• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

AJUDA EQUAÇÃO VETORIAL/PARAMÉTRICA NO PLANO

AJUDA EQUAÇÃO VETORIAL/PARAMÉTRICA NO PLANO

Mensagempor Raquel Botura » Sex Nov 09, 2018 11:19

[EQUAÇÃO VETORIAL E PARAMÉTRICA DA RETA NO PLANO]

Bom dia, gostaria de ajuda em Vetor diretor de uma reta NO PLANO e com a equação vetorial/paramétrica. Estou estudando para um exame de Portugal e neste caso, cobram essa matéria lá, e no Brasil, é encaixada no ensino superior.

A matéria em si eu entendi, porém to com dúvida nos exercícios cobrados e visto que quando busco vídeo aulas etc só encontro as equações usando o vetor no espaço (xo,yo,zo), enquanto nesse caso estão pedindo (xo,yo).

"A equação vetorial da reta que passa pelos pontos A(1,?5) e B(3,1) é
(x,y)=(?1/3,?m)+k(1/3,n)? k?R, em que:

ai é pedido o valor de m e n, sendo o gabarito m=9; n=1"

E outro bem similar mas ao invés de 2 pontos, é dado um ponto e o vetor diretor.
"Uma equação vetorial da reta que passa pelo ponto (?2,4) é paralela ao vetor (0,5) é
(x,y)=(a,?7)+k(b,2)?k?R, em que:

sendo O gabarito a=-2; b=0"
Nesses exercícios eu não entendo como achar esses valores, no primeiro exercício eu tentei substituir os valores na equação da reta que pode se achar utilizando os dois pontos dados, mas chutando, porque eu não acho que seja assim. Desculpa se estou pedindo muito, mas meu conhecimento sobre geometria analítica se limita a distância entre pontos, distância entre ponto e reta que é o que é cobrado aqui no Brasil. Se alguém puder me ajudar eu agradeço muito!

Obrigada, Raquel.
Raquel Botura
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 1
Registrado em: Sex Nov 09, 2018 10:55
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Área/Curso: cursinho para medicina em portugal
Andamento: cursando

Re: AJUDA EQUAÇÃO VETORIAL/PARAMÉTRICA NO PLANO

Mensagempor Gebe » Sex Nov 09, 2018 17:13

Fiz o desenho abaixo para facilitar a explicação.
vetores.png
vetores.png (8.11 KiB) Exibido 7261 vezes


No desenho temos o ponto A, o ponto B e o vetor diretor V.
Perceba que V em laranja é um vetor com mesma direção do segmento dado por AB (roxo), porém o modulo (tamanho) e a posição no plano cartesiano podem variar como sugere os vários vetores laranjas dispostos no desenho.

Assim sendo, a primeira coisa que devemos notar é que AB (roxo) tem a mesma direção que o vetor dado (1/3 , n). Não sabemos o tamanho desse vetor dado, mas sabemos que deve ser um pedacinho de AB ou um alongamento de AB.
Resumindo:
(1/3 , n) = t.(AB)
Onde "t" é um escalar (um numero como 0.8 ou 3, por exemplo).

Assim sendo podemos calcular "n".
AB = B - A = (3-1 , 1 + 5) = (2 , 6)
Substituindo:
(1/3 , n) = t. (2 , 6)

Montamos um sistema:
1/3 = 2t
n = 6t
Resolvendo teremos n = 3 * (1/3) = 1.

Agora para achar "m" podemos fazer de algumas formas diferentes, vou fazer da forma que acho mais simples.
Temos e equação vetorial (agora com n=1) dada por:
(x , y) = (?1/3 , ?m) + k.(1/3 , 1)

Sabemos que, na formulação da eq. vetorial, (-1/3 , -m) representa um ponto na reta.
Sabemos também que A e B são pontos da mesma reta, logo podemos substituir B (ou A) na equação da reta.

B = (-1/3 , -m) + k.(1/3 , 1)

(3 , 1) = (-1/3 , -m) + k.(1/3 , 1)

Montando um sistema:
3 = -1/3 + k.(1/3)
1 = -m + k

k = (3+1/3)/(1/3)
k = 10

1 = -m + 10
-m = -9
m = 9


2)
Semelhante ao primeiro.
V = (0 , 5)
V = t . (b , 2)

Montando o sistema:
0 = t.b
5 = 2t
t = 2.5 -> b = 0

Substituindo na eq. da reta o ponto dado e o valor de "b":
(-2 , 4) = (a , -7) + k.(0 , 2)

-2 = a + 0 . k
a = -2

Espero ter ajudado, qualquer duvida deixe msg.
Gebe
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 158
Registrado em: Qua Jun 03, 2015 22:47
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: engenharia eletrica
Andamento: cursando


Voltar para Geometria Analítica

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes

 



Assunto: Unesp - 95 Números Complexos
Autor: Alucard014 - Dom Ago 01, 2010 18:22

(UNESP - 95) Seja L o Afixo de um Número complexo a=\sqrt{8}+ i em um sistema de coordenadas cartesianas xOy. Determine o número complexo b , de módulo igual a 1 , cujo afixo M pertence ao quarto quadrante e é tal que o ângulo LÔM é reto.


Assunto: Unesp - 95 Números Complexos
Autor: MarceloFantini - Qui Ago 05, 2010 17:27

Seja \alpha o ângulo entre o eixo horizontal e o afixo a. O triângulo é retângulo com catetos 1 e \sqrt{8}, tal que tg \alpha = \frac{1}{sqrt{8}}. Seja \theta o ângulo complementar. Então tg \theta = \sqrt{8}. Como \alpha + \theta = \frac{\pi}{2}, o ângulo que o afixo b formará com a horizontal será \theta, mas negativo pois tem de ser no quarto quadrante. Se b = x+yi, então \frac{y}{x} = \sqrt {8} \Rightarrow y = x\sqrt{8}. Como módulo é um: |b| = \sqrt { x^2 + y^2 } = 1 \Rightarrow x^2 + y^2 = 1 \Rightarrow x^2 + 8x^2 = 1 \Rightarrow x = \frac{1}{3} \Rightarrow y = \frac{\sqrt{8}}{3}.

Logo, o afixo é b = \frac{1 + i\sqrt{8}}{3}.