por PikenaPin » Ter Mai 31, 2011 14:54
Boa tarde, pessoal!
Estou com um probleminha que não consigo resolver. Vejam abaixo:
" Para se fazer um tapete retangular de 2,5m por 3,2m são gastos 25kg de fio. Com 50kg desse mesmo fio, é possível fazer um tapete de:
a) 4m x 4m
b) 4,2m x 4m
c) 4,5m x 4,2m
d) 5m x 3,6m
e) 5m x 4m
Resolução: Eu calculei a área do retângulo (2,5 x 3,2 = 8m2), e deduzi que se consigo 8m2 com 25kg de fio, com 50 (que é o dobro) conseguirei um tapete com o dobro da área, certo? Dessa forma teria um tapete com 16m2 de área, o que me leva a resposta a). Porém, só sei que é a resposta a) pq estou vendo as respostas. Quero saber como resolvo esse problema por uma fórmula correta. Vamos supor que eu não tivesse as alternativas, como eu saberia qual a medida dos lados do tapete fabricado com 50kg de tecido?
Quem souber, por favor me ajude!
Obrigada
Pikena
-
PikenaPin
- Novo Usuário

-
- Mensagens: 1
- Registrado em: Ter Mai 31, 2011 11:57
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: formado
por guermandi » Qua Jun 01, 2011 15:22
Seu raciocinio esta correto.
na verdade, existem infinitos retangulos com area 16 m^2.
todos os pares (x,y) tais que xy=16
-
guermandi
- Usuário Ativo

-
- Mensagens: 11
- Registrado em: Qua Jun 01, 2011 10:38
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Engenharia
- Andamento: cursando
Voltar para Geometria Plana
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- Problemas envolvendo diferentes áreas da matemática
por matheussi » Sáb Mar 22, 2014 14:34
- 0 Respostas
- 1563 Exibições
- Última mensagem por matheussi

Sáb Mar 22, 2014 14:34
Geometria Plana
-
- áreas
por cristina » Sex Abr 16, 2010 10:50
- 1 Respostas
- 1728 Exibições
- Última mensagem por Neperiano

Ter Set 27, 2011 19:56
Geometria Plana
-
- PG e áreas
por LuRodrigues » Dom Abr 22, 2012 20:08
- 2 Respostas
- 1919 Exibições
- Última mensagem por DanielFerreira

Ter Mai 01, 2012 00:51
Progressões
-
- AREAS DE FIGURAS
por JOHNY » Qui Set 02, 2010 18:17
- 1 Respostas
- 1988 Exibições
- Última mensagem por Douglasm

Qui Set 02, 2010 18:48
Geometria Plana
-
- [QUADRILÁTEROS]ÁREAS
por anabrizola » Seg Ago 05, 2013 22:31
- 0 Respostas
- 1542 Exibições
- Última mensagem por anabrizola

Seg Ago 05, 2013 22:31
Geometria Plana
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.