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Última mensagem por Janayna
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por Warioboy » Ter Mai 29, 2012 15:06
Olá, estou estudando Polinômios em uma apostila de estudos e gostaria da ajuda vocês para entender melhor!
Não consigo entender os seguientes tipos de exercicios, segue:
1) Dê o grau dos Polinômios
P(X)= 5x²-3x-2
Segundo a apostila a resposta dessa é : 2
2) Dado o polinômio P(X)= x(ao quarto)+x³-x²-1. calculo o P(0):
A Respota segundo o livro é: -1
Eu gostaria de saber como resolvo esse tipo de exercicios? a resposta para mim não é importante pois já a tenho eu quero saber como faço para chegar até ela, preciso aprender essa matéria! obrigado pela força!
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Warioboy
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por Cleyson007 » Ter Mai 29, 2012 17:35
Boa tarde Warioboy!
1)
O grau do polinômio é indicado pelo maior expoente da equação. Logo, 2.
2)
Fazendo
, temos:
Logo, o grau é -1.
Comente qualquer dúvida
Até mais.
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Cleyson007
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por Warioboy » Ter Mai 29, 2012 20:49
Mas na primeira pergunta, como fico sabendo que o 2 é o maior grau?
obrigado
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Warioboy
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por Cleyson007 » Qua Mai 30, 2012 10:12
Bom dia Warioboy!
Os números que aparecem "em cima" do x são chamados de
expoentes. O maior expoente da expressão indica o grau do polinômio. Logo:
O maior expoente para x no exemplo acima é
2.
Vamos ver se entendeu.. Consegue me dizer qual o grau do polinômio abaixo?
Até mais.
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por Warioboy » Qua Mai 30, 2012 15:00
Seria 4.
Obrigado cara, vou te fazer uma ultima pergunta, em casos de exercicios assim:
Sendo P(X)= 2x(ao quarto)-x³+x²+x+3 e Q(x) = x³+x²-x+3, calcule o P(X)+Q(X)
A respota do liro é: 2x(ao quarto)+3x²+6
Sei que devo pegar os semelhantes mas devo somar depois? poderia me mostrar a resolução e exercicios como esse? Muito obrigado!
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Warioboy
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por Cleyson007 » Dom Jun 03, 2012 16:18
Boa tarde Warioboy!
Desculpe pela demora na resposta, mas não pude acessar o fórum antes..
Sim, a resposta está correta! Parabéns
Quanto a sua dúvida: Estamos trabalhando com soma de polinômios... Veja que temos:
Somam-se os de expoentes iguais e repetem-se os não-iguais. Veja:
A resposta do seu livro está errada.
Ah, tente fazer esse:
Pede-se: Calcule P(x) + Q(x).
Comente qualquer dúvida
Abraço,
Cleyson007
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {
} e B = {
}, então o número de elementos A
B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {
} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {
} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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