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Dúvida em Polinômio

Dúvida em Polinômio

Mensagempor Cleyson007 » Qua Mai 27, 2009 15:15

Olá, boa tarde!

Estou encontrando dificuldade de interpretar qual é o grau do polinômio p(x)da questão que segue. Gostaria de saber o que devo fazer para encontrar o grau de p(x).

--> Um polinômio p(x) é divisível por (x+3) e deixa resto 2 quando dividido por (x-1). Calcule o resto da divisão de p(x) por (x+3)(x-1).

Agradeço sua ajuda :-O

Até mais.
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Re: Dúvida em Polinômio

Mensagempor Cleyson007 » Sex Mai 29, 2009 10:21

Bom dia!

Estou tentando resolver assim: p(x)/x+3

r(x)=0

Já para p(x)/x-1

r(x)=2

Logo, p(-3)=0

p(1)=2

Estou perdido a partir daqui *-)

Acho que posso conciliar essas condições que encontrei, e montar 02 equações para achar o valor do r(x) da divisão de p(x) por (x+3)(x-1).

Alguém pode me ajudar?

Um abraço.
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Re: Dúvida em Polinômio

Mensagempor laisv11 » Sex Mai 29, 2009 15:49

Pense assim:

(x+3)(x-1)= x²+2x-3, logo, um polinômio de grau 2, e é o divisor, e como o grau do resto é menor que o do divisor, é de grau 1, no máximo.
Então o resto é da forma ax+b

se P(x)=polinômio; D(x)=divisor; Q(x)=quociente; R(x)=resto

P(x)=D(x).Q(x)+R(x)

P(x)=(x+3)(x-1).Q(x)+ax.b
substituindo x (-b, como você já sabe) no resto:
p(-3)= -3a+b=0 [se dividido por x+3, o resto é 0]
P(1)= a+b=6 [se dividido por x-1, o resto é 6]

Agora é só resolver o sistema

Espero que tenha entendido! ;)
(e espero que esteja certo :S)
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Re: Dúvida em Polinômio

Mensagempor Cleyson007 » Dom Jun 07, 2009 17:28

Boa tarde Lais!

Ao meu ver, o seu raciocínio está correto.

Porém, fica uma dúvida quanto a 2ª equação que você montou: P(1)=a+b=6.

Acho que o correto seria: P(1)=a+b=2, pois o resto é 2.

Resolvendo o sistema, estou encontrando a=\frac{1}{2}

b=\frac{3}{2}

Portanto, R(x)=\frac{1}{2}x+\frac{3}{2}.

Obrigado pela ajuda.

Um abraço.

Até mais
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Re: Dúvida em Polinômio

Mensagempor fernandocastro » Qui Out 11, 2012 21:54

Pessoal,

Encontrei esse Portal Aulalivre.net (http://www.aulalivre.net) que tem um curso de revisão para ENEM e Vestibular 2012. Nesse curso já tem duas aulas somente sobre Polinômios: http://www.aulalivre.net/revisao-vestibular-enem-2012/matematica.

E o melhor de tudo: É GRÁTIS! Vale a pena conferir.

Abraços
fernandocastro
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?