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Duvida Geometria

Duvida Geometria

Mensagempor Lana » Qua Abr 24, 2013 20:28

(CEFET-MG)Segundo Semestre Graduação 2012
A figura abaixo representa o triângulo ABC e o paralelogramo AMOR
de áreas, respectivamente S1 e S2,
Imagem
Gabarito:S2=\frac{4}{9}S1
Obrigado!
Lana
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Re: Duvida Geometria

Mensagempor DanielFerreira » Qui Abr 25, 2013 18:57

Lana,
boa tarde!

triang.png
triang.png (15.93 KiB) Exibido 3361 vezes


Tentei representar a altura do \Delta CRO por h'

A altura do \Delta ABC por H. Portanto, a altura do paralelogramo é dada por (H - h').

Como \overline{RO} // \overline{AB}, temos:

\\ \frac{\overline{CR}}{\overline{CA}} = \frac{h'}{H} \\\\\\ \frac{x}{3x} = \frac{h'}{H} \Leftrightarrow \frac{1}{3} = \frac{h'}{H} \\\\ \boxed{H = 3h'}


Enfim, encontremos as áreas:

- S_1:

\\ S_1 = \frac{b \times h}{2} \\\\\\ S_1 = \frac{3z \times H}{2} \\\\\\ z \times H = \frac{2 \cdot S_1}{3} \\\\\\ z \times 3h' = \frac{2 \cdot S_1}{3} \\\\\\ \boxed{z \times h' = \frac{2 \cdot S_1}{9}}


- S_2:

\\ S_2 = b \times h \\\\ S_2 = z \times \left ( H - h' \right )  \\\\ S_2 = z \times 2h' \\\\ \boxed{z \times h' = \frac{S_2}{2}}


Igualando-as...

\\ \frac{2 \cdot S_1}{9} = \frac{S_2}{2} \\\\ 9 \cdot S_2 = 4 \cdot S_1 \\\\ \boxed{\boxed{\boxed{S_2 = \frac{4 \cdot S_1}{9}}}}
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
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Re: Duvida Geometria

Mensagempor Lana » Qui Abr 25, 2013 20:43

Muito obrigado amigo.
Eu tinha me esquecido que as relações de semelhança de em triangulo retângulo também se aplicavam para alturas.
Lana
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Re: Duvida Geometria

Mensagempor DanielFerreira » Sex Abr 26, 2013 20:18

Ok!

Até a próxima!!

Att,

Daniel.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?