• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

[Equação de planos] Verificar meu raciocínio

[Equação de planos] Verificar meu raciocínio

Mensagempor MrJuniorFerr » Qua Out 10, 2012 17:03

Olá pessoal, olhem este exercício:
Escreva as equações paramétricas do plano paralelo ao eixo z e que contém a interseção dos planos\pi1: x+2y+3z=4 e \pi2: 2x+y+z=2.

Gabarito:
x=\frac{1}{3}-t
y=\frac{1}{3}+5t
z=1+1s-3t

Eu o fiz, mas não tenho certeza se fiz corretamente pois não bateu com o gabarito. Por favor, analisem e vejam se meu raciocínio está correto.

A primeira coisa que fiz foi achar a interseção dos dois planos dados. Fiz o sistema por escalonamento, e achei este ponto I(x,\frac{-6+15x}{-3},3x). Sabe-se que a interseção de dois planos é uma reta, portanto este ponto I é um ponto pertencente desta reta. Atribuindo valores ao x do ponto I, temos:
Atribuindo x=0,
encontramos este ponto da reta:
A(0,2,0)
Atribuindo x=1,
encontramos este ponto da reta:
B(1,-3,3)
Portanto, temos 2 pontos da reta e posso achar o vetor diretor \overrightarrow{v}, então temos \overrightarrow{AB}=(1,-5,3).
Para achar a equação paramétrica do plano, preciso de mais um vetor que não seja colinear a \overrightarrow{AB}. Somente com estes dados não sei achar mais um vetor não colinear ao vetor obtido.
Então, decidi primeiro encontrar a equação geral do plano.
Primeiro, atribui mais um valor ao x de I(x,\frac{-6+15x}{-3},3x) para ter mais um ponto da reta (sei que não havia necessidade, pois eu poderia usar um dos pontos já obtidos, mas optei por faze-lo).
Atribuindo x=2,
obtive C(2,-8,6).
Então, para obter a equação geral do plano, tenho este ponto C e sei que o plano é paralelo ao eixo z, ou seja, a variável z é livre.
Então temos:
ax+by+d=0, dividindo a equação por a

x+\frac{by}{a}+\frac{d}{a}=0, colocando m=\frac{b}{a} e n=\frac{d}{a} temos:

x+my+n=0, substituindo o ponto C(2,-8,6)

2-8m+n=0, isolando o n

n= -2+8m, substituindo o valor de n em x+my+n=0

x+my-2+8m=0, atribuindo um valor a variável m

m=2

x+(2)y-2+8.(2)=0

\pi: x+2y+14=0

Portanto, encontrei a equação geral do plano a partir deste método que aprendi com o young_jedi daqui do ajudamatematica.com
Agora preciso achar mais um ponto qualquer pertencente a este plano e atribuindo valor ao x, temos
x=0

2y+14=0

y=-7,

Então encontrei um ponto D(0,-7,0) pertencente ao plano.
Fazendo \overrightarrow{AD}, encontro um vetor não colinear ao \overrightarrow{AB}
\overrightarrow{AD}=(0,-9,0)

Agora, tenho 2 vetores coplanares \overrightarrow{AB}=(1,-5,3) e \overrightarrow{AD}=(0,-9,0) e não colineares e o ponto A(0,2,0).
Então obtive que a equação paramétrica do plano é:

x=s
y=2-5s-9t
z=3s

Estou certo? Obrigado
Editado pela última vez por MrJuniorFerr em Qua Out 10, 2012 20:31, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
MrJuniorFerr
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 119
Registrado em: Qui Set 20, 2012 16:51
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia de Alimentos
Andamento: cursando

Re: [Equação de planos] Verificar meu raciocínio

Mensagempor young_jedi » Qua Out 10, 2012 19:18

MrJuniorFerr

voce começou bem o exercicio
encontrando a equação da reta I, agora oque voce precisa é encontrar um vetor não colinear a \overrightarrow{AB}
que seja coplanar, note que se o plano é paralelo ao eixo z um vetor um vetor coplanar seria

V=(0,0,1)

agora voce tem dois vetores não colineares e que definem o plano \overrightarrow{V} e \overrightarrow{AB}

com esses dois da pra encontrar a equação do plano
não é necessario encontrar a forma geral da equação do plano, da maneira que voce estava fazendo seria muito mais trabalhoso.
young_jedi
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 1239
Registrado em: Dom Set 09, 2012 10:48
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia Elétrica - UEL
Andamento: formado


Voltar para Geometria Analítica

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes

 



Assunto: simplifiquei e achei...está certo?????????????
Autor: zig - Sex Set 23, 2011 13:57

{(0,05)}^{-\frac{1}{2}}=\frac{10}{\sqrt[5]}{(0,05)}^{-\frac{1}{2}}=\frac{10}{\sqrt[2]{5}}


Assunto: simplifiquei e achei...está certo?????????????
Autor: Vennom - Sex Set 23, 2011 21:41

zig escreveu:{(0,05)}^{-\frac{1}{2}}=\frac{10}{\sqrt[5]}{(0,05)}^{-\frac{1}{2}}=\frac{10}{\sqrt[2]{5}}


Rpz, o negócio é o seguinte:
Quando você tem uma potência negativa, tu deve inverter a base dela. Por exemplo: {\frac{1}{4}}^{-1} = \frac{4}{1}

Então pense o seguinte: a fração geratriz de 0,05 é \frac{1}{20} , ou seja, 1 dividido por 20 é igual a 0.05 . Sendo assim, a função final é igual a vinte elevado à meio.
Veja: {0,05}^{-\frac{1}{2}} = {\frac{1}{20}}^{-\frac{1}{2}} = {\frac{20}{1}}^{\frac{1}{2}} = \sqrt[2]{20}

A raiz quadrada de vinte, você acha fácil, né?

Espero ter ajudado.


Assunto: simplifiquei e achei...está certo?????????????
Autor: fraol - Dom Dez 11, 2011 20:23

Nós podemos simplificar, um pouco, sqrt(20) da seguinte forma:

sqrt(20) = sqrt(4 . 5) = sqrt( 2^2 . 5 ) = 2 sqrt(5).

É isso.


Assunto: simplifiquei e achei...está certo?????????????
Autor: fraol - Dom Dez 11, 2011 20:24

Nós podemos simplificar, um pouco, \sqrt(20) da seguinte forma:

\sqrt(20) = \sqrt(4 . 5) = \sqrt( 2^2 . 5 ) = 2 \sqrt(5).

É isso.