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[Vetor Unitario] Outra questao de geometria analítica 1

[Vetor Unitario] Outra questao de geometria analítica 1

Mensagempor spektroos » Seg Set 24, 2012 11:30

Ao resolver um lista de exercicios, durante meus estudos, me deparei com 1 exercicios, que nao consegui resolver, alguem poderia me ajudar neles?

Determinar o valor ? para que o vetor v = (?, -2?, 2?), seja um vetor.

Me ajudem por favor! Obrigado!
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Re: [Vetor Unitario] Outra questao de geometria analítica 1

Mensagempor young_jedi » Seg Set 24, 2012 14:51

o vetor unitario tem modulo igual a um, então

\sqrt{\alpha^2+(-2\alpha)^2+(2\alpha)^2}&=&1

calculando voce encontra o valor de \alpha
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Re: [Vetor Unitario] Outra questao de geometria analítica 1

Mensagempor spektroos » Seg Set 24, 2012 16:51

Obrigado!
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Re: [Vetor Unitario] Outra questao de geometria analítica 1

Mensagempor spektroos » Seg Set 24, 2012 16:57

Young, voce conseguiria me ajudar nessa questao de fisica tambem?

Um corpo é lancado ao nivel do solo com velocidade inicial Vo, esta velocidade faz um angulo ? com relacao a horizontal. Caso fosse possivel acelerar esse objeto na horizontal com uma taxa de 1m/s quadrado. Como seria escrita as relacoes de Hmax e Xmax para este movimento?
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Re: [Vetor Unitario] Outra questao de geometria analítica 1

Mensagempor young_jedi » Seg Set 24, 2012 19:48

decompondo a velocidade Vo na direção x e y

V_x=V_o cos\theta

V_y=V_o sen\theta

Para descrever a relação vamos utilizar a equação de movimento uniformemente variado

S=S_o+V_o.t+a.\frac{t^2}{2}

tomando S_o=0 para o eixo y temos que a aceleração é igual a -g, onde g é a gravidade

então a equação fica

S_y=V_osen\theta.t-\frac{g.t^2}{2}

e para o eixo x a aceleração é 1 m/s^2 então

S_x=V_ocos\theta.t+\frac{1.t^2}{2}

a altura maxima esta no vertice da parabola de Sy e a distancia horizontal maxima é quando ela toca o solo novamente
então deve-se achar as raizes de Sy que deve ser t=0 e t=?, e aplicar o segundo valor de t na equação de Sx para ahcar a distancia.
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Re: [Vetor Unitario] Outra questao de geometria analítica 1

Mensagempor spektroos » Seg Set 24, 2012 20:02

A resposta seria essa??

\sqrt[2]{{a}^{2}+{4a}^{2}+{4a}^{2}}=1


\sqrt[2]{{a}^{2}+{8a}^{2}}=1


\sqrt[2]{{9a}^{2}}=1


{3a}^{2}=1


{a}^{2}=\frac{1}{3}


a=\sqrt[2]{\frac{1}{3}}
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Re: [Vetor Unitario] Outra questao de geometria analítica 1

Mensagempor young_jedi » Seg Set 24, 2012 20:14

bom

\sqrt{9a^2}&=&3a

e não 3a^2
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Re: [Vetor Unitario] Outra questao de geometria analítica 1

Mensagempor spektroos » Seg Set 24, 2012 20:34

obrigado, nao tinha reparado... irei corrigir!
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?