por Sal » Sáb Mar 17, 2012 16:33
(UESPI-PI) Entre os pontos A e B de uma região plana passa um rio retilíneo com 20 m de largura. Um caminho constituído de estradas retilíneas e uma ponte sobre o rio devem ser construídos conectados os pontos A e B, A distância entre A e a margem do rio é de 30 m. e a distância entre B e a margem do rio é de 40 m. A ponte deve ser perpendicular às margens retilíneas do rio, como ilustra a seguir,
Qual o menor comprimento possível do caminho? Resposta correta 270 m.
Esta atividade esta relacionada no livro como semelhança de triângulos e estamos utilizando razões para sua resoluções. Dessa forma não conseguimos encontrar a solução e resolvemos pelo teorema de Pitágoras desconsiderando a ponte e o rio

Gostaria de saber se posso considerar AB um segmento contínuo.
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Sal em Dom Mar 18, 2012 11:10, em um total de 1 vez.
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por LuizAquino » Dom Mar 18, 2012 01:26
Sal escreveu:(UESPI-PI) Entre os pontos A e B de uma região plana passa um rio retilíneo com 20 m de largura. Um caminho constituído de estradas retilíneas e uma ponte sobre o rio devem ser construídos conectados os pontos A e B, A distância entre A e a margem do rio é de 30 m. e a distância entre B e a margem do rio é de 40 m. A ponte deve ser perpendicular às margens retilíneas do rio, como ilustra a seguir,
Qual o menor comprimento possível do caminho? Resposta correta 270 m.

- ativ rio.jpg (27.66 KiB) Exibido 4161 vezes
Sal escreveu: Esta atividade esta relacionada no livro como semelhança de triângulos e estamos utilizando razões para sua resoluções. Dessa forma não conseguimos encontrar a solução e resolvemos pelo teorema de Pitágoras desconsiderando a ponte e o rio

Gostaria de saber se posso considerar AB um segmento contínuo.
Você não pode (magicamente) desconsiderar o rio e a ponte, criando assim um triângulo retângulo de hipotenusa AB e de catetos 70 e 240. A não ser que você justifique porque isso pode ser feito.
O menor caminho será dado quando os dois triângulos retângulos AMC e BND forem semelhantes (vide a figura abaixo).

- ativ rio2.jpg (56.63 KiB) Exibido 4161 vezes
Podemos então montar o sistema:

Resolvendo esse sistema, obtemos que

e

.
Temos então que:


O comprimento L do caminho será:
ObservaçãoVocê provavelmente deve estar se perguntando: "mas por que a minha resolução deu certo?".
A sua resolução só deu certo, pois na figura os triângulos retângulos AMC e BND são semelhantes e as margens do rio são paralelas. Desse modo, como MC e ND são paralelos e AM e BN são paralelos, temos que AC e BD são paralelos. Deslocando BD paralelamente até que o ponto D encontre o ponto C, podemos formar um triângulo retângulo de hipotenusa AB e de catetos 70 e 240. Se você tivesse explicado isso, então a sua solução estaria correta.
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por Sal » Sáb Mar 24, 2012 19:43
Ok, muito obrigada
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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