por Vitor2+ » Seg Nov 14, 2011 02:21
Olá, Bom Dia! Gostaria de sanar uma dúvida referente a questão abaixo. Desenvolvi alguns passos e encontrei a equação geral do plano. Só não sei se realmente segui os passos corretamente. Também gostaria de saber quanto a reta interseção do plano com o plano yoz, quais os passos que devo utilizar para encontrar a equação desta reta. A questão está logo abaixo, juntamente com a resposta que desenvolvi.
QUESTÃO: Determine, se possível, a equação geral do plano que contém o ponto A(1,2,1) e a reta interseção do plano com o plano yoz.
RESOLUÇÃO1) Atribuir outros pontos para este plano. Sendo assim temos: A(1, 2, 1), B(0, 0, 1) e C(0, 0, 5). Os pontos B e C, são pontos que pertencem ao plano y0z e x=0.
2) Achar os vetores: AB = B-A = (-1, -2, 0) e AC= C-A = (-1, -2, 4)
3) Verificar se são linearmente independentes: AB= a x AC ? (-1, -2, 0) = a x (-1, -2, 4). Neste caso, a = 1, a = 1 e a = 0. São linearmente independentes.
4) Verificar a norma: AB x AC = det

. Não pode ser nulo, pois, são linearmente independentes.
Logo AB x AC = -8i+4j+0K ? Norma (-8, 4, 0)
5) Achar d:

: -8x+4y+d = 0. Substituir o ponto A(1, 2, 1) na equação. -8.(1)+4.(2)+d=0. Sendo assim, d=0.
6) Encontrar a equação geral do plano:

: -8x+4y=0.
Alguém pode me informar se estes procedimentos estão corretos? Como faço para achar a equação da reta interseção do plano com o plano yoz?
Agradeço.
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por LuizAquino » Seg Nov 14, 2011 21:46
Vitor2+ escreveu:QUESTÃO:
Determine, se possível, a equação geral do plano que contém o ponto A(1,2,1) e a reta interseção do plano com o plano yoz.
Provavelmente o enunciado do exercício está incompleto. Deveria haver um outro plano, cujo a interseção com o plano yoz seria uma reta.
Isto é, o exercício poderia ser algo do tipo:
Determine, se possível, a equação geral do plano que contém o ponto A(1, 2, 1) e a reta interseção do plano x + y + z = 0 com o plano yoz.Por favor, confira o enunciado do exercício.
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LuizAquino
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por Vitor2+ » Seg Nov 14, 2011 22:22
Verificarei o enunciado. Mas conforme foi encaminhado, a questão só tinha exatamente isso. Também achei estranho. Irei verificar. Agradeço.
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por Vitor2+ » Seg Nov 14, 2011 22:37
Realmente, estava faltando informação na questão. Ratificando:
QUESTÃO:
Determine, se possível, a equação geral do plano que contém o ponto P(1,2,1) e a reta interseção do plano ?:x-2y+z-3=0 com o plano yoz.
Tentarei responder novamente e postarei para saber se estou resolvendo corretamente. Agradeço.
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por Vitor2+ » Ter Nov 15, 2011 12:33
Tentei resolver. Mas não consegui achar o outro vetor resultante para dar continuidade a questão. Teria como me ajudar?
QUESTÃO: Determine, se possível, a equação geral do plano que contém o ponto A(1,2,1) e a reta interseção do plano ?:x-2y+z-3=0 com o plano yoz
RESOLUÇÃO1) x=0
2)x-2y+z-3=0 ? 0-2y+z-3=0 ? z=2y+3 (Equação da Reta)
3)Utilizando as equações parametricas eu encontro um segundo ponto: P(0,0,3)
4)AP = P-A = )0,0,3) - (1,2,1) = (-1,-2,2). Chamarei esse vetor de vetor 2 (V2)
5)Encontrar o vetor 1.
(a, b, c) ? (1, -2, 1)
Só não consigo encontrar os outros valores que (a, b, c) assumem para encontrar o vetor 1 (V1) e dar continuidade a questão.
6) V1xV2=det

Fiquei travado neste ponto. Será que alguém pode me ajudar?
Alguém pode me informar se estes procedimentos estão corretos? Como faço para achar a equação da reta interseção do plano com o plano yoz?
Agradeço.
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Vitor2+
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por LuizAquino » Ter Nov 15, 2011 14:28
Vitor2+ escreveu:QUESTÃO:
Determine, se possível, a equação geral do plano que contém o ponto A(1,2,1) e a reta interseção do plano ?:x-2y+z-3=0 com o plano yoz
Vitor2+ escreveu:RESOLUÇÃO
1) x=0
Ok. Este é o plano yOz.
Vitor2+ escreveu:2) x-2y+z-3=0 ? 0-2y+z-3=0 ? z=2y+3 (Equação da Reta)
Ok. Esta é a reta que é a interseção entre os planos x=0 e x-2y+z-3=0.
Vitor2+ escreveu:3) Utilizando as equações parametricas eu encontro um segundo ponto: P(0,0,3)
Ok. Mas note que a questão começa dizendo: "(...)
Determine, se possível (...)".
Quando
não seria possível determinar o plano que contém A=(1, 2, 1) e a reta z=2y+3 (que é interseção de x=0 e x-2y+z-3=0)?
Ora,
não seria possível caso o ponto A estivesse nessa reta. Entretanto, nesse caso o ponto A não está nessa reta, pois ele não está na interseção dos planos x=0 e x-2y+z-3=0. Note que esse ponto não pertence a nenhum desses planos!
Vitor2+ escreveu:4)

= P-A = (0,0,3) - (1,2,1) = (-1,-2,2). Chamarei esse vetor de vetor 2 (V2)
Ok.
Vitor2+ escreveu:5) Encontrar o vetor 1.
(a, b, c) ? (1, -2, 1)
Só não consigo encontrar os outros valores que (a, b, c) assumem para encontrar o vetor 1 (V1) e dar continuidade a questão.
Para determinar um plano, precisamos de três de seus pontos que não sejam colineares.
Você já sabe que A=(1, 2, 1) e P=(0, 0, 3) são dois pontos desse plano. Basta agora escolher qualquer outro ponto do plano que não seja colinear com A e P.
Para isso, basta escolher outro ponto da reta z=2y+3 (que é interseção de x=0 e x-2y+z-3=0). Por exemplo, escolha o ponto Q=(0, 1, 5).
Você sabe que os pontos A, P e Q não são colineares.
Basta agora determinar o vetor 1 como sendo

.
Vitor2+ escreveu:6) V1xV2=det

Fiquei travado neste ponto. Será que alguém pode me ajudar?
Basta continuar calculando:

Vitor2+ escreveu:Como faço para achar a equação da reta interseção do plano com o plano yoz?
Mas você já encontrou! A reta z=2y+3 é a interseção entre os planos x=0 e x-2y+z-3=0.
ObservaçãoVitor2+ escreveu:6) V1xV2=det

Em matrizes, quando escrevemos os delimitadores com barras verticais, já estamos representando o determinante.
Por exemplo, considere a matriz:

Também poderíamos ter escrito essa matriz como:

Note que na primeira escrita usamos "[ ]" (colchetes) como delimitadores. Já na segunda escrita usamos "( )" (parênteses).
Para representar o determinante dessa matriz temos duas escritas básicas:
(i)

;
(ii)

(note que usamos "| |" -- barras verticais -- como delimitadores);
Não devemos escrever algo como:

Por outro lado, não teria problema ter escrito algo como:

Editado pela última vez por
LuizAquino em Qua Nov 16, 2011 15:03, em um total de 1 vez.
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por Vitor2+ » Qua Nov 16, 2011 00:51
Agradeço pela ajuda. Agora consegui desenvolver a questão. Somente alerto para o vetor AQ. Este é igual a (-1,-1,4) e não (-1,-1,-4). Muito obrigado.
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por LuizAquino » Qua Nov 16, 2011 15:04
Vitor2+ escreveu:Somente alerto para o vetor AQ. Este é igual a (-1,-1,4) e não (-1,-1,-4). Muito obrigado.
Ok.
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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