por Danilo » Seg Out 22, 2012 00:20
Encontre a equação de um plano que passa pelo ponto P = (2,1,0) e é perpendicular aos planos x+2y-3z+2 = 0 e 2x-y+4z=0.r
Então... o problema é que eu não consigo visualizar planos perpendiculares! Com reta tudo bem... mas com planos não. Sei da equação do plano, sei do vetor a..''normal'' ao plano... sei que a interseçao deles é uma reta... mas não consigo encaixar tudo isso para resolvero exercício. Grato a quem puder ajudar !
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por MrJuniorFerr » Seg Out 22, 2012 00:59
Para visualizar melhor planos perpendiculares, sugiro que tente analisar com 2/3 folhas de sulfite ou analise pelo livro: Geometria Analítica - Alfredo Steinbruch.
Para encontrar a equação do plano

, que no qual já foi dado um ponto pertencente a ele, você precisa achar o vetor normal a ele. Sabendo que há 2 planos perpendiculares a ele, n1(vetor normal ao plano1) e n2(vetor normal ao plano2), conclui-se que n1 e n2 são paralelos ao plano

, ou seja, fazendo n1 X n2 (produto vetorial), você descobre um vetor perpendicular a n1 e n2 e normal ao plano

, ou seja, você encontrou o vetor n do plano

, agora é só substituir em

, achar o valor de d e você encontrou a equação geral do plano.
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por Danilo » Qua Out 24, 2012 20:26
Bom, eu entendi que para encontrar a equação de um plano basta um ponto e a normal deste plano. Sei que a interseção entre dois planos é uma reta. Eu não entendi por que a normal dos planos são paralelos ao plano que queremos encontrar. E também não entendi por que o produto vetorial das outras normais será a normal do plano que queremos encontrar... Grato!
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por MarceloFantini » Qui Out 25, 2012 01:35
Você precisa encontrar um vetor que seja normal ao vetor normal de cada um dos planos.
Uma boa forma de fazer isso é calcular o produto vetorial entre os vetores normais, pois ele garante que o vetor encontrado será ortogonal aos vetores dados.
Em símbolos, se

, então

e

. Em termos de produto interno, que é a caracterização usual, temos

.
Encontrado este vetor, você já tem os valores

da equação geral do plano

. Basta substituir o ponto dado e você encontrará

.
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por Danilo » Qui Out 25, 2012 22:32
Obrigado!
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por Danilo » Qui Out 25, 2012 22:33
Obrigado!!!!
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por Danilo » Seg Out 29, 2012 16:05
Estou confuso com uma coisa: O que quer dizer quando um vetor é paralelo ao plano? Quer dizer que ele está ''dentro'' do plano? Eu estou com uma dificuldade imensa para desenhar/visualizar isso. Eu entendi os cálculos. Mas não vejo por que o cada normal é paralela a pi. Grato!
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por MarceloFantini » Seg Out 29, 2012 18:03
Se for paralelo ao plano pode estar dentro do plano, mas fora também. Pode ser uma reta ortogonal à normal do plano mas que não esteja contida no plano, isto é, não satisfaz a equação dada. De qualquer forma, em nenhum momento foi dito que algum vetor era paralelo a um plano.
Uma forma de visualizar isto é pegar uma caneta e colocar em cima de uma mesa. Agora suba a caneta mantendo a direção original. Você terá um vetor paralelo a um plano sem estar contido nele.
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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