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G.A - Ponto

G.A - Ponto

Mensagempor juxcarvalho » Dom Ago 18, 2013 10:09

1- Se M(2, 1), N(3, 3) e P(6, 2) são os pontos médios dos lados AB, BC e CA, respectivamente, de um triangulo ABC, determinar as coordenadas de A, B, e C.

2- O baricentro de um triângulo ABC é G(-4/3,4/3), o ponto médio do lado BC é N(-5/2,-1) e ponto médio do lado AB é M(0,1/2). Determine as coordenadas do vértice A, B e C.

Ooobg :)
juxcarvalho
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Re: G.A - Ponto

Mensagempor nakagumahissao » Qui Out 08, 2015 15:52

\frac{{x}_{1} + {x}_{2}}{2} = 2 \Rightarrow {x}_{1} + {x}_{2} = 4\;\;\;\;\;[1]

\frac{{x}_{2} + {x}_{3}}{2} = 3 \Rightarrow {x}_{2} + {x}_{3} = 6\;\;\;\;\;[2]

\frac{{x}_{1} + {x}_{3}}{2} = 6 \Rightarrow {x}_{1} + {x}_{3} = 12\;\;\;\;\;[3]

Destas equações obtemos:

De [1]:

{x}_{1} + {x}_{2} = 4 \Leftrightarrow {x}_{1} = 4 - {x}_{2} \;\;\;\;[4]

usando [4] em [3]:

{x}_{1} + {x}_{3} = 12 \Leftrightarrow 4 - {x}_{2} + {x}_{3} = 12 \Leftrightarrow {x}_{3} = 8 + {x}_{2} \;\;\;\;[5]

Usando agora [5] em [2]:

{x}_{2} + {x}_{3} = 6 \Rightarrow  {x}_{2} + 8 + {x}_{2} = 6 \Rightarrow 2{x}_{2} = -2 \Rightarrow {x}_{2} = -1 \;\; [6]

Usando o resultado [6] em [5]:

{x}_{3} = 7 \;\;\;\;\;[7]

Usando [7] em [4] obtem-se:

{x}_{1} = 5 \;\;\;\;\;[8]

Resumindo:

{x}_{1} = 5,\;\;\;\;{x}_{2} = -1, \;\;\;\;{x}_{3} = 7


Por um outro lado,

\frac{{y}_{1} + {y}_{2}}{2} = 1 \Rightarrow {y}_{1} + {y}_{2} = 2 \Rightarrow {y}_{1} = 2 -  {y}_{2} \;\;\;\;\;[9]

\frac{{y}_{2} + {y}_{3}}{2} = 3 \Rightarrow {y}_{2} + {y}_{3} = 6\;\;\;\;\;[10]

\frac{{y}_{1} + {y}_{3}}{2} = 2 \Rightarrow {y}_{1} + {y}_{3} = 4\;\;\;\;\;[11]

Usando [9] em [11]:

{y}_{1} + {y}_{3} = 4 \Rightarrow 2 - {y}_{2} + {y}_{3} = 4 \Rightarrow  {y}_{3} = 2 + {y}_{2}\;\;\;\;[12]

Usando este resultado [12] em [10], obtém-se:

{y}_{2} + {y}_{3} = 6 \Rightarrow  {y}_{2} + 2 + {y}_{2} = 6 \Rightarrow {y}_{2} = 2\;\;\;\;[13]

Usando [13] em [12], obtém-se:

{y}_{3}= 4\;\;\;\;[14]

finalmente, utilizando [14] em [9], obtém-se:

{y}_{1}= 0\;\;\;\;[15]

temos até agora:

{x}_{1} = 5,\;\;\;\;{x}_{2} = -1, \;\;\;\;{x}_{3} = 7

{y}_{1} = 0,\;\;\;\;{y}_{2} = 2, \;\;\;\;{y}_{3} = 4

e os seguintes pontos:

A(5,0),\;\;B(-1, 2),\;\;C(7,4)
Eu faço a diferença. E você?

Do Poema: Quanto os professores "fazem"?
De Taylor Mali
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?