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por Aliocha Karamazov » Qua Out 12, 2011 12:43
Pessoal, estou fazendo uns exercícios de dependência e independância linear. Pelo que eu percebi até agora (e tem dado certo), a ideia é escrever os lados que preciso calcular em função de dois lados, multiplicando por um certo coeficiente. Depois, encontro alguma relação entre vetores e chego em algo do tipo:
a(
vezes alguma coisa + algum termo independente) +b(
vezes alguma coisa + algum termo independente)=0
Onde a e b são os dois lados em função dos quais eu escrevi os outros vetores. Escolhendo a e b linearmente independentes, a única solução possível é quando os coeficientes de a e b são igual a 0. Depois disso, resolvo o sistema e calculo tudo o que eu precisar. No link da apostila abaixo, há algum exemplos.
O problema é que eu não consegui achar uma relação dessa para o exercício abaixo:
Dado um triângulo
ABC e I um ponto interior ao triângulo. Passando por
I, traçamos os segmentos PQ, RS, TU paralelos respectivamente a AB, BC e CA respectivamente.
(Com os pontos P, S em AC, T,Q em BC e U, R em AB. Demonstre que:
Se quiser ver a figura, veja na página 32 dessa apostila
http://gradmat.ufabc.edu.br/cursos/ga/n ... -Notas.pdfAlguém pode me ajudar?
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Aliocha Karamazov
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por LuizAquino » Sáb Out 22, 2011 00:09
Aliocha Karamazov escreveu:Dado um triângulo
ABC e I um ponto interior ao triângulo. Passando por
I, traçamos os segmentos PQ, RS, TU paralelos respectivamente a AB, BC e CA respectivamente.
(Com os pontos P, S em AC, T,Q em BC e U, R em AB. Demonstre que:
A figura abaixo ilustra o exercício.
- exercício.png (4.33 KiB) Exibido 1998 vezes
Primeiro note que há um erro de digitação no final do enunciado. O texto correto seria algo como: "(...)
Q, U em BC e R, T em AB (...)".
Vejamos a agora a resolução do exercício.
Como
e
são paralelos, temos que
. Já que esses vetores possuem o mesmo sentido, então sabemos que
k > 0. Temos então que:
De modo análogo, existem os números
m > 0 e
l > 0 tais que:
Note que na última relação nós usamos
pois ele tem o mesmo sentido que
e portanto
l > 0. Entretanto, como
isso não interfere no que desejamos provar.
Dos conhecimentos de Geometria Plana, já que
e
são paralelos, sabemos que os triângulos ABC e PQC são semelhantes. Sendo assim, podemos afirmar que:
De modo análogo, podemos justificar que ABC e ARS são semelhantes, assim como ABC e TBU também são. Sendo assim, podemos afirmar que:
Podemos então escrever que:
Mas note que
. Dessa forma, temos que:
Já que ATIP e RBQI são paralelogramos, note que podemos dizer que
.
Logo, podemos concluir que:
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LuizAquino
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por Aliocha Karamazov » Qua Out 26, 2011 21:57
Muito obrigado! Ajudou bastante, cara.
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Aliocha Karamazov
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {
} e B = {
}, então o número de elementos A
B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {
} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {
} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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