por jvabatista » Qua Abr 18, 2012 01:42
Olá.
Estou com problemas para resolver isto:
![\frac{8{x}^{\frac{3}{5}}-2\sqrt[3]{{x}^{2}}+{x}^{\frac{4}{5}}}{\sqrt[2]{{x}^{5}}} \frac{8{x}^{\frac{3}{5}}-2\sqrt[3]{{x}^{2}}+{x}^{\frac{4}{5}}}{\sqrt[2]{{x}^{5}}}](/latexrender/pictures/e143555ff719c2230efe0af738ac184b.png)
**Divida, deixando aparecer somente expoentes positivos
Separei cada membro de cima com o mesmo denominador, dividi cada um dos três separadamente e encontrei isto:

Não sei como simplificar mais do que isso e a resposta no livro é

.
Tentei resolver pelo método das chaves mas obtive o mesmo resultado. Há algum outro método para se chegar ao resultado do livro ou algo mais a simplificar de até onde calculei ?
-
jvabatista
- Usuário Ativo

-
- Mensagens: 10
- Registrado em: Seg Abr 16, 2012 22:01
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Engenharia
- Andamento: cursando
por DanielFerreira » Qua Abr 18, 2012 23:08
![\frac{8x^{\frac{3}{5}} - 2\sqrt[3]{x^2} + x^{\frac{4}{5}}}{\sqrt[]{x^5}} = \frac{8x^{\frac{3}{5}} - 2\sqrt[3]{x^2} + x^{\frac{4}{5}}}{\sqrt[]{x^5}} =](/latexrender/pictures/1a18ed8f0b2fb137f222168efa9eb9b5.png)

Aplicando MMC vamos deixar os denominadores iguais:

Acho que agora vc consegue, tente!
Qualquer dúvida retorne.
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
--------------------------------------------------------------------------------
-
DanielFerreira
- Colaborador - em formação

-
- Mensagens: 1732
- Registrado em: Qui Jul 23, 2009 21:34
- Localização: Mangaratiba - RJ
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Licenciatura em Matemática - IFRJ
- Andamento: formado
-
por jvabatista » Qui Abr 26, 2012 17:49
Oi, tentei resolver aplicando o MMC, da mesma forma que fiz o anterior - separei cada termo com seu denominador -, ficando:

.
Mas ainda continuo obtendo o mesmo resultado de anteriormente. Há outro meio de seguir a equação que não seja este que utilizei ?
-
jvabatista
- Usuário Ativo

-
- Mensagens: 10
- Registrado em: Seg Abr 16, 2012 22:01
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Engenharia
- Andamento: cursando
por DanielFerreira » Qui Abr 26, 2012 20:13
jvabatista escreveu:Oi, tentei resolver aplicando o MMC, da mesma forma que fiz o anterior - separei cada termo com seu denominador -, ficando:

.
Mas ainda continuo obtendo o mesmo resultado de anteriormente. Há outro meio de seguir a equação que não seja este que utilizei ?
Você esqueceu de colocar o 2 (termo negativo).
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
--------------------------------------------------------------------------------
-
DanielFerreira
- Colaborador - em formação

-
- Mensagens: 1732
- Registrado em: Qui Jul 23, 2009 21:34
- Localização: Mangaratiba - RJ
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Licenciatura em Matemática - IFRJ
- Andamento: formado
-
por jvabatista » Qui Abr 26, 2012 20:52
Desculpe, é verdade. Esqueci o 2 quando digitei a expressão. Mas ela continua dando o mesmo resultado.
-
jvabatista
- Usuário Ativo

-
- Mensagens: 10
- Registrado em: Seg Abr 16, 2012 22:01
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Engenharia
- Andamento: cursando
por DanielFerreira » Qui Abr 26, 2012 21:15
jvabatista escreveu:Desculpe, é verdade. Esqueci o 2 quando digitei a expressão. Mas ela continua dando o mesmo resultado.
Então vamos a ela.

Pelo que entendi até aqui tudo bem, certo?!
Então, coloque

em evidência, veja:


ou

também encontrou isso?
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
--------------------------------------------------------------------------------
-
DanielFerreira
- Colaborador - em formação

-
- Mensagens: 1732
- Registrado em: Qui Jul 23, 2009 21:34
- Localização: Mangaratiba - RJ
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Licenciatura em Matemática - IFRJ
- Andamento: formado
-
por jvabatista » Qui Abr 26, 2012 21:27
Sim. Então a resposta do livro tá errada mesmo né? rsrs. Muito obrigado.
-
jvabatista
- Usuário Ativo

-
- Mensagens: 10
- Registrado em: Seg Abr 16, 2012 22:01
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Engenharia
- Andamento: cursando
por DanielFerreira » Dom Abr 29, 2012 00:42
jvabatista escreveu:Sim. Então a resposta do livro tá errada mesmo né? rsrs. Muito obrigado.
De acordo!
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
--------------------------------------------------------------------------------
-
DanielFerreira
- Colaborador - em formação

-
- Mensagens: 1732
- Registrado em: Qui Jul 23, 2009 21:34
- Localização: Mangaratiba - RJ
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Licenciatura em Matemática - IFRJ
- Andamento: formado
-
Voltar para Polinômios
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- fatoração de polinomios
por theSinister » Ter Mai 10, 2011 20:23
- 1 Respostas
- 1677 Exibições
- Última mensagem por MarceloFantini

Ter Mai 10, 2011 21:33
Álgebra Elementar
-
- [Polinomios] Fatoração
por carvalhothg » Ter Set 20, 2011 18:08
- 3 Respostas
- 1814 Exibições
- Última mensagem por MarceloFantini

Ter Set 20, 2011 19:19
Polinômios
-
- Fatoração de polinômios
por Danilo » Sáb Jul 28, 2012 12:45
- 2 Respostas
- 1575 Exibições
- Última mensagem por Danilo

Sáb Jul 28, 2012 14:03
Polinômios
-
- Fatoração de polinômios
por Danilo » Sex Ago 16, 2013 16:51
- 3 Respostas
- 2182 Exibições
- Última mensagem por Danilo

Sex Ago 16, 2013 18:16
Polinômios
-
- Fatoração de Polinômios
por matheus_frs1 » Sex Mar 18, 2016 22:49
- 1 Respostas
- 1833 Exibições
- Última mensagem por DanielFerreira

Sáb Jul 16, 2016 23:08
Álgebra Elementar
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.