por Eduardo Goncalves » Sex Fev 10, 2012 10:41
Bom dia! Na questão 27 do CefetMG :
Na figura, AB = 4, BC = 2, AC é diâmetro e os ângulos
ABD
e
CBD
são iguais. A medida da corda
BD
é;
Sabemos que o ângulo ABC é 90º.
Consegui achar por Pitágoras o valor de AC.
Considerando P o ponto de intersecção de AC e BD.
Pelos dados, BP é bissetriz de 90º.
Pelo teorema da bissetriz, temos que AP/4 = CP/2. Então AP = 2CP.
Mas não consegui encontrar outra relação para achar BD.
Aguardo retorno.
Obrigado.
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por MarceloFantini » Sex Fev 10, 2012 14:15
E onde está a figura?
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por MarceloFantini » Sex Fev 10, 2012 21:24
Eduardo, procure anexar a imagem e não fazer o link a um site externo.
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por Eduardo Goncalves » Sáb Fev 11, 2012 00:43
Figura
- Anexos
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- fig.JPG (3.42 KiB) Exibido 7498 vezes
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por LuizAquino » Sáb Fev 11, 2012 12:52
Eduardo Goncalves escreveu:Na figura, AB = 4, BC = 2, AC é diâmetro e os ângulos ABD e CBD são iguais. A medida da corda BD é:

- figura_da_questão.jpg (3.42 KiB) Exibido 7494 vezes
Sabemos que o ângulo ABC é 90º.
Consegui achar por Pitágoras o valor de AC.
Considerando P o ponto de intersecção de AC e BD.
Pelos dados, BP é bissetriz de 90º.
Pelo teorema da bissetriz, temos que AP/4 = CP/2. Então AP = 2CP.
Mas não consegui encontrar outra relação para achar BD.
Considere a figura abaixo.

- figura.png (7.79 KiB) Exibido 7494 vezes
O ponto O é o centro da circunferência. O arco CD mede 90º, pois o seu ângulo inscritos correspondente mede 45º. Dessa forma, o ângulo central COD mede 90º.
Chamando de x a medida de CP, você já sabe que AP = 2x. Note que com isso, temos que AC = 3x. Aplicando o Teorema de Pitágoras no triângulo retângulo ABC, podemos determinar a medida de AC e consequentemente o valor de x.
Considerando o triângulo retângulo DOP, o cateto OD corresponde ao raio da circunferência (e portanto OD = AC/2). Já o cateto OP é igual a OC - x (sendo que OC é outro raio da circunferência). Considerando que as medidas dos catetos OD e OP já serão conhecidas, podemos calcular o valor da hipotenusa PD.
Considerando agora o triângulo PBC, já conhecemos as medidas de seus lados BC e CP. Aplicando a
Lei dos Cossenos, podemos obter a medida de seu lado BP.
Como já conhecemos as medidas de BP e PD, podemos calcular a medida de BD, já que BD = BP + PD.
Agora basta você terminar o exercício.
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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