• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

[VETORES] Produto Vetorial

[VETORES] Produto Vetorial

Mensagempor IsadoraOliveira » Sex Set 28, 2012 16:23

Sejam u(u1,u2,u3) e v(v1,v2,v3) e \left|uxv \right|=\left|u \right|.\left|v \right|.sen\theta, onde \theta é o ângulo entre os vetores u e v, mostre que

u x v =\begin{vmatrix}
   i & j & k  \\ 
   u1 & u2 & u3  \\ 
   v1 & v2 & v3 
\end{vmatrix}

OBS: {\left|uxv \right|}^{2}= {\left|u \right|}^{2} . {\left|v \right|}^{2} - {\left|u.v \right|}^{2}

OBS2: Leve em consideração as propriedades de produto vetorial

Eu recebi esse desafio na faculdade, mas não to sabendo por onde começar e nem to tendo muita noção do que fazer. Tem como alguém me ajudar?


Vlww
IsadoraOliveira
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 1
Registrado em: Sex Set 28, 2012 15:43
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia
Andamento: cursando

Re: [VETORES] Produto Vetorial

Mensagempor Russman » Sex Set 28, 2012 17:51

O produto vetorial de vetores se assemelha ao produto de escalares. Dado um escalar real a_i então, por exemplo

(a_1 + a_2) \times (a_3 + a_4) = a_1 \times a_3 + a_1\times a_4 + a_2\times a_3 + a_2\times a_4,

isto é, o produto de somas é chamado distributivo.

Assim, dados dois vetores \overrightarrow{u}=u_1\widehat{i}+u_2\widehat{j}+u_3\widehat{k} e \overrightarrow{v}=v_1\widehat{i}+v_2\widehat{j}+v_3\widehat{k}, temos

\overrightarrow{u}\times \overrightarrow{v}=(u_1\widehat{i})\times (v_1\widehat{i}) + (u_1\widehat{i})\times (v_2\widehat{j})+... .

Faça para todos os termos. Lembre-se que

\left\{\begin{matrix}
i\times i=0 &i\times j=k  &i\times k=-j \\ 
 j\times j = 0&j\times i=-k  & j\times k=i \\ 
 k\times k=0& k\times j=-i  & k\times i = j
\end{matrix}\right.

e que \alpha \overrightarrow{a} \times \beta \overrightarrow{b} = (\alpha \beta )(\overrightarrow{a} \times  \overrightarrow{b}), alpha e beta escalares.

Rearranjando os termos você identificará a mesma configuração de um determinante de matriz 3x3 dada organização como é exposto o produto vetorial.
"Ad astra per aspera."
Russman
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 1183
Registrado em: Sex Abr 20, 2012 22:06
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Física
Andamento: formado


Voltar para Geometria Analítica

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes

 



Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?