

Desde já obrigado!
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Re: Hipotenusa de triangulo em funçao do perimetro e altura

Mensagempor adauto martins » Sáb Jul 09, 2016 18:11

sejam x,y,h,os lados de um triangulo,no caso retangulo,pois foi dado q. a hipotenusa,tem uma relaçao de 12 com altura deste...vamos chamar y=altura,h=hipotenusa...o perimetro é a soma dos lados,entao...
p=x+y+h...h\succ y(por que?)\Rightarrow h=12y\Rightarrow x=\sqrt[]{{h}^{2}-{y}^{2}}...o problema pede p=f(h)\Rightarrow p=\sqrt[]{{h}^{2}-{(h/12)}^{2}}+h/12+h...ai é fazer as contas e...
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Re: Hipotenusa de triangulo em funçao do perimetro e altura

Mensagempor Shambaloso » Sáb Jul 09, 2016 19:42

Não amigo, no enunciado consta que a altura relativa a hipotenusa é 12 (unidades, centimetros, metros, o que vc preferir), e não que a hipotenusa é 12 vezes o comprimento da altura.
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Re: Hipotenusa de triangulo em funçao do perimetro e altura

Mensagempor adauto martins » Dom Jul 10, 2016 11:03

pois é meu caro,isso mesmo q. fiço...uma relaçao de proporcionalidade,nao vejo outra,pelo enunciado do problema...sedo um triang.retangulo(pq o enunciado diz hipotenusa) a hipotenusa é sempre maior q. os catetos,pisso h\succ y...logo teremos:
p=(\sqrt[]{143}h/12)+13/12h=h/12(\sqrt[]{143}+13)\Rightarrow h=12p/(\sqrt[]{143}+13)p=(\sqrt[]{143}h/12)+13/12h=h/12(\sqrt[]{143}+13)\Rightarrow h=12p/(\sqrt[]{143}+13)\Rightarrow h=12p.(\sqrt[]{143}-13)/(143-169)=12p.(13-\sqrt[]{143})/26\Rightarrow h=(6/13).(13-\sqrt[]{143})p...
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?