-
-
Novo APOIA.se AjudaMatemática
por admin em Sáb Abr 25, 2020 19:01
- 0 Tópicos
- 480608 Mensagens
-
Última mensagem por admin
em Sáb Abr 25, 2020 19:01
-
-
Agradecimento aos Colaboradores
por admin em Qui Nov 15, 2018 00:25
- 0 Tópicos
- 541865 Mensagens
-
Última mensagem por admin
em Qui Nov 15, 2018 00:25
-
-
Ativação de Novos Registros
por admin em Qua Nov 14, 2018 11:58
- 0 Tópicos
- 505624 Mensagens
-
Última mensagem por admin
em Qua Nov 14, 2018 11:58
-
-
Regras do Fórum - Leia antes de postar!
por admin em Ter Mar 20, 2012 21:51
- 0 Tópicos
- 733725 Mensagens
-
Última mensagem por admin
em Ter Mar 20, 2012 21:51
-
-
DICA: Escrevendo Fórmulas com LaTeX via BBCode
por admin em Qua Ago 29, 2007 04:04
- 41 Tópicos
- 2176885 Mensagens
-
Última mensagem por Janayna
em Qui Abr 27, 2017 00:04
por Ana Carla » Ter Fev 26, 2013 19:45
Estou tentando resolver essa divisão
(6x³-11x²+5x+12 /6x²-7x+12) – (x³+2x-4x-8 / x²- 4)
Consegui chegar até aqui
6x³-11x²+5x+12 /6x²-7x+12
-6x³+7x²-12x x
-4x²+17x
Daí eu não consegui, travei aqui. O que eu estou fazendo errado?
Obrigada, Boa noite
-
Ana Carla
- Novo Usuário
-
- Mensagens: 6
- Registrado em: Ter Fev 26, 2013 19:30
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: formado
por Cleyson007 » Ter Fev 26, 2013 23:06
Boa noite Ana!
Seja bem vinda ao Ajuda Matemática
Vou tentar te ajudar, mas preciso saber primeiramente se a dúvida é essa:
Aguardo novo contato, ok?
Att,
Cleyson007
-
Cleyson007
- Colaborador Voluntário
-
- Mensagens: 1227
- Registrado em: Qua Abr 30, 2008 00:08
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Matemática UFJF
- Andamento: formado
por Ana Carla » Qua Fev 27, 2013 15:34
Então eu consegui chegar até aqui, inverti os sinais, quando multiplico o resultado pelo quociente. No final quando sobrou -4x²+17x não posso dividir por 6x²que é maior. Acho que fiz algo errado!
6x³-11x²+5x+12 /6x²-7x+12
-6x³+7x²-12x x
-4x²+17x
Na outra divisão
x³+2x²-4x-8 / x²-4
-x³+4x² x-6
6x²-4x
- 6x²+4x
8
Não sei se está certo para fazer a subtração final. Na primeira não sei como faço.
Obrigada, boa tarde!
-
Ana Carla
- Novo Usuário
-
- Mensagens: 6
- Registrado em: Ter Fev 26, 2013 19:30
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: formado
por Cleyson007 » Qui Fev 28, 2013 10:35
Bom dia Ana Carla!
Acho que você escreveu algo errado na primeira divisão, por favor verifique aí. Ok?Quanto a segunda, fica assim:
Resolvendo
Resolvendo, obtem-se:
Att,
Cleyson007
-
Cleyson007
- Colaborador Voluntário
-
- Mensagens: 1227
- Registrado em: Qua Abr 30, 2008 00:08
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Matemática UFJF
- Andamento: formado
por Ana Carla » Qui Fev 28, 2013 11:01
Cleyson007 escreveu:Bom dia Ana Carla!
Acho que você escreveu algo errado na primeira divisão, por favor verifique aí. Ok?Quanto a segunda, fica assim:
Resolvendo
Resolvendo, obtem-se:
Att,
Cleyson007
Bom dia Clayson, obrigada por ajudar, mas eu não entendi muito bem não! Pode me explicar melhor os detalhes
-
Ana Carla
- Novo Usuário
-
- Mensagens: 6
- Registrado em: Ter Fev 26, 2013 19:30
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: formado
por Douglas16 » Qui Fev 28, 2013 12:37
Talvez se você souber o teorema do resto e o teorema dos fatores você vai entender. Se quiser explicação, deixe uma mensagem.
-
Douglas16
- Usuário Parceiro
-
- Mensagens: 69
- Registrado em: Seg Fev 11, 2013 19:15
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Área/Curso: Matemática
- Andamento: cursando
por Ana Carla » Qui Fev 28, 2013 12:47
Na verdade eu não consegui entender a resolução como a fração. Você poderia fazer a resolução semelhante ao que eu fiz!
OBRIGADA PELA PACIENCIA. Eu vou dar uma lida no que você me sugeriu.
-
Ana Carla
- Novo Usuário
-
- Mensagens: 6
- Registrado em: Ter Fev 26, 2013 19:30
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: formado
por Douglas16 » Qui Fev 28, 2013 14:21
Para efetuar a divisão de: (6x³-11x²+5x+12 /6x²-7x+12) – (x³+2x-4x-8 / x²- 4)
Que é o mesmo que:
Está certo?
Agora vamos tentar simplificar o numerador e o denominador de cada fração fatorando o numerador e o denominador de cada fração. Para isso vamos usar o teorema dos fatores para as expressões cúbicas, pois as expressões quadráticas podem ser fatoradas pela cruzadinha ou também pelo teorema dos fatores ou ainda pela fórmula de bháskara (6x²-7x+12=
) e x²- 4=(x+2)(x-2). Agora fatorando as expressões cúbicas: 6x³-11x²+5x+12=(x - 31*(sqrt(3)*%i/2-1/2)/(324*(sqrt(147335)/(8*3^(7/2))-2993/2916)^(1/3))+(sqrt(147335)/(8*3^(7/2))-2993/2916)^(1/3)*(-sqrt(3)*%i/2-1/2)+11/18) (x - (sqrt(147335)/(8*3^(7/2))-2993/2916)^(1/3)*(sqrt(3)*%i/2-1/2)+31*(-sqrt(3)*%i/2-1/2)/(324*(sqrt(147335)/(8*3^(7/2))-2993/2916)^(1/3))+11/18 ) (x- (sqrt(147335)/(8*3^(7/2))-2993/2916)^(1/3)+31/(324*(sqrt(147335)/(8*3^(7/2))-2993/2916)^(1/3))+11/18 ) e x³+2x-4x-8=(x-2)*(x+2)^2 .
Agora vc tem que eliminar os termos comuns entre o denominador e do numerador de cada fração.
-
Douglas16
- Usuário Parceiro
-
- Mensagens: 69
- Registrado em: Seg Fev 11, 2013 19:15
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Área/Curso: Matemática
- Andamento: cursando
por Cleyson007 » Qui Fev 28, 2013 15:31
Ana Carla, vamos pelo passo-a-passo. Acompanhe:
Numerador:
Denominador:
Reescrevendo o numerador:
Colocando os fatores em evidência temos:
Repare que
aparece dos dois lados (antes e depois do sinal de - ; Repare também que tanto o
, quanto o
estão sendo multiplicados pelo
. Logo, podemos reescrever:
Repare que
pode ser escrito como:
. Logo,
Como o
aparece duas vezes em multiplicação, o colocamos ao quadrado (expoente 2). Veja:
Qualquer dúvida estou a disposição
Cleyson007
-
Cleyson007
- Colaborador Voluntário
-
- Mensagens: 1227
- Registrado em: Qua Abr 30, 2008 00:08
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Matemática UFJF
- Andamento: formado
por Ana Carla » Qui Fev 28, 2013 19:36
Douglas16 escreveu:Para efetuar a divisão de: (6x³-11x²+5x+12 /6x²-7x+12) – (x³+2x-4x-8 / x²- 4)
Que é o mesmo que:
Está certo?
Agora vamos tentar simplificar o numerador e o denominador de cada fração fatorando o numerador e o denominador de cada fração. Para isso vamos usar o teorema dos fatores para as expressões cúbicas, pois as expressões quadráticas podem ser fatoradas pela cruzadinha ou também pelo teorema dos fatores ou ainda pela fórmula de bháskara (6x²-7x+12=
) e x²- 4=(x+2)(x-2). Agora fatorando as expressões cúbicas: 6x³-11x²+5x+12=(x - 31*(sqrt(3)*%i/2-1/2)/(324*(sqrt(147335)/(8*3^(7/2))-2993/2916)^(1/3))+(sqrt(147335)/(8*3^(7/2))-2993/2916)^(1/3)*(-sqrt(3)*%i/2-1/2)+11/18) (x - (sqrt(147335)/(8*3^(7/2))-2993/2916)^(1/3)*(sqrt(3)*%i/2-1/2)+31*(-sqrt(3)*%i/2-1/2)/(324*(sqrt(147335)/(8*3^(7/2))-2993/2916)^(1/3))+11/18 ) (x- (sqrt(147335)/(8*3^(7/2))-2993/2916)^(1/3)+31/(324*(sqrt(147335)/(8*3^(7/2))-2993/2916)^(1/3))+11/18 ) e x³+2x-4x-8=(x-2)*(x+2)^2 .
Agora vc tem que eliminar os termos comuns entre o denominador e do numerador de cada fração.
Obrigada. O teorema é meio complicado, mas ajuda muito!
-
Ana Carla
- Novo Usuário
-
- Mensagens: 6
- Registrado em: Ter Fev 26, 2013 19:30
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: formado
por Ana Carla » Qui Fev 28, 2013 19:38
Cleyson007 escreveu:Ana Carla, vamos pelo passo-a-passo. Acompanhe:
Numerador:
Denominador:
Reescrevendo o numerador:
Colocando os fatores em evidência temos:
Repare que
aparece dos dois lados (antes e depois do sinal de - ; Repare também que tanto o
, quanto o
estão sendo multiplicados pelo
. Logo, podemos reescrever:
Repare que
pode ser escrito como:
. Logo,
Como o
aparece duas vezes em multiplicação, o colocamos ao quadrado (expoente 2). Veja:
Qualquer dúvida estou a disposição
Cleyson007
Com o passo a passo foi melhor. Entendi. Obrigada pela paciencia!
-
Ana Carla
- Novo Usuário
-
- Mensagens: 6
- Registrado em: Ter Fev 26, 2013 19:30
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: formado
por Cleyson007 » Sex Mar 01, 2013 09:06
Ok, fico feliz em saber que pude ajudar..
Att,
Cleyson007
-
Cleyson007
- Colaborador Voluntário
-
- Mensagens: 1227
- Registrado em: Qua Abr 30, 2008 00:08
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Matemática UFJF
- Andamento: formado
Voltar para Polinômios
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- divisão de polinomio
por ALININA » Sáb Ago 13, 2011 07:27
- 1 Respostas
- 1167 Exibições
- Última mensagem por Caradoc
Sáb Ago 13, 2011 12:27
Polinômios
-
- divisão de polinômio
por Andreza » Qua Nov 02, 2011 11:29
- 1 Respostas
- 1072 Exibições
- Última mensagem por Paulo4114
Qui Nov 03, 2011 05:50
Polinômios
-
- Divisão de polinômio
por Monyk Lemos Matos » Seg Set 15, 2014 10:13
- 0 Respostas
- 1174 Exibições
- Última mensagem por Monyk Lemos Matos
Seg Set 15, 2014 10:13
Polinômios
-
- Divisão de polinômio
por Monyk Lemos Matos » Seg Set 15, 2014 10:17
- 1 Respostas
- 1937 Exibições
- Última mensagem por Diofanto
Ter Set 16, 2014 01:20
Polinômios
-
- [polinômio]Relações de Girard + raízes de polinômio
por matano2104 » Qui Set 05, 2013 17:02
- 1 Respostas
- 6791 Exibições
- Última mensagem por young_jedi
Qui Set 05, 2013 17:57
Polinômios
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 14 visitantes
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {
} e B = {
}, então o número de elementos A
B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {
} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {
} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.