• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Geometria Analítica : condição de alinhamento de pontos.

Geometria Analítica : condição de alinhamento de pontos.

Mensagempor Larice Mourao » Qui Mai 17, 2012 15:44

(Fuvest)No plano cartesiano, considere o quadrado de vértices A= (0,0) , B = (a,0), C (0,a) e D (a,a), onde a>0. sabendo-se que os triângulos ABE, com E no interior do quadrado, e BDF, com F no exterior do quadrado, são triângulos equiláteros, prove que os pontos C, E e F estão alinhados.

eu sei que para que não exista triangulo o determinante é igual a zero e assim os pontos estão alinhados . Mas como poder haver triangulo (determinante diferente de zero , eu suponho) se os pontos estão alinhados (determinante igual a zero) ?? com essa dúvida nao consigo nem montar o determinante ... Bem , eu não consegui , se alguém puder me orientar fico muito grata ...
Larice Mourao
Usuário Ativo
Usuário Ativo
 
Mensagens: 13
Registrado em: Qui Mai 17, 2012 15:23
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: formado

Re: Geometria Analítica : condição de alinhamento de pontos.

Mensagempor LuizAquino » Sáb Mai 19, 2012 16:06

Larice Mourao escreveu:(Fuvest)No plano cartesiano, considere o quadrado de vértices A= (0,0) , B = (a,0), C (0,a) e D (a,a), onde a>0. sabendo-se que os triângulos ABE, com E no interior do quadrado, e BDF, com F no exterior do quadrado, são triângulos equiláteros, prove que os pontos C, E e F estão alinhados.


Larice Mourao escreveu:eu sei que para que não exista triangulo o determinante é igual a zero e assim os pontos estão alinhados . Mas como poder haver triangulo (determinante diferente de zero , eu suponho) se os pontos estão alinhados (determinante igual a zero) ?? com essa dúvida nao consigo nem montar o determinante ... Bem , eu não consegui , se alguém puder me orientar fico muito grata ...


Você está confundindo os conceitos. Note que o exercício pede que seja provado que C, E e F estão alinhados. Em outras palavras, CEF não forma um triângulo. Entretanto, não há problema algum em ABE e BDF serem triângulos.

A figura abaixo ilustra o exercício.

figura.png
figura.png (5.4 KiB) Exibido 4246 vezes


Analisando essa figura, como ABE e BDF são triângulos equiláteros, note que:

E = \left(\frac{a}{2},\,\frac{a\sqrt{3}}{2}\right)

F = \left(a + \frac{a\sqrt{3}}{2},\,\frac{a}{2}\right)

Agora tente concluir o exercício.
professoraquino.com.br | youtube.com/LCMAquino | @lcmaquino

"Sem esforço, não há ganho."
Dito popular.
Avatar do usuário
LuizAquino
Colaborador Moderador - Professor
Colaborador Moderador - Professor
 
Mensagens: 2654
Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
Localização: Teófilo Otoni - MG
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
Andamento: formado

Re: Geometria Analítica : condição de alinhamento de pontos.

Mensagempor Larice Mourao » Dom Mai 20, 2012 04:08

Luis Aquino , sério , chorei de emoção aqui , muitíssimo obrigada ..
Mas nem sei se acertei , o meu livro não tem a resposta .
O resultado que eu encontrei foi 3a²=0 , acho que errei em alguma parte , eu fiz o determinante com o valor do ponto C abaixo o do E e abaixo com o do F mais uma coluna com 1 , aplicando a regra de Sarrus .. e igualando a zero . :(
mas , mais uma vez , Muito obrigada !! :)
Larice Mourao
Usuário Ativo
Usuário Ativo
 
Mensagens: 13
Registrado em: Qui Mai 17, 2012 15:23
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: formado

Re: Geometria Analítica : condição de alinhamento de pontos.

Mensagempor Larice Mourao » Dom Mai 20, 2012 04:26

Desculpe-me eu refiz o cálculo e deu certo , realmente o resultado é zero , kkkk, que burra eu . Ficam 5a²-5a²+2a²raiz²(aindanão aprendi em latex)de 3 - 2a² raiz ² de 3. Você esclareceu mesmo , Valeeeeeeu!!
Larice Mourao
Usuário Ativo
Usuário Ativo
 
Mensagens: 13
Registrado em: Qui Mai 17, 2012 15:23
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: formado

Re: Geometria Analítica : condição de alinhamento de pontos.

Mensagempor LuizAquino » Dom Mai 20, 2012 20:49

Larice Mourao escreveu:Luiz Aquino , sério , chorei de emoção aqui , muitíssimo obrigada ..
Mas nem sei se acertei , o meu livro não tem a resposta .
O resultado que eu encontrei foi 3a²=0 , acho que errei em alguma parte , eu fiz o determinante com o valor do ponto C abaixo o do E e abaixo com o do F mais uma coluna com 1 , aplicando a regra de Sarrus .. e igualando a zero . :(
mas , mais uma vez , Muito obrigada !! :)


Larice Mourao escreveu:Desculpe-me eu refiz o cálculo e deu certo , realmente o resultado é zero , kkkk, que burra eu . Ficam 5a²-5a²+2a²raiz²(aindanão aprendi em latex)de 3 - 2a² raiz ² de 3. Você esclareceu mesmo , Valeeeeeeu!!


O que aparece no resultado do determinante não é essa expressão. Ainda falta o número 4, que aparece dividindo.

Note que você deseja calcular o determinante:

\begin{vmatrix}
0 & a & 1 \\
\frac{a}{2} &  \frac{a\sqrt{3}}{2} & 1 \\
a + \frac{a\sqrt{3}}{2} & \frac{a}{2} & 1
\end{vmatrix}

Veja que eu não igualei esse determinante a zero ainda. Na verdade, primeiro eu tenho que calcular esse determinante. Só no final das contas, se esse determinante for igual a zero, é que poderemos dizer que os pontos estão alinhados.

Aplicando a Regra de Sarrus, temos que:

\begin{array}{|ccc|cc}
0 & a & 1 & 0 & a \\
\frac{a}{2} &  \frac{a\sqrt{3}}{2} & 1 & \frac{a}{2} &  \frac{a\sqrt{3}}{2} \\
a + \frac{a\sqrt{3}}{2} & \frac{a}{2} & 1 & a + \frac{a\sqrt{3}}{2} & \frac{a}{2}
\end{array} =

= \left[0\cdot \frac{a\sqrt{3}}{2} \cdot 1 + a\cdot 1 \cdot \left(a + \frac{a\sqrt{3}}{2}\right) + 1\cdot \frac{a}{2}\cdot \frac{a}{2}\right] - \left[1\cdot \frac{a\sqrt{3}}{2} \cdot \left(a + \frac{a\sqrt{3}}{2}\right)  + 0 \cdot 1 \cdot \frac{a}{2} + a\cdot \frac{a}{2}\cdot 1\right]

= \left(a^2 + \frac{a^2\sqrt{3}}{2} + \frac{a^2}{4}\right) - \left(\frac{a^2\sqrt{3}}{2} + \frac{3a^2}{4} + \frac{a^2}{2}\right)

= \frac{4a^2 + 2a^2\sqrt{3} + a^2}{4} - \frac{2a^2\sqrt{3} + 3a^2 + 2a^2}{4}

= \frac{2a^2\sqrt{3} + 5a^2}{4} - \frac{2a^2\sqrt{3} + 5a^2}{4} = 0

Agora sim podemos dizer que:

\begin{array}{|ccc|}
0 & a & 1 \\
\frac{a}{2} &  \frac{a\sqrt{3}}{2} & 1 \\
a + \frac{a\sqrt{3}}{2} & \frac{a}{2} & 1
\end{array} = 0

Sendo assim, os pontos estão alinhados.
professoraquino.com.br | youtube.com/LCMAquino | @lcmaquino

"Sem esforço, não há ganho."
Dito popular.
Avatar do usuário
LuizAquino
Colaborador Moderador - Professor
Colaborador Moderador - Professor
 
Mensagens: 2654
Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
Localização: Teófilo Otoni - MG
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
Andamento: formado

Re: Geometria Analítica : condição de alinhamento de pontos.

Mensagempor Larice Mourao » Ter Mai 22, 2012 23:49

aaa verdade . Eu conferi aqui , percebi que não havia multiplicado o denominador do 3a² , tinha deixado apenas o 2 no denominador , aí qnd fiz o mmc o numerador ficou multiplicado por 2.. realmente se fosse prova aberta tinha errado :ss Obrigada por conferir a resposta !!! viajeeei desde o começo da questão ... rsrs
Larice Mourao
Usuário Ativo
Usuário Ativo
 
Mensagens: 13
Registrado em: Qui Mai 17, 2012 15:23
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: formado


Voltar para Geometria Analítica

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 16 visitantes

 



Assunto: dúvida em uma questão em regra de 3!
Autor: leandro moraes - Qui Jul 01, 2010 12:41

pessoal eu achei como resultado 180 toneladas,entretanto sei que a questão está erra pela lógica e a resposta correta segundo o gabarito é 1.800 toneladas.
me explique onde eu estou pecando na questão. resolva explicando.

78 – ( CEFET – 1993 ) Os desabamentos, em sua maioria, são causados por grande acúmulo de lixo nas encostas dos morros. Se 10 pessoas retiram 135 toneladas de lixo em 9 dias, quantas toneladas serão retiradas por 40 pessoas em 30 dias ?


Assunto: dúvida em uma questão em regra de 3!
Autor: Douglasm - Qui Jul 01, 2010 13:16

Observe o raciocínio:

10 pessoas - 9 dias - 135 toneladas

1 pessoa - 9 dias - 13,5 toneladas

1 pessoa - 1 dia - 1,5 toneladas

40 pessoas - 1 dia - 60 toneladas

40 pessoas - 30 dias - 1800 toneladas


Assunto: dúvida em uma questão em regra de 3!
Autor: leandro moraes - Qui Jul 01, 2010 13:18

pessoal já achei a resposta. o meu erro foi bobo rsrsrrs errei em uma continha de multiplicação, é mole rsrsrsr mas felizmente consegui.


Assunto: dúvida em uma questão em regra de 3!
Autor: leandro moraes - Qui Jul 01, 2010 13:21

leandro moraes escreveu:pessoal já achei a resposta. o meu erro foi bobo rsrsrrs errei em uma continha de multiplicação, é mole rsrsrsr mas felizmente consegui.

valeu meu camarada.