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por Shambaloso » Qua Jul 06, 2016 19:54
Olá, jovens, essa é minha primeira dúvida aqui, entao perdoem quaisquer erros de conduta, por favor. Vamos ao ex:
Sabendo que a altura de um triângulo relativa a hipotenusa é 12, exprima o comprimento da hipotenusa em função do perímetro de tal triângulo.
Chamemos os catetos de A e B, hipotenusa de C.
Por semelhança entre de triângulos vem: 12/A=B/C de onde B = 12C/A (I)
Substituindo B no Teorema de Pitágoras vem: 144C²/A² + A² = C² de onde acharíamos A em função de C para depois substituir em (I) e achar B em função de C.
Dessa forma, a equação do perímetro 2p = A + B + C ficaria em função de C, de onde poderíamos finalmente tirar a resposta do exercício.
O problema é aquela equação biquadrada que é gerada pelo teorema de pitágoras, cuja solução leva a uma resolução extremamente trabalhosa. Por isso estou em dúvida se minha abordagem está correta e/ou se há mais jeitos de fazer o exercício.
Desde já obrigado!
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Shambaloso
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por adauto martins » Sáb Jul 09, 2016 18:11
sejam x,y,h,os lados de um triangulo,no caso retangulo,pois foi dado q. a hipotenusa,tem uma relaçao de 12 com altura deste...vamos chamar y=altura,h=hipotenusa...o perimetro é a soma dos lados,entao...
...
(por que?)
...o problema pede
...ai é fazer as contas e...
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por Shambaloso » Sáb Jul 09, 2016 19:42
Não amigo, no enunciado consta que a altura relativa a hipotenusa é 12 (unidades, centimetros, metros, o que vc preferir), e não que a hipotenusa é 12 vezes o comprimento da altura.
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Shambaloso
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por adauto martins » Dom Jul 10, 2016 11:03
pois é meu caro,isso mesmo q. fiço...uma relaçao de proporcionalidade,nao vejo outra,pelo enunciado do problema...sedo um triang.retangulo(pq o enunciado diz hipotenusa) a hipotenusa é sempre maior q. os catetos,pisso
...logo teremos:
...
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adauto martins
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {
} e B = {
}, então o número de elementos A
B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {
} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {
} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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