por Padoan » Qui Fev 11, 2010 18:36
E aqui... eu também estava em dúvida nessa:
Em um triângulo equilátero, ABE, cujo lado mede a , e um quadrado, BCDE, cujo lado também mede a. Com base nessas informações, é CORRETO afirmar que a área do triângulo
ABC é
a) a² / 3
b) a² / 4
c) a² ?3 / 4
d) a² ?3 / 4
No caso seria uma piramide quadrangular com os lados de valor a, então eu fiz da seguinte forma:
a = l² ?3 /4
a = a² ?3/4
Beleza, opção C, porém no gabarito diz ser opção B... alguem saberia me ajudar?
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por MarceloFantini » Sex Fev 12, 2010 01:10
Boa noite Padoan.
O triângulo pedido não é equilátero. Veja o desenho:

Para calcular a área basta usar:

Espero ter ajudado.
Um abraço.
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por Padoan » Sex Fev 12, 2010 12:13
Ainda estou meio boiando...
Tipo, temos um quadrado de valores = a, um triangulo equilatero de lados de valores = a e temos que descobrir a area de um triangulo com base = a e um lado = a... ainda não entendi S:
Edit:
Aqui, consegui passar a imagem para cá... acabou que eu pensei que era uma piramide, eu so retardado auhauhau

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por Molina » Sex Fev 12, 2010 13:03
Temos que trata-se de um triângulo isósceles com dois lados
a e o lado AC (base do triângulo) que não conhecemos. Temos a informação que o ângulo B vale

graus. E com isso sabemos os dois outros ângulos, já que é um triângulo isósceles: os ângulos A e C possuem 15 graus.
Acho que podemos encontrar o valor do segmento AC usando a lei dos seno ou a lei do cosseno.

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por Padoan » Sex Fev 12, 2010 13:08
Ah, eu pedi pro professor de física... matemática só semana que vem D:
Ele disse isso mesmo, tinha que usar lei do seno/cosseno
Tenso que isso eu ainda não aprendi no colégio.
Mas como voce soube que B vale 150?
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por Molina » Sex Fev 12, 2010 13:11
Padoan escreveu:Mas como voce soube que B vale 150?
O ângulo do triângulo é 60 graus, pois trata-se de um triângulo equilátero. E o ângulo do quadrado é 90 graus. Somando os dois chegamos em 150 graus.

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por MarceloFantini » Sex Fev 12, 2010 13:42
Boa tarde.
Não é para calcular o outro lado, portanto não precisa usar teorema do seno ou cosseno. Basta usar o teorema de calcular a área tendo dois lados e o ângulo entre eles (não sei se tem nome ao certo). Veja:
DemonstraçãoSeja o triângulo

um triângulo qualquer e

sua altura. Sua área é definida como:

Calculando o seno de alpha, vemos que:

Portanto:

Logo, encontramos que a área de um triângulo qualquer pode ser calculada como:

Esse teorema é importante e prático, procure lembrar dele.
Espero ter ajudado.
Um abraço.
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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