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Estudo do ponto - Geometria Analítica!

Estudo do ponto - Geometria Analítica!

Mensagempor Iza » Qua Set 10, 2008 18:16

Pessoal! -----> Meu resultado: Até agora só me fecharam 3 questões apenas!!!!!.. To ferradaa!
01)Olhem só, começando pela 1 e não dando certo, fui pulando.. A questão 1 diz o seguinte -> Um ponto A pertence à bissetriz dos quadrantes ímpares e equidista de B (-2, -1) e C (7, 2). Determine as coordenadas do ponto A.

Aí começei assim, tentado usar essa fórmula (nem sei se é essa mesmo):
d AB = d AC ->\sqrt[ (XA-XB)2 + (YA-YB)2]{} -> equação dentro da raiz é pra ser, e os NÚMEROS 2s É PRA SEREM ao quadrado..
Porém não sei substituir! Porque eu não tenho o n° do A, justamente quero descobrir ele!! (tem que dar (2, 2) )


02) Na questão 2, diz assim: No triângulo ABC, A(1, 1) é um dos vértices, G(3, 3) é o baricentro e M(3, 1) é o ponto médio do lado AB. Determine as coordenadas de B e C. Como é que eu determino? Não achei nenhuma fórmula! Não sei nem substituir mesmo se eu tiver a fórmula eu acho! Ajudem-me pleeease!
Iza
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Re: Estudo do ponto - Geometria Analítica!

Mensagempor admin » Qua Set 10, 2008 19:34

Olá, boa noite!

Iza, é importante tentar entender os problemas. Enquanto houver apenas "caça" às fórmulas, as dificuldades permanecerão.

Dividir para conquistar!
Separe cada enunciado em etapas e tente representá-las. Pergunte-se o que você não entende!

Questão 1) Primeiro: pensou no significado de um ponto pertencer à bissetriz dos quadrantes ímpares?
Desenhou os outros dois pontos? Desenhou a bissetriz?
Você precisa começar assim!


Questão 2) Você novamente citou "fórmula".
Antes... Representou os pontos?
Pergunte-se: o que é baricentro?

Somente assim você pode prosseguir.
Até mais!
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Re: Estudo do ponto - Geometria Analítica!

Mensagempor Iza » Qui Set 11, 2008 15:39

Consegui, por incrível que pareça!!!! Quando eu tiver mais tempo, coloco as questões aqui!!.. Agora tenho outras pra fazer!
Aah Fábio, fiz um resumão de início, com tudo o que vc colocou, pra eu me perguntar! Tenho tudo clareado, certo, porém muitas vezes, não sei interpretar o que se pede!
Mas valeu!!!! :)
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Re: Estudo do ponto - Geometria Analítica!

Mensagempor admin » Qui Set 11, 2008 15:48

Ótimo, Iza.
Bons estudos!
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?