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[geometria analítica E3] Algebra I.

[geometria analítica E3] Algebra I.

Mensagempor neilendrigo » Sex Mai 09, 2008 00:18

Oi... Gostei muito do site de vcs... de grand eutilidade, sou estudando de engenharia elétrica - UDESC.
Bom, preciso tirar umas duvidas urgentes de algebra I, prciso entender até amanhã...
A dúvida é em relação a 2 questões, que são muito parecidads...


Encontre as equações reduzidas da reta que passa pelos pontos A(1, 4, -3), B(2, 1, 3) e C(4, -1, 7).

desculpa, ia escrever do jeito que resolvi, mas tah errado e tbm não sei colcar vetores nesse programa ai =(, tentei mas não consegui, então lá vai....
encontrei um vetor diretor AB=v, depois peguei v e o ponto c que pertence a reta, e daí através do vetor diretor da reta e e do ponto c, escreve a equaçao parametrica da reta r....


Encontre as equaçoes reduzidas da reta que passa pelos pontos A(1, 4, 3), B(2, 1, 3) e C(4, -1, 7) e é perpendicular ao eixo x.

a segunda questão, cheguei a desenhá-la, e percebi que a reta ABC é reversa ao eixo x, como consigo contemplar com elas sendo reversas? se elas forem realmente reversas, deveria somente fazer o produto misto e em seguida, caso elas sejam reversas, falar que não é possivel encontrar tais equaçoes pq a reta pedida é reversa ao eixo x??


muito obrigado...
cara, adorei o site de vcs, muiiiito mesmo!
estou na primeira fase de eng. elétrica, e a partir de hoje, utilizarei quase que diariamente a ajuda de vcs, pq realmente preciso, quanto mais estudamos, mais ignorantes percbemos que somos, aff, isso é triste, portanto... como estudarei muiiito... muitas duvidas surgirção, abraços... obrigado pela ajuda!
neilendrigo
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Re: Algebra I.

Mensagempor admin » Sex Mai 09, 2008 16:11

Olá neilendrigo, seja bem-vindo!
Agradeço em nome de todos os seus elogios, muito obrigado!

Pensei em seus problemas e eis alguns comentários.

Em primeiro lugar, concordo com o procedimento citado por você para a resolução (1), pois com as equações paramétricas, obtemos então as equações simétricas e por fim as equações reduzidas, isolando as variáveis y e z e expressando-as em função de x.

Mas, o fato é que percebi que os pontos A, B e C não são colineares, nem no primeiro exercício, nem no segundo. Compare com o seu desenho, veja que em cada exercício, a tripla de pontos determina uma face e não uma reta:
pontos3d_1.jpg



Favor confirmar os pontos:
1) A = (1, 4, -3), B = (2, 1, 3) e C = (4, -1, 7)

2) A = (1, 4, 3), B = (2, 1, 3) e C = (4, -1, 7)

Tanto é que A, B e C seriam colineares se, e somente se, existisse \lambda real, tal que:
\vec{AC} = \lambda \vec{AB}

Sendo no exercício (1) \vec{AB} = (1, -3, 6) e \vec{AC} = (3, -5, 10):

(3, -5, 10) = \lambda (1, -3, 6)

Não existe lambda que satisfaça as três equações:
\left\{
\begin{array}{rll}
3 &= &\lambda \\
-5 &= &-3\lambda \\
10 &= &6\lambda
\end{array}
\right.

Ou seja, o par ordenado \left( \vec{AB}, \vec{AC} \right) é linearmente independente (LI, portanto, não são paralelos a uma mesma reta).

Analogamente para o exercício 2, mudando o ponto A.

Então, até que estes pontos sejam confirmados, não existe uma única reta que passa por eles (A, B e C ou A', B, C).

Sobre vetores no LaTeX, há alguma sintaxe relacionada, mas acho que a utilização não fica prática para este caso. Melhor utilizar algum outro programa para a "plotagem" e anexar a imagem gerada, caso queira.

Vamos conversando...
Até mais.
Fábio Sousa
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Re: Algebra I.

Mensagempor neilendrigo » Sex Mai 09, 2008 23:21

Nossa, muito obrigado fabio... Quero saber se poderia meio que diariamente escrever duvidas no seu site, pq realmente preciso... na minha universidade o negócio é meio que no vire-se... eu tbm percebi que não eram colineares, mas só a poucas horas atrás, quando tentei refazer, e olha... deu vontade de chorar, pq se bater com algo tão básico por não perceber isso, dá desânimo. Muito obrigado, espero poder crescer com a tua ajuda, e a dos demais membros do site e é claro, fazê-los crescerem tbm =)...
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Re: Algebra I.

Mensagempor admin » Sáb Mai 10, 2008 13:15

Olá neilendrigo!
Um dos objetivos do site é justamente receber estas dúvidas, desde que acompanhadas das tentativas e dificuldades comentadas, não somente os enunciados de problemas, para que haja uma interação e compreensão, não apenas resolução.

Todas as ajudas são apoiadas por um estudo complementar do assunto, especialmente no caso do ensino superior, onde devo me posicionar como aluno.

Suas mensagens serão bem-vindas, embora o foco esteja nas dúvidas até o ensino médio, em conseqüência da minha formação e porque atual e infelizmente, eu ainda sou o único colaborador ativo nas ajudas.

Bons estudos!
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Re: Algebra I.

Mensagempor neilendrigo » Sáb Mai 10, 2008 15:07

Fabio, vou apresentar teu site para meus professores... Penso que vc deveria fazer o mesmo, e todos os demais, simplesmente apresenta-lo, descobri ele do nada, pq estava procurando resoluções na internet e livros... se vc fizer mais propaganda, tenho certeza que muiiiitos colaboradores aparecerão, abraços... ótimo fim de semana =)...
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?