• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

[Geometria Analítica] Dependência Linear.

[Geometria Analítica] Dependência Linear.

Mensagempor Pessoa Estranha » Sex Ago 02, 2013 16:14

Olá. Não estou conseguindo entender um exercício sobre vetores. O exercício diz o seguinte: "Prove que, se o vetor u é um múltiplo escalar do vetor v (u=k.v), então qualquer sequência que contém os vetores u e v é linearmente dependente (LD)". Bom, o meu raciocínio ficou assim: temos, por hipótese, que o vetor u é um múltiplo escalar do vetor v e, portanto, são paralelos e, logo, a sequência de vetores (u,v) é linearmente dependente (LD). Agora, temos que pensar no caso de uma sequência de três vetores e no caso com quatro ou mais vetores. Neste último, com quatro ou mais, por definição, sabemos que tal sequência é sempre linearmente dependente. Agora, o que eu não consigo entender é o caso de três vetores numa sequência. Teríamos que pensar numa sequência com, é claro, os vetores u e v, e acrescentar mais um, por exemplo, um vetor w. Assim, seria uma sequência (u, v, w) para provar que é LD. Porém, pelo que estudei, entendo que uma sequência com três vetores é LD quando todos os vetores em questão são paralelos à um mesmo plano; e são LI (linearmente independente) quando ocorre o contrário, se, por exemplo, o vetor w é não é paralelo ao mesmo plano que os outros dois vetores são. Sei também que existe uma proposição tal que diz que a sequência de vetores (u, v, w) é LD se, e somente se, um dos vetores é gerado pelos outros dois, no caso, w gerado por u e v. Eu acho que o certo é usar esta proposição para provar que a sequência é LD. Procurei saber como usar tal proposição e me disseram que devo usar o coeficiente igual a zero multiplicando o vetor w, mas eu não consigo entender como podemos simplesmente acrescentar o zero assim! (Parece uma questão boba, mas não entendo).

Obrigada!
Pessoa Estranha
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 262
Registrado em: Ter Jul 16, 2013 16:43
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Matemática
Andamento: cursando

Re: [Geometria Analítica] Dependência Linear.

Mensagempor e8group » Sex Ago 02, 2013 21:35

Exercício interessante vamos ver o que sai ...

Considere u_1 , \hdots , u_n vetores sobre um espaço vetorial E onde por simplicidade trocamos u por u_1 e v por u_2 vamos mostra que se (u_1,u_2 ) L.D. então a sequência ou n-upla (u_1, \hdots , u_n ) L.D. . Suponhamos inicialmente que tenhamos uma combinação linear nula ,

(*) \sum_{k=1}^{n} \alpha_k u = O_E (em queO_E é o vetor nulo do espaço vetorial E ) .

Ora , sendo (u_1,u_2 ) L.D , reescrevendo u_1 = ku_2(k\in \mathbb{R} ) temos :

\sum_{k=1}^{n} \alpha_k u_k = O_E sse (\alpha_1k + \alpha_2 )u_2 + \sum_{k=3}^{n} \alpha_k u_k = O_E . Se os vetores u_i \hspace{15mm} (i=2,\hdots,n ) são L.D. obteremos escalares não todos nulos satisfazendo (*) chegando a conclusão que (u_1, \hdots , u_n ) L.D ,caso eles são L.I. resulta ,


(\alpha_1k + \alpha_2 )u_2 + \sum_{k=3}^{n} \alpha_k u_k = O_E sse


\alpha_1k + \alpha_2  = \alpha_3 = \hdots = \alpha_n =  0 .

A combinação linear nula (*) se resume em


\alpha_1u_1 + \alpha_2 u_2 = O_E , desde que por hipótese (u_1,u_2) L.D. esta combinação linear nula admite solução além da trivial . Assim obtemos escalares \alpha_1, \hdots , \alpha_n não todos nulos tais que ,

\sum_{k=1}^{n} \alpha_k u = O_E e portanto (u_1, \hdots , u_n ) L.D. .
e8group
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 1400
Registrado em: Sex Jun 01, 2012 12:10
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia Elétrica
Andamento: cursando

Re: [Geometria Analítica] Dependência Linear.

Mensagempor Pessoa Estranha » Sex Ago 02, 2013 21:58

Olá. Muito obrigada pela resposta, mas gostaria de saber se há outra maneira de resolver, pois ainda não aprendi somatória (estou no primeiro ano). Mesmo assim, muito obrigada; a sua resposta parece muito boa. Valeu!
Pessoa Estranha
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 262
Registrado em: Ter Jul 16, 2013 16:43
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Matemática
Andamento: cursando

Re: [Geometria Analítica] Dependência Linear.

Mensagempor e8group » Sex Ago 02, 2013 22:08

Também estou no primeiro ano e sei quase nada de matemática .Apenas compactei uma soma . Observe :

\sum_{k=1}^{n} \alpha_k u_1  = \alpha_1u_1 + \alpha_2u_2 + \hdots + \alpha_nu_n .

Se este exercício trata-se de um exercício de geometria analítica ,pode considerar por exemplo E = \mathbb{R} ^2 ou E = \mathbb{R} ^3 ou generalizar E = \mathbb{R} ^n . Mas em geral para espaços abstratos vale a solução (acredito ) .
e8group
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 1400
Registrado em: Sex Jun 01, 2012 12:10
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia Elétrica
Andamento: cursando

Re: [Geometria Analítica] Dependência Linear.

Mensagempor Pessoa Estranha » Sáb Ago 03, 2013 11:17

Está certo. Valeu! Acho que agora vou conseguir resolver.
Pessoa Estranha
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 262
Registrado em: Ter Jul 16, 2013 16:43
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Matemática
Andamento: cursando


Voltar para Geometria Analítica

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes

 



Assunto: dúvida em uma questão em regra de 3!
Autor: leandro moraes - Qui Jul 01, 2010 12:41

pessoal eu achei como resultado 180 toneladas,entretanto sei que a questão está erra pela lógica e a resposta correta segundo o gabarito é 1.800 toneladas.
me explique onde eu estou pecando na questão. resolva explicando.

78 – ( CEFET – 1993 ) Os desabamentos, em sua maioria, são causados por grande acúmulo de lixo nas encostas dos morros. Se 10 pessoas retiram 135 toneladas de lixo em 9 dias, quantas toneladas serão retiradas por 40 pessoas em 30 dias ?


Assunto: dúvida em uma questão em regra de 3!
Autor: Douglasm - Qui Jul 01, 2010 13:16

Observe o raciocínio:

10 pessoas - 9 dias - 135 toneladas

1 pessoa - 9 dias - 13,5 toneladas

1 pessoa - 1 dia - 1,5 toneladas

40 pessoas - 1 dia - 60 toneladas

40 pessoas - 30 dias - 1800 toneladas


Assunto: dúvida em uma questão em regra de 3!
Autor: leandro moraes - Qui Jul 01, 2010 13:18

pessoal já achei a resposta. o meu erro foi bobo rsrsrrs errei em uma continha de multiplicação, é mole rsrsrsr mas felizmente consegui.


Assunto: dúvida em uma questão em regra de 3!
Autor: leandro moraes - Qui Jul 01, 2010 13:21

leandro moraes escreveu:pessoal já achei a resposta. o meu erro foi bobo rsrsrrs errei em uma continha de multiplicação, é mole rsrsrsr mas felizmente consegui.

valeu meu camarada.