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[ESTUDO DA RETA] Ponto da reta, com os pontos A e B sendo eq

[ESTUDO DA RETA] Ponto da reta, com os pontos A e B sendo eq

Mensagempor rochadapesada » Dom Dez 15, 2013 16:31

Não consigo desenrolar essa questão... PS.: como não dei algebra linear, então por favor não usem
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Re: [ESTUDO DA RETA] Ponto da reta, com os pontos A e B send

Mensagempor e8group » Dom Dez 15, 2013 16:40

O que você não entendeu ? Outra forma de escrever o enunciado .Dado a reta r e os pontos A, B .Encontre um ponto pertencendo à reta r tal que a distância deste ponto ao ponto A seja a mesma ao pontoB . Em resumo , deve determinar P \in r : d(P,A) = d(P,B) .
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Re: [ESTUDO DA RETA] Ponto da reta, com os pontos A e B send

Mensagempor rochadapesada » Dom Dez 15, 2013 17:24

Sim, mas, iria ficar o seguinte neh:

\sqrt{{(x-{x}_{o})}^{2}-{(y-{y}_{o})}^{2}-{(z-{z}_{o})}^{2}} = \sqrt{{(w-{x}_{o})}^{2}-{(w-{y}_{o})}^{2}-{(w-{z}_{o})}^{2}}

ai fazendo as contas acho x0 + y0= 2, mas depois? O que faço?
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Re: [ESTUDO DA RETA] Ponto da reta, com os pontos A e B send

Mensagempor e8group » Dom Dez 15, 2013 18:04

Na verdade a distância entre dois pontos X = (x_1, \hdots , x_n), Y =(y_1 , \hdots , y_n) \in \mathbb{R}^n e dada por

d(X,Y):= \sqrt{\sum_{ k\in \{1,2,\hdots ,n \} }   (x_k -y_k)^2} . Por exemplo em \mathbb{R}^3 .

d(X,Y):= \sqrt{\sum_{ k\in \{1,2,3\} } (x_k -y_k)^2} = \sqrt{(x_1-y_1)^2 + (x_2-y_2)^2 + (x_3-y_3)^2 } e não a fórmula que você apresentou .

Note que se P \in r então para algum \lambda real ,tem-se P:= (1+\lambda ,\lambda ,\lambda) . Em particular devemos escolher \lambda tal que d(P,A) = d(P,B) \equiv   d^2(P,A) = d^2(P,B) \equiv  (1+\lambda  -1 )^2+(\lambda -1 )^2+(\lambda -1)^2 =(1+\lambda - 0   )^2+(\lambda - 0  )^2+(\lambda-1 )^2 .

Tente avançar .
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Re: [ESTUDO DA RETA] Ponto da reta, com os pontos A e B send

Mensagempor rochadapesada » Dom Dez 15, 2013 18:18

Eu ainda não vi isso amigo... Como vou fazer um negócio que o livro nem mostra essa sua explicação :/
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Re: [ESTUDO DA RETA] Ponto da reta, com os pontos A e B send

Mensagempor e8group » Dom Dez 15, 2013 18:41

O livro fala sobre produto escalar ou interno,pois conheço tal livro .Então ,

\overrightarrow{YX} = ( x_1 - y_1 , x_2 - y_2 , \hdots , x_n - y_n ) . Calculando o produto escalar \overrightarrow{YX} \cdot \overrightarrow{YX} em termos das componentes destes vetores vamos obter

\overrightarrow{YX} \cdot \overrightarrow{YX} = \sum_{k=1}^n ( x_k - y_k)( x_k - y_k) = \sum_{k=1}^n ( x_k - y_k)^2 . A raiz quadrada desta expressão forne a distância de X a Y .

Agora como queres obter um ponto P equidistante de A,B sem impor que as distância dele a ambos pontos são iguais ?
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Re: [ESTUDO DA RETA] Ponto da reta, com os pontos A e B send

Mensagempor rochadapesada » Dom Dez 15, 2013 19:04

Mas pode ter x-y? Porque eles são eixos diferentes (uma é abscissa e a outra é ordenada) e nesse livro aprendi que tem que somar ou subtrair apenas pelo seu respectivo eixo... Essa parte não consta no livro :/
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Re: [ESTUDO DA RETA] Ponto da reta, com os pontos A e B send

Mensagempor Russman » Dom Dez 15, 2013 19:55

A notação só está complicada. Eu penso ser melhor escrever os vetores de uma forma diferente.

Como calcular a distância entre uma reta r e um ponto P?

Dados dois pontos A(x_A,y_A,z_A) e B(x_B,y_B,z_B) o vetor que liga estes pontos é escrito como \overrightarrow{AB} e suas componentes são as diferenças das coordenadas respectivas de cada ponto. Isto é, \overrightarrow{AB} = (x_B - x_A , y_B - y_A , z_B - z_A).

Você sabe que os pontosR(x_r,y_r,z_r) da reta r são todos escritos da forma

x_r = 1 + \lambda
y_r = \lambda
z_r = \lambda .

Assim, o vetor que liga a reta r ao ponto A(1,1,1) é

\overrightarrow{AR}= (1+ \lambda -1 , \lambda -1 , \lambda-1) = ( \lambda  , \lambda -1 , \lambda-1)

e ao ponto B(0,0,1) é

\overrightarrow{BR}= (1+ \lambda -0 , \lambda -0 , \lambda-0) = ( \lambda+1  , \lambda  , \lambda-1)

Pronto. Agora a distância entre a reta e o ponto será o módulo do respectivo vetor de ligação.

Se você deseja que as distâncias sejam iguais basta igualar os módulos. Assim, você obterá uma equação em \lambda e , com a solução, poderá calcular o respectivo ponto da reta que dista o mesmo de A e B.

Eu acho que vai ser o ponto (1,0,0) a solução.
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Re: [ESTUDO DA RETA] Ponto da reta, com os pontos A e B send

Mensagempor rochadapesada » Dom Dez 15, 2013 21:14

agora entendi, vlw =DD
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?