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exerc.resolvido

exerc.resolvido

Mensagempor adauto martins » Ter Nov 12, 2019 18:16

(EN-escola naval-exame 1937)
achar os valores p e q,de modo que a equaçao
{x}^{4}-2{x}^{3}+px+q=0
seja reciproca e depois resole-la.
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Re: exerc.resolvido

Mensagempor adauto martins » Ter Nov 12, 2019 19:40

soluçao:
uma equaçao polinomial é dita reciproca quando os coeficiente obedecem a certa simetria,tais que:
{a}_{n}=(+,-){a}_{0}...{a}_{n-1}=(+,-){a}_{1}...

{a}_{n-2}=(+,-){a}_{2}...
ou seja
{a}_{k}=(+,-){a}_{n-(k-1)}...k\in[1,2,...,n]
ou de certa forma essa simetris se traduz nos "coeficientes equidistantes" da equaçao polinomial.
em nosso exercicio,temos que,pela restriçao(condiçao)colocada:

{a}_{4}=1=(+,-)q...{a}_{3}=-2=(+,-)p...

aqui temos dois polinomios,os de 1° especie,no caso
q=1...p=-2...
{x}^{4}-2{x}^{3}-2x+1=0(1)
em que os "coeficientes equidistantes" sao iguais...
e
q=-1...p=2...

{x}^{4}-2{x}^{3}+2x-1=0(2)
esse de segunda especie,onde os "coeficientes equidistantes sao simetricos".

"teorema:toda equaçao polinomial de segunda especie e grau par,admite 1 e -1 como raizes,logo:

p(x)={x}^{4}-2{x}^{3}+2x-1=0

é tal que:
p(x)=(x-(-1).(x-1).r(x)p(x)=(x-(-1).(x-1).r(x)=(x+1).(x-1).r(x)

onde r(x) tera grau 2,e mais facil soluçao...resolva-o...

a equaçao de 1° especie par,tem as soluçoes de busca de raizes racionais,como fizemos anteriormente...
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Re: exerc.resolvido

Mensagempor adauto martins » Ter Nov 12, 2019 22:19

ps-nas equaçoes reciprocas é tal que se r é p(r)=0,logo p(1/r)...

intervalo de possiveis raizes reais e´

r=1+\sqrt[4-3]{\left|max.(1,-2,2,1)/1 \right|}=1+\left|2 \right|=3


[-3,3]


possiveis raizes racionais (p/q)...(-1,1)...e etc...
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?