• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Retas

Retas

Mensagempor manuoliveira » Qua Mai 23, 2012 16:28

Calcular o valor de m para que as retas r e s sejam coplanares:
r: y = 2x + 3 e z = 3x - 1
s: (x-1)/2 = y/(-1) = z/m

Quem souber, por favor dê uma ajudinha... obrigada!!
manuoliveira
Usuário Parceiro
Usuário Parceiro
 
Mensagens: 61
Registrado em: Qui Abr 01, 2010 19:58
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia Química
Andamento: cursando

Re: Retas

Mensagempor LuizAquino » Qua Mai 23, 2012 20:44

manuoliveira escreveu:Calcular o valor de m para que as retas r e s sejam coplanares:
r: y = 2x + 3 e z = 3x - 1
s: (x-1)/2 = y/(-1) = z/m


Você precisa começar determinando os vetores diretores das retas.

Um vetor diretor de s é fácil perceber que é \vec{d_s} = (2,\,-1,\,m) .

Já para perceber o vetor diretor de r, vamos fazer x = t e montar as seguintes equações paramétricas:

r:\begin{cases}
x = t \\
y = 3 + 2t \\
z = -1 + 3t
\end{cases}

Desse modo, um vetor diretor para a reta r será \vec{d_r} = (1,\,2,\,3) .

Note que para qualquer valor de m, sempre os vetores \vec{d_r} e \vec{d_s} terão direções diferentes. Portanto, as retas r e s podem ser: reversas ou concorrentes.

Se elas forem reversas, então elas não são coplanares.

Mas se elas forem concorrentes, então elas serão complanares. Esse é o caso que nos interessa.

Ora, para que elas sejam concorrentes deve haver um ponto de interseção. Ou seja, deve existir um ponto P = (a, b, c) tal que:

\begin{cases}
b = 2a + 3 \\
c = 3a - 1 \\
\frac{a-1}{2} = \frac{b}{-1} = \frac{c}{m}
\end{cases}

Substituindo b e c na terceira equação, ficamos com:

\frac{a-1}{2} = \frac{2a+3}{-1} = \frac{3a-1}{m}

Considerando a primeira parte dessa equação, temos que:

\frac{a-1}{2} = \frac{2a+3}{-1} \implies a - 1 = -4a -6 \implies a = -1

Considerando agora a última parte dessa equação, já substituindo a = -1, temos que:

\frac{-2 + 3}{-1} = \frac{-3-1}{m} \implies m = 4

Portanto, para m = 4 teremos as retas r e s complanares e concorrentes, sendo que o ponto de interseção será P = (-1, 1, -4).
professoraquino.com.br | youtube.com/LCMAquino | @lcmaquino

"Sem esforço, não há ganho."
Dito popular.
Avatar do usuário
LuizAquino
Colaborador Moderador - Professor
Colaborador Moderador - Professor
 
Mensagens: 2654
Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
Localização: Teófilo Otoni - MG
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
Andamento: formado


Voltar para Geometria Analítica

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes

 



Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?